Você consegue ser agradecido pelos momentos de sofrimento? (Uma Reflexão Orante)

19/11/2020

Dr. Peter Kreeft, professor de filosofia na Boston College, faz um trabalho incrível explicando como Deus e o sofrimento podem existir neste breve vídeo. Em apenas alguns minutos, Dr. Kreeft refuta com sucesso muitos dos argumentos que os ateus costumam usar quando afirmam que, por haver sofrimento no nosso mundo, não pode haver Deus.

Embora esta apresentação não seja a mais emocionante e excitante de se assistir, Dr. Kreeft salientou alguns pontos sobre o livre arbítrio, tendo um padrão de julgamento e justiça final que fazem com que valha a pena "sofrer" ao longo de toda a exposão.

Eu apreciei a abordagem filosófica do Dr.Kreeft, mas quando estou lidando com meu próprio sofrimento, prefiro uma maneira mais orante e reflexiva de entender por que eu fui chamada ao sofrimento.

É comovente ver todas as atualizações de status do Facebook sobre pessoas mencionando o quanto estão agradecidas e como estão se sentido #abençoadas, mas e se você não sentir que tenha tanto para agradecer? E se você estiver no meio de um período de sofrimento? Aqui está uma reflexão orante sobre encontrar uma maneira de agradecer durante suas lutas.


Uma Reflexão Orante sobre o Sofrimento

Para começar, encontre um lugar onde você possa ficar sozinho e livre de distrações. Traga com você uma bíblia, caneta, papel, música e o dispositivo no qual você usa para ler essa reflexão.

Comece lendo lentamente este versículo de 1 Tessalonicenses 5, 18 - "Em TODAS as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo."

Reflita - Quais circunstâncias me fazem sentir que não sou capaz de agradecer? Por que Deus me pediria para um coração de ação de graças?

Você está vivenciando um sofrimento muito intenso por causa de uma doença trágica ou da morte? Você está ansioso porque ainda está solteiro ou sem filhos depois de anos desejando tê-los? Você está tendo dificuldades na escola ou em sua carreira? Você está lutando contra um vício ou pecado que parece impossível de ser superado? Ou talvez você simplesmente não esteja gostando do tempo hoje, ou não queira ir para casa e ficar com sua família, ou acabou de quebrar seu iPhone. Seja qual for a sua luta, Deus cuida (Salmo 138). Ele enviou não apenas Cristo para andar ao seu lado (Mateus 28, 20), mas Ele providenciou que Seus Anjos cuidem de você (Salmo 90, 11).

Lembre-se das circunstâncias que você está enfrentando, mas desta vez, você está em cena em sua mente, imagine Jesus e os Anjos de Deus em sua volta lhe protegendo. Passe alguns minutos visualizando isso. Você sofrendo, Jesus reconfortando.

Em seguida, tire um momento para olhar para Jesus e falar com Ele. Conte a Ele sobre suas preocupações e seus fardos (Salmo 54). É o que Ele quer que façamos. Abra seu coração para o Seu coração. Peça por cura. Peça por firmeza. Peça por força para vencer cada momento da sua provação

Agora, fique em silêncio por alguns momentos descansando nos braços de um Salvador que o ama tão imensamente que Ele veio à terra para experimentar toda a dor deste mundo e vencê-la para lhe proporcionar paz eterna.

A música pode ser útil neste ponto da reflexão. (Como sugestão, Salmos em Canto Gregoriano em português) Permita que as palavras se tornem sua oração. Ler: Leia:

"Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.

                                                                                             - Romanos 5, 3-5"

Reflita: Quais são as qualidades que o seu sofrimento produz em você? Liste 3 aspectos do seu caráter que cresceram porque você está enfrentando essa batalha.

Em seguida, comece uma lista de 10 coisas pelas quais você é grato. Mesmo se você sentir que não tem nada para agradecer, você pode simplesmente começar por listar que está grato que alguém lhe tenha ensinado a ler - em nosso mundo, mais de 774 milhões de pessoas são analfabetas. Seja grato por você ter lido esta reflexão em um computador, smartphone ou iPad, pois se você pode pagar por uma dessas coisas, provavelmente tem uma renda em que mais da metade do mundo não possui. Não importa quão grave seja sua situação, você pode encontrar algo para agradecer.

Quando terminar a sua lista de gratidão, revise-a. Ofereça uma oração de Ação de Graças a Deus por tudo o que você tem.

Uma das melhores maneiras de se alcançar a cura e enfrentar o nosso próprio sofrimento é ajudar os outros. Existe alguém que você conheça que poderia se beneficiar se você compartilhasse suas lutas? Existe um grupo de pessoas que você poderia oferecer seus serviços? Se você listou alguns de seus talentos em sua lista de gratidão, pense em como esses talentos poderiam ser usados para Deus.

Reflita: anote o nome de pelo menos uma pessoa ou organização que você poderia ajudar. Comprometa-se a fazer isso no ano atual ou no próximo.

Finalize com essa oração escrita por São Francisco de Sales.

Um Ato de Abandono

Ó meu Deus, Vos agradeço e Vos louvo por cumprir Vossa vontade santa e adorável, sem qualquer consideração pela minha. Com todo o meu coração, a despeito do meu coração, recebo essa cruz que tanto temia! É a cruz da Vossa escolha, a cruz do Vosso amor. Eu a venero; por nada no mundo eu gostaria que não tivesse vindo, já que Vós quisestes. Eu a conservo com gratidão e alegria, enquanto faço tudo o que vem da Vossa mão; e eu vou lutar para carregá-la sem deixá-la arrastar, com todo o respeito e todo o carinho que Vossas obras merecem. Amém

Para uma leitura posterior, a Bíblia está transbordando de versículos sobre o sofrimento e como superá-lo. Os Santos também nos fornecem inúmeros exemplos de como enfrentar nossos provações terrenas. Surpreenda seus amigos e familiares com um status do Facebook que agradece a Deus por seu sofrimento. Ao fazê-lo, você começa a se tornar como Cristo. Nosso sofrimento está unido ao Seu sofrimento na cruz, por meio de toda a Sua dor, tenha em mente que Deus prometeu em Apocalipse 21, 4 "Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição.".

"Quando tudo terminar, você não se arrependerá de ter sofrido; em vez disso você vai se arrepender de ter sofrido tão pouco, e esse pouco tão mal.

                                                                                        - S. Sebastião Valfré"

"Se Deus lhe der uma abundante colheita de provações, isso é um sinal de grande santidade que Ele deseja que você obtenha. Você quer se tornar um grande santo? Peça a Deus que lhe envie muitos sofrimentos. A chama do Amor Divino nunca se eleva mais do que quando alimentada com a madeira da Cruz, que a infinita caridade do Salvador costumava terminar Seu sacrifício. Todos os prazeres do mundo não são nada comparados com a doçura encontrada no galo e no vinagre oferecido a Jesus Cristo. Ou seja, duras e dolorosas coisas sofridas por Jesus Cristo e com Jesus Cristo.

                                                                                      - St. Inácio de Loyola"

"O sofrimento é uma grande graça. Pelo sofrimento, a alma assemelha-se ao Salvador; no sofrimento, cristaliza-se o amor. Quanto maior o sofrimento, tanto mais puro torna-se o amor.

                                                                                                  - St. Faustina"

"Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo.

                                                                                       - II Coríntios 4, 8-10 "

"O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.

                                                                                                 - I Pedro 5, 10"

"Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, 3. sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. 4. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma.

                                                                                              - S. Tiago 1, 2-4"

"Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada.

                                                                                            - Romanos 8, 18"

"Caríssimos, não vos perturbeis no fogo da provação, como se vos acontecesse alguma coisa extraordinária. 13. Pelo contrário, alegrai-vos em ser participantes dos sofrimentos de Cristo, para que vos possais alegrar e exultar no dia em que for manifestada sua glória. 14. Se fordes ultrajados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois vós, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós. 15. Que ninguém de vós sofra como homicida, ou ladrão, ou difamador, ou cobiçador do alheio. 16. Se, porém, padecer como cristão, não se envergonhe; pelo contrário, glorifique a Deus por ter este nome. 17. Porque vem o momento em que se começará o julgamento pela casa de Deus. Ora, se ele começa por nós, qual será a sorte daqueles que são infiéis ao Evangelho de Deus? 18. E, se o justo se salva com dificuldade, que será do ímpio e do pecador? 19. Assim também aqueles que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem as suas almas ao Criador fiel, praticando o bem.

                                                                                             - I Pedro 4, 12-19"

Por Becky Roach

Original em inglês: Catholic Link