Qual É O Ensino Da Igreja Sobre A Expiação?

17/11/2024

Antes de passarmos aos 3 vídeos sobre Expiação, ao final do texto, faz-se necessário uma definição do que vem a ser esse ato.

O eminente teólogo Pe. Ludwig Ott define a expiação da seguinte maneira:

Por expiação, em geral, entende-se a satisfação de uma exigência. Em um sentido mais restrito, significa a reparação de um insulto. Isso ocorre por meio de um desempenho voluntário que supera a injustiça cometida (Fundamentals of Catholic Dogma, 186-187).

Ott faz distinção entre expiação de valor total e expiação de valor incompleto. Se o ato reparador contrabalançar completamente a gravidade da culpa, então o ato é adequado e completo (valor total). Se o ato não for proporcional à gravidade da ofensa, mas for generosamente aceito como suficiente, então o ato é inadequado e não tem valor completo. Finalmente, se o ato de expiação não for realizado pelo ofensor, mas por outra pessoa em seu lugar, então o ato é de expiação vicária.

A Igreja ensina que o sacrifício de Jesus na cruz é uma expiação vicária que é completa com valor total para a redenção da raça humana. Com relação à natureza vicária do sacrifício de Cristo, o Catecismo da Igreja Católica afirma:

"Como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim, pela obediência de um só, todos se tornarão justos" (Rm 5,19). Por sua obediência até a morte, Jesus realizou a substituição do Servo Sofredor que "oferece sua vida em sacrifício expiatório", "quando carregava o pecado das multidões", "que ele justifica levando sobre si o pecado de muitos". Jesus prestou reparação por nossas faltas e satisfez o Pai por nossos pecados. (CIC 615, itálico no original).

O Catecismo articula o valor total e completo do sacrifício expiatório de Cristo dessa forma:

A morte de Cristo é, ao mesmo tempo, o sacrifício pascal que realiza a redenção definitiva dos homens … e o sacrifício da Nova Aliança que reconduz o homem à comunhão com e Deus, reconciliando-o com Ele pelo «sangue derramado por muitos, para remissão dos pecados» (CIC 613, itálico no original).

O ensino da Igreja sobre a expiação é coerente com o que o próprio Jesus ensinou: "O Filho do Homem veio, … para dar sua vida em resgate por uma multidão" (Mt 20, 28).

Original em inglês: Catholic Answers

Vídeos

Expiação Pelos Nossos Pecados

A Morte Expiatória de Jesus

A Esmola e a Expiação do Pecado



Obra mencionada: