Raízes Bíblicas & Judaicas

Neste vídeo Prof. Pitre discute os paralelos entre a figura de Raquel no Antigo Testamento no livro de Gênesis, conforme referenciado implicitamente em Miquéias 5, e Maria, a mãe de Jesus.

Até hoje, especialmente em comunidades cristãs originadas da reforma protestante, há aqueles que pensam que crianças não devem ser batizadas, pois dizem que para ser batizado é preciso ter alcançado a idade da razão para ser capaz de aceitar a Cristo por si mesmo como seu Senhor e Salvador pessoal.

No 13º Domingo do Tempo Comum (Ano C), a Igreja nos leva a refletir a carta de Paulo aos Gálatas. No capítulo 5, versículo 1, Paulo diz:

No vídeo abaixo, Prof. Brant Pitre traz uma reflexão fundamental especialmente para os Católicos acerca da Divindade de Jesus, que é a doutrina cristã central, pois é como uma chave mestra que abre todas as outras.

Como os judeus da época de Cristo encaravam a Páscoa? O que isso significa em relação à Última Ceia e à Missa? O Prof. Brant Pitre volta-se para a antiga tradição judaica para nos mostrar como uma compreensão da Páscoa pode nos ajudar a ver que a Missa nos torna presentes na Última Ceia e na Cruz.

Em palestra proferida na conferência Deep in History em 2009 da The Coming Home Network*, o estudioso das Escrituras Dr. Brant Pitre analisa a história da adoração no Templo judaico e como a linguagem usada por Jesus ao estabelecer Pedro como o chefe da Igreja em Mateus 16 se baseia nessas tradições. Dr. Pitre analisa como era...