PARA REFLETIR

Cristo «é a Cabeça do Corpo que é a Igreja» (Cl 1, 18). Ele é o Princípio da criação e da Redenção. Elevado à glória do Pai, «tem em tudo a primazia» (Cl 1,18), principalmente sobre a Igreja, por meio da qual estende o seu reinado sobre tudo quanto existe. - Catecismo da Igreja Católica, 792

Considerando que o conselho oferecido ao papa durante os procedimentos sinodais provavelmente conterá pelo menos alguns erros e ambiguidades, a maioria dos católicos leigos provavelmente será mais bem servida se simplesmente ignorar os procedimentos sinodais.

Uma das passagens mais citadas dos muitos escritos do Cardeal Joseph Ratzinger é sua famosa afirmação de que a "única apologia realmente eficaz do cristianismo se resume a dois argumentos, a saber, os santos que a Igreja produziu e a arte que cresceu em seu ventre".

Nesses oito versículos, Ele nos ordena três vezes a não ter medo e uma vez a ter medo. Agora, essa aparente confusão está de acordo com o restante das Escrituras. Uma das frases mais comuns na Bíblia é Não temas. E outra exortação comum é temer o Senhor. O salmista, por exemplo, faz o curioso convite: "Vinde, meus...

Essa é uma mensagem atualmente muito popular em camisetas nas Filipinas: "Família é amor". Após uma reflexão mais profunda sobre o significado cristão do casamento, essa descrição do matrimônio é deficiente e gravemente distorcida. O amor é, de fato, essencial para a vida familiar, mas a família não pode ser amor se o amor significar um apego...

O Evangelho de Mateus 16,13-20 é um dos mais caracteristicamente católicos – e até mesmo papais. Ele contém as palavras de autoridade de Cristo a Simão Pedro: a mudança de seu nome, a entrega das chaves, a promessa à Igreja edificada sobre ele.

O Concílio Vaticano II deu destaque a tríplice missão do leigo – o múnus sacerdotal, profético e real. Na exortação Pós-Sinodal Cristhifidelis Laici, João Paulo II salienta a missão sacerdotal do cristão leigo, afirmada pela Lumen Gentium no número 34:

A liberdade é a disciplina do desejo, de modo a tornar primeiro possível a realização do bem e, em seguida, sem esforço. Entregue sua vida a Cristo – como disse nossa Mãe Santíssima: "Fazei tudo o que Ele vos disser" – e você encontrará a verdadeira liberdade e a verdadeira alegria.