O Sublime Mistério Da Santa Missa

04/02/2023

Uma das principais razões pelas quais tantas pessoas saem da Igreja Católica para entrar em outra religião, se entregam à escravidão dos vícios e dependências, ou mesmo negam categoricamente a existência de Deus, é porque nunca compreenderam a mais sublime realidade, dignidade e excelência do Santo Sacrifício da Missa.

Ironicamente, o maior grupo religioso na Europa, América Latina, Filipinas e também nos Estados Unidos são os católicos, mas isso deve ser enfatizado - católicos não praticantes!

As estatísticas nunca atingem a marca com exatidão, mas podemos supor que 50-60 anos atrás, cerca de 80% dos católicos assistiam ao Santo Sacrifício da Missa quase todos os domingos, o que significa que os 20% rebeldes não assistiriam. Atualmente, por mais confuso que isso possa parecer, é exatamente o oposto: 20% vão à missa dominical, enquanto os outros 80% não aparecem a menos que seja Natal, Páscoa ou a morte de um ente querido. (1)

O Bispo D. Robert Barron tem afirmado repetidas vezes com grande fervor que devemos fazer tudo o que pudermos para reconquistar esta geração de católicos não praticantes. Devemos dar as boas-vindas aos filhos pródigos, buscar as ovelhas perdidas e curar os soldados cristãos feridos.

As múltiplas abordagens pastorais para fazer com que essas almas perdidas e errantes retornem são muitas. No entanto, talvez possamos começar por nós mesmos, estudando a essência da Missa, as partes da Missa, os frutos da Missa e da Santa Comunhão e assim cultivar um verdadeiro amor pela Santa Missa. Então, uma vez que estejamos convencidos da sublimidade da Santa Missa e nossos corações estejam ardendo, incendiados a cada Missa, a partir daí poderemos acender as brasas fumegantes dos católicos mornos ou não praticantes com uma nova energia dinâmica.

Por que os bispos católicos dos Estados Unidos lançaram um programa de três anos sobre o tema da Santa Missa e da Sagrada Comunhão? A resposta não poderia ser mais óbvia: muitos católicos não vão à Santa Missa. Um dos principais motivos? Dito sem rodeios, ignorância grosseira do que é a Santa Missa e o que está acontecendo na Santa Missa. (2)

Os atletas usarão toda a energia de seus corpos para ganhar o prêmio. Os alunos irão virar a noite para se destacarem nos estudos. O tipo avarento fará de tudo para embolsar um dinheiro extra. O Romeu gastará tudo o que econômica, emocional e até mesmo poeticamente tem para ganhar a mão de sua amada Julieta.

De forma semelhante, não deveríamos exercitar cada fibra do nosso ser para amar a Santa Missa, assistir à Santa Missa com frequência e, assim, receber o Dom mais sublime do mundo - o Senhor Jesus na Sagrada Comunhão? Na verdade, uma única Santa Comunhão vale mais do que todo o universo criado porque a Santa Comunhão é o próprio Deus - o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus, o Filho do Deus vivo.

Espero que essas poucas palavras possam impulsionar alguns dos católicos não praticantes, errantes, confusos e desamparados. Vamos ler devagar e meditar sobre o que alguns dos santos expressaram em palavras humanas sobre a grandeza sublime do Santo Sacrifício da Missa - o maior Milagre abaixo do próprio Céu!

De todos os homens e mulheres que devemos conhecer, admirar, falar, amar e imitar, tem que ser os santos. Eles são os favoritos de Deus, mas também nossos queridos amigos.

O Amor dos Santos pelo Santo Sacrifício da Missa

1. "Enquanto se celebra a Missa, o santuário está cheio de Anjos que adoram a Vítima imolada sobre o altar." (São João Crisóstomo)

Por favor, veja o filme El Gran Milagro ou O Grande Milagre. Os anjos de Deus farão um passeio maravilhoso e uma explicação detalhada da Santa Missa. Isso pode ser visto em pouco mais de uma hora e vale a pena seus sessenta minutos. Em seguida, incentive outras pessoas a assistirem ao filme, especialmente os católicos mornos.

2. "Se soubéssemos o valor de uma Missa, morreríamos de alegria" (São João Vianney - o Cura D'Ars). A tristeza invade a alma ausente de Deus! A alegria irradia da alma cheia de Deus. Emanuel significa Deus está conosco, especialmente na Missa e na Santa Comunhão.

3. "Os anjos cercam e ajudam o Padre quando ele está celebrando a Missa" (Santo Agostinho). Façamos um esforço constante e concertado para rezar por mais vocações ao sacerdócio, mas sacerdotes santos, para santificar o povo de Deus através da Palavra e dos Sacramentos.

4. "Seria mais fácil o mundo sobreviver sem o sol, que sem a Santa Missa." (São Padre Pio). Assim como o sol aquece nossos corpos e ilumina nosso caminho, da mesma forma, a Missa e a Sagrada Comunhão iluminam nossas mentes e incendeiam nossos corações com o Fogo do Amor Divino. Jesus veio para incendiar o mundo com o amor que transborda em Seu Sagrado Coração verdadeiramente presente em cada Missa, mas especialmente em cada Santa Comunhão.

5. "Coloque todas as boas obras do mundo contra uma Santa Missa; elas serão como um grão de areia ao lado de uma montanha" (São João Vianney). Nossas obras, orações e sacrifícios, mesmo feitos pelo mais santo dos santos, ainda são obras humanas. No entanto, toda Missa celebrada, mesmo que seja por um padre doente em uma cela de prisão, é obra de Deus. Cada Missa tem um valor infinito e as palavras humanas ficam aquém da explicação!

6. "Nunca a língua humana poderá enumerar os favores de Deus que acontecem durante o Sacrifício da Missa. O pecador se reconcilia com Deus; o homem justo se torna mais reto; os pecados são apagados; os vícios eliminados; as virtudes e os méritos crescem, e as artimanhas do demônio são frustradas" (São Lourenço). Estas poucas mas pungentes palavras de São Lourenço expressam o poder infinito e a eficácia da Santa Missa. Em uma palavra, o Caminho mais rápido para a santidade é participar plena, ativa e conscientemente do Santo Sacrifício da Missa.

7. "A Eucaristia é a minha estrada para o céu!" (Beato Carlo Acutis). Como Carlo, até mesmo os adolescentes podem se tornar grandes santos e rapidamente, se escolherem a Estrada para o Céu - Comunhões frequentes e fervorosas.

8. "Quão feliz é o Anjo da Guarda que acompanha uma alma à Santa Missa" (São João Vianney). Uma sugestão simples: peçamos ao nosso Anjo da Guarda a graça de evitar olhares errantes durante a Missa, mas de ter um recolhimento perfeito.

9. "Quando recebemos a Sagrada Comunhão experimentamos algo extraordinário: uma alegria, uma fragrância, um bem-estar que emociona todo o corpo e o faz exaltar" (São João Vianney). Verdade, até mesmo nosso corpo físico, às vezes, experimenta um verdadeiro rejuvenescimento e revitalização ao receber o Corpo de Jesus com grande amor e devoção. Santa Faustina experimentou um fortalecimento dos pulmões depois de receber Jesus, o Médico Divino, na Sagrada Comunhão enquanto estava doente na enfermaria!

10. "Eu acredito que se não existisse a Missa, o mundo já teria caído no abismo, pelo peso de sua iniquidade. A Missa é o suporte poderoso que o sustenta" (São Leonardo de Porto Maurício). Quão verdadeiro! Com seus braços erguidos ao alto por Arão e Hur, Moisés ajudou os israelitas a prevalecer na guerra e a conquistar seus inimigos. Da mesma forma, no caso do nosso mundo atual, é Jesus elevado nas mãos do padre na Santa Eucaristia no Santo Sacrifício da Missa que salva o mundo da destruição total.

Por fim(3), São João Vianney possuía uma grande devoção à Eucaristia. Ele acreditava piamente que Jesus está presente sob as aparências do pão e do vinho.

Há uma breve oração atribuída a ele que, embora seja curta e simples, é muito profunda. Deve ser rezada antes de receber a Sagrada Comunhão, e pede a Jesus para habitar dentro de nós.

A prece, de fato, expressa a verdade de que Deus vem a nós na Eucaristia e que deseja habitar em nós, assim como nós desejamos habitar nele.

Reze sempre que você estiver na fila da Comunhão:

"Ó meu Deus, vem a mim, para que possas habitar em mim e eu possa habitar em Ti."

Amigos em Jesus e Maria, porque não aceitar este desafio - um duplo desafio.

Primeiro, fortaleça sua própria fé, amor e devoção ao Santo Sacrifício da Missa, bem como fome e sede de frequentes e fervorosas Comunhões. Incendeiem seus corações por Jesus, o Pão da Vida.

Em segundo lugar, faça um esforço para trazer de volta uma alma perdida, uma ovelha errante, um filho pródigo todos os meses. Ou seja, o desafio é tentar trazer de volta doze almas perdidas por ano! Implore por esta graça! Mais uma vez, enchamos até a borda nossas Igrejas Católicas com almas ardentes de amor por nosso Senhor Eucarístico! Esta será, nas palavras do Beato Carlo Acutis, a sua Estrada para o Céu. Que Nossa Senhora que disse SIM a Deus e recebeu o Verbo Encarnado em seu ventre puríssimo, nos motive a nos movermos com pressa para trazer outros ao nosso Senhor Eucarístico em nosso grande amor a Deus!

Autor: Pe. Ed Broom, OMV

Original em inglês: Catholic Exchange


Sugestão de Leitura:

  1. Qual o Significado da Santa Missa?
  2. Ir a Missa por Alguém que Não Pode
  3. Curta-metragem O Véu Removido que revela a união do Céu e da Terra na Santa Missa, assim como nos é relatado pelos santos e místicos da Igreja e revelado pelas Escrituras e nos ensinado pelo Catecismo da Igreja Católica


Notas:

(1) - Sobre o Brasil, o jesuíta, Pe. Thierry Lienard de Guertechin, então diretor do Ibrades (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento), disse aos 335 bispos que participavam em Aparecida (SP) da 50ª Assembleia Geral da CNBB em 2012, que em 20 anos o número de católicos caiu de 83,34% para 67,84% da população, e que dos 130 milhões de católicos brasileiros, apenas 5% (6,5 milhões) praticam a religião, ou seja, são os que vão à missa aos domingos, recebem sacramentos e participam das atividades da Igreja. Leia artigo aqui.

(2) - Em pesquisa no site da CNBB, mesmo depois do que foi informado na 50ª Assembleia Geral da CNBB em 2012, não se encontra qualquer ação que busque lidar com este cenário.

(3) - Não consta do texto original em inglês. Leia Breve oração de São João Vianney para antes da Comunhão - Aleteia.