Embora a crucificação não seja necessariamente a forma mais dolorosa de execução já inventada pelo homem, ainda assim é razoável acreditar que a morte de Cristo foi a mais dolorosa da história.
Semana Santa
Quem Eram As Mulheres na Crucifixão?
Todos os quatro Evangelhos registram a presença de um grupo de mulheres na Crucifixãc de Jesus:
O Desejo Ardente De Jesus
Duas das palavras mais comoventes de todo o Novo Testamento ocorrem no início da narrativa de São Lucas sobre a Última Ceia. "E quando chegou a hora, ele se reclinou à mesa com os apóstolos e lhes disse: 'Quando chegou a hora, ele se pôs à mesa com seus apóstolos e disse-lhes: "Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de...
Acenderam Uma Fogueira...
A jornada que começamos há quase seis semanas está quase no fim ou, parafraseando Churchill, é apenas o começo do fim. Estamos prestes a entrar no Tríduo Sagrado, a celebração litúrgica ininterrupta do Mistério Pascal, a vida, a morte salvadora e a Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, o Alfa e o Ômega, o Senhor da...
O objetivo da crucificação para os antigos romanos era duplo: (1) produzir um sofrimento por morte prolongada com o objetivo de matar a vítima de forma gradual e excruciante, durando horas ou até mesmo dias; (2) humilhar a vítima e proporcionar o máximo de dissuasão contra qualquer outra pessoa que pudesse considerar desafiar o poder de Roma.
Os Rostos dos Evangelhos: O Bom Ladrão
Os Rostos dos Evangelhos narrados pelo Papa Francisco.
Os Espectadores Na & Aos Pés Da Cruz
Em 1979, o Venerável Fulton Sheen fez aquele que seria seu último sermão de Sexta-feira Santa, "Os Espectadores na e aos pés da Cruz", pois em dezembro do mesmo ano ele viria a falecer.
Uma das frases mais estranhas dos Evangelhos foi proferida pelo centurião ao pé da cruz. Em Marcos, somos informados de que, quando ele viu que Jesus havia "dado o último suspiro", ele disse: "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus". (Mc 15, 39)
A ação principal em A Paixão de Cristo - disponível ao final do texto - consiste em um homem ser espancado, mutilado, torturado, crucificado e finalmente executado. O filme é difícil de assistir - tanto que alguns críticos o consideram ofensivo, até sádico, alegando que fetichiza a violência. Apontando para crueldades semelhantes nos filmes...
Reflexão retirada da obra A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo - Piedosas e Edificantes Meditações sobre os sofrimentos de Jesus - Por Sto. Afonso Maria de Ligório.