Vídeo - Deus Nos Abandona No Momento de Dor?
Este curta me mostrou que mesmo quando nos sentimos abandonados, Deus está conosco. Quando passamos por momentos de dor e dificuldade, é fácil culpar a Deus ou nos sentirmos abandonados por Ele, portanto, nesta postagem, quero falar sobre aqueles momentos em que a dor nos deixa confusos.
Quando eu tinha uns sete anos, brincava em casa, correndo, até que eu caí da escada. Lembro que não parava de chorar e todo o corpo doía, logo minha mãe me levou ao médico, fizeram vários exames para descartar fratura e por fim me deram analgésicos que ajudaram a aliviar a dor. Sentimentos de vergonha, solidão e angústia vieram à minha mente, mas toda a dor foi embora quando minha mãe veio e me deu um grande abraço.
Só então entendi que existem dores físicas que são curadas com remédios e que existem dores muito mais profundas que não se curam com um comprimido, mas com um gesto espiritual e geralmente são as mais difíceis de curar.
É verdade que a causa da dor no mundo e em nossas próprias vidas às vezes pode parecer um mistério, algo difícil de explicar. Um dos maiores erros que podemos cometer, senão o maior, para aliviar a dor humana é ignorá-la: o que eu sinto? Por que dói? Como reajo à dor? Peço ajuda a outras pessoas?
O vídeo que compartilho a seguir me inspirou a pensar sobre a dor cristã, aquela que todos nós temos que enfrentar em algum momento de nossas vidas.
Deus também se comove com a nossa dor
Em cada um de nós existe uma marca espiritual divina, visto que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus e embora nos seja difícil aceitá-la, Ele também se comove com o nosso sofrimento porque somos Seus filhos. Ele não nos abandona.
O gesto da minha mãe curou algo que nenhum médico no mundo poderia curar, curou minha dor interior com um gesto de amor que só poderia vir do amor de Deus.
Sabemos muito bem que vivemos em um mundo onde a percepção da dor, acompanhada da Cruz de Cristo, está muito longe da visão cristã. Algumas pessoas não conhecem realmente a dor porque vivem em uma bolha à parte dos grandes sofrimentos humanos; algumas pessoas não veem a dor dos outros porque estão muito imersas na sua, o que torna impossível ver, perceber ou compartilhar da dor do próximo.
Temos que entender nossa dor e a dos outros
Frequentemente ouvimos em nossos círculos de amigos ou familiares mais próximos, expressões como "pare de sofrer", "não sofra mais, pare de reclamar. A vida é feita para ser desfrutada". Parece "proibido" sentir dor em nossa sociedade como a nossa. Isso já aconteceu com você? Não tenhamos medo de tentar entender a dor! Não se contente em esconder nossa dor ou ignorar a dor que outras pessoas vivem.
Vamos pensar sobre esta questão por um momento: será a dor uma oportunidade que Deus nos dá de aprender como amar nosso próximo? Muitas dores do coração são curadas entregando-nos aos outros. Somos seres sociais por natureza e embora compartilhar a dor com outra pessoa possa aliviar o fardo, ela não desaparecerá completamente. Mas se essa dor for compartilhada com Cristo, por Sua graça, seremos curados.
O maior erro que podemos cometer é ficarmos trancados dentro de nós mesmos, nos tornarmos como água estagnada que não corre, que fica suja e acaba perdendo sua pureza inicial. Convido-o a oferecer todos os seus sofrimentos a Deus e a estar mais disposto a se entregar aos outros quando os vir em meio à dor ou à angústia.
Aja como um bálsamo para confortar o coração daquele irmão que precisa de você.
Por Santiago Benavidez em CatholicLink