Raízes Bíblicas & Judaicas

Até hoje, especialmente em comunidades cristãs originadas da reforma protestante, há aqueles que pensam que crianças não devem ser batizadas, pois dizem que para ser batizado é preciso ter alcançado a idade da razão para ser capaz de aceitar a Cristo por si mesmo como seu Senhor e Salvador pessoal.

Você já se perguntou por que fazemos o que fazemos Missa? Por que não fazemos o Sinal da Cruz com água benta quando entramos na igreja? Por que nos levantamos quando o sacerdote entra na igreja no início da Missa? Por que nos ajoelhamos em alguns pontos, sentamos em outros e ficamos em pé ainda em outros? Qual é o...

No 13º Domingo do Tempo Comum (Ano C), a Igreja nos leva a refletir a carta de Paulo aos Gálatas. No capítulo 5, versículo 1, Paulo diz:

No vídeo abaixo, Prof. Brant Pitre traz uma reflexão fundamental especialmente para os Católicos acerca da Divindade de Jesus, que é a doutrina cristã central, pois é como uma chave mestra que abre todas as outras.

Como os judeus da época de Cristo encaravam a Páscoa? O que isso significa em relação à Última Ceia e à Missa? O Prof. Brant Pitre volta-se para a antiga tradição judaica para nos mostrar como uma compreensão da Páscoa pode nos ajudar a ver que a Missa nos torna presentes na Última Ceia e na Cruz.

Em palestra proferida na conferência Deep in History em 2009 da The Coming Home Network*, o estudioso das Escrituras Dr. Brant Pitre analisa a história da adoração no Templo judaico e como a linguagem usada por Jesus ao estabelecer Pedro como o chefe da Igreja em Mateus 16 se baseia nessas tradições. Dr. Pitre analisa como era...