A Blasfêmia Contra Mãe De Jesus Na Série “The Chosen”

29/12/2021

Seção A: 

A Cena

The Chosen é uma série de streaming de vídeo sobre a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo com audiência recorde. Eles fizeram um trabalho decente na 1ª temporada, mas uma cena encontrada na 2ª temporada, episódio 3 é uma grande blasfêmia contra a Mãe de Jesus. Nesta cena, uma discípula de Jesus chamada Rama está sentada ao lado da Mãe de Jesus e expressa sua preocupação em como conhecer e seguir Jesus de uma maneira melhor. (Como Santa Maria Madalena também está nesta cena, irei me referir à mãe de Jesus abaixo como "Mãe Maria").

Rama diz: "Sinto que não preciso cometer mais erros".

Mãe Maria responde: "Como você acha que eu me senti?"

André diz: "A senhora provavelmente sente isso todos os dias. Não?"

"Não mais", diz Mãe Maria. "Ele sempre me tranquilizou. Deus sempre me fez levou a não me sentir sobrecarregada."

"Então, como a senhora se sentiu quando aconteceu?" pergunta Maria Madalena

"Quando o que aconteceu?" pergunta Mãe Maria

"O nascimento Dele. Mesmo antes disso. Como a senhora soube, quando soube quem Ele era? "

"Eu não sei. Estamos todos cansados. Querem mesmo ouvir tudo isso?" Mãe Maria responde.

"SIM", todos respondem.

"Ah," Mãe Maria diz, rindo. "Bem, nada sobre isso foi fácil, é o que eu posso lhes. Não foi na minha cidade natal. Minha mãe não estava lá. Não tínhamos parteira. Não sei se estou pronta para dar todos os detalhes. Talvez outra hora. Mas eu me lembro de uma coisa. Quando José O entregou para mim, não foi nada do que eu esperava. Era como tudo que eu tinha ouvido falar sobre ter um bebê, mas achava que seria completamente diferente. "

"Como assim?" pergunta Simão

Mãe Maria continua: "Eu tive que limpá-Lo. Ele estava coberto de, ahm, serei educada. Ele precisava ser limpo. Ele estava com frio. E Ele estava chorando. E... Ele precisava da minha ajuda. Minha ajuda. Uma adolescente de Nazaré. Na verdade, isso me fez pensar por apenas um momento, este é realmente o filho de Deus? E José mais tarde me disse que brevemente pensou a mesma coisa. Mas sabíamos que Ele era. Eu não sei o que eu esperava. Mas Ele estava chorando e precisava de mim. E eu me perguntei quanto tempo isso duraria. Ele não precisa mais de mim. Desde que o ensinamos a andar e a comer. Ele não precisa de mim há muito tempo, suponho. E depois que José faleceu, que ele descanse em paz, Ele cresceu ainda mais rápido. E eu gostaria de poder dizer que isso me deixou feliz. Claro, como judia, estou animada para ver tudo o que Ele faz por nosso povo e estou orgulhosa Dele. Mas, como mãe, isso me deixa um pouco triste às vezes."

Seção B: 

Por que o script acima é uma blasfêmia contra a Imaculada Virgem Maria de três maneiras.

Parte 1a: O Script da Seção A:

Rama diz: "Sinto que não preciso cometer mais erros." e Mãe Maria responde: "Como você acha que eu me senti?"

Parte 1b: A Teologia:

Isso é blasfêmia contra a Imaculada Virgem Maria porque ela era sem pecado e sem defeito e este script implica que ela não era pois cometera "erros". Erro é o mesmo que pecado? Não necessariamente, mas mesmo as canções evangélicas de louvor e adoração atuais usam "pecado" e "erro" de forma intercambiável, por isso alegar que um "pecado" não é o mesmo que um "erro" não faz mais sentido em 2021. E se "erro" não é equivalente a "pecado", isto é, se "erro" significa apenas: "acidentalmente adicionar muito sal ao pão", então por que Rama expressou tanta convicção ao dizer: "Sinto que não preciso cometer mais erros"? Sim, se os erros são acidentes, então o Jesus do The Chosen está fazendo Seus próprios discípulos sentirem grande vergonha e culpa por colocarem muito sal no pão. E a Mãe Maria aparentemente teve que se corrigir também.

Parte 1c: A Bíblia e os Padres da Igreja:

A Bíblia usa a palavra grega κεχαριτωμένη para falar da Imaculada Virgem Maria: "Entrando, o anjo disse-lhe: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Lucas 1, 28. A palavra grega para "cheia de graça" é κεχαριτωμένη e é o particípio passado perfeito tanto do substantivo quanto do verbo AGRACIAR. Junte isso e passa a significar ainda que o Anjo Gabriel está dizendo à Imaculada Virgem Maria que ela já foi totalmente agraciada com perfeição - daí o particípio passado perfeito do verbo)

Os Padres da Igreja foram unânimes quanto à impecabilidade da Imaculada Virgem Maria. Os Padres Orientais a chamavam em grego de PAN-HAGIA (toda sagrada). Quando alguém perguntou a St. Agostinho isso, ele respondeu: "Eu nem mesmo usaria 'pecado' na mesma frase em que Ela estivesse". Nem um único cristão nos primeiros 1000 anos do Cristianismo jamais duvidou da impecabilidade de Maria.

O Papa Beato Pio IX escreveu a Bula Ineffabilis Deus em 1854 incluindo o seguinte: "Por isto cumulou-a admiravelmente, mais do que todos os Anjos e a todos os Santos, da abundância de todos os dons celestes, tirados do tesouro da sua Divindade. Assim, sempre absolutamente livre de toda mancha de pecado, toda bela e perfeita, ela possui uma tal plenitude de inocência e de santidade, que, depois da de Deus, não se pode conceber outra maior, e cuja profundeza, afora de Deus, nenhuma mente pode chegar a compreender."

Parte 2a: O Script da Seção A:

Ela diz, "Ele estava coberto de, ahm, serei educada. Ele precisava ser limpo. Ele estava com frio. E Ele estava chorando."

Parte 2b: A Teologia: 

Todos os Padres da Igreja afirmam que o nascimento de Jesus foi indolor para Jesus e Maria e milagroso, comparando isso com "A saída de Cristo do sepulcro selado, a maneira redentora de Deus pela qual Ele passou por portas fechadas, como um raio de sol atravessa o vidro"-Ott 323

Parte 2c: A Bíblia e os Padres da Igreja:

O parto indolor de Maria a Jesus é profetizado em Isaías 66,7: "Antes da hora, ela deu à luz, antes de sentir as dores, deu à luz um filho." Além disso, mesmo um cristão não católico deveria ser capaz de identificar que um nascimento doloroso e confuso é o efeito do pecado de Gênesis 3,16. Maria, que não tinha pecado, como foi provado acima, foi poupada disso. O infalível Sínodo de Latrão em 649 sob o Papa Martinho I disse: "Ela concebeu sem semente, do Espírito Santo, gerou sem dano [à sua virgindade] e sua virgindade continuou intacta após o nascimento".

No século 20, o Papa Pio XII escreveu em sua encíclica Mystici Corporis que "Ela foi que com parto admirável (mirando partu edidit), porque fonte de toda a vida celestial, nos deu Cristo Senhor nosso". Um dos Padres da Igreja Oriental, São Basílio, escreveu "Os amigos de Cristo não toleram ouvir que a Mãe de Deus deixou de ser virgem num determinado momento". Sim, tudo isso mostra que todo cristão nos primeiros 1000 anos do Cristianismo (exceto os hereges) ficaria enojado com uma linha blasfema como: "Ele estava coberto de, ahm, serei educada. Ele precisava ser limpo. Ele estava com frio. E Ele estava chorando" em referência ao que todo cristão primitivo e o Padre da Igreja sabiam (por meio das Escrituras e da tradição oral) ser um nascimento milagroso.

Parte 3a: O Script da Seção A:

"Na verdade, isso me fez pensar por apenas um momento, este é realmente o filho de Deus? E José mais tarde me disse que brevemente pensou a mesma coisa. Mas sabíamos que Ele era. Eu não sei o que eu esperava."

Parte 3b: A Teologia:

Maria sabia que Cristo era o Filho de Deus. O anjo disse isso a ela. Ela nunca duvidou disso, e certamente não duvidaria 9 meses após a Anunciação.

Parte 3c: A Bíblia e os Pais da Igreja:

Sequer aqui os Padres da Igreja são necessário. É absolutamente antibíblico e blasfemo da parte de Maria dizer em qualquer ponto após o nascimento de Jesus que ela perguntou a si mesma (ou a José) "este é realmente o filho de Deus?" Maria é a maior profetisa que já viveu, então provavelmente ela intuiu tudo isso na Anunciação e Encarnação (se não antes), mas temos a prova no Evangelho de São Lucas que nove meses antes do nascimento de Jesus, Maria sabia que era o Filho de Deus para que o Anjo Gabriel anunciasse diretamente à Imaculada Virgem Maria: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso, o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. - Lucas 1,35. Se um anjo tivesse aparecido para você que chamasse Cristo de Filho de Deus e depois tivesse um nascimento milagroso, você diria essas palavras alguns meses depois, "isso me fez pensar por apenas um momento, este é realmente o Filho de Deus?"

Claro que não. Este script nem mesmo é bíblico neste ponto.

Note Bem - O evangélico não-católico Dallas Jenkins é o produtor e diretor do The Chosen. Jonathan Roumie é um católico que interpreta Jesus em sua série. Jenkins conversou com um padre católico durante a 1ª temporada de sua série em um vídeo chamado Um Padre Católico Responde sobre Maria no The Chosen. Sr. Jenkins, se o senhor está lendo isto, eu o encorajo a conversar com um padre católico tradicional que conheça o básico da teologia mariana para não ofender os católicos instruídos. Eu ficaria feliz em ajudar se o senhor entrar em contato comigo, porque eu percebi pelo link acima que o senhor pode ter sido mal informado por católicos no set ou em outro lugar. Eu prometo ao senhor que todos que estão envolvidos no The Chosen devem se lembrar que a menor blasfêmia contra a Mãe de Deus será um filme extremamente ofensivo para Seu Filho, não importa quantas pessoas venham a Cristo por meio dele. Os fins não justificam os meios.

Original em inglês: Pilgrim Priest

Algumas sugestões de estudo:

Sobre Nossa Senhora, além do Catecismo da Igreja Católica, que é de estudo obrigatório, sugerimos ainda o livreto Maria e Teologia que pode ser baixado a seguir.

Recomendamos ainda a leitura do artigo As Raízes Bíblicas Das Doutrinas Marianas.