Uma Peça da Natividade Que Todos Precisamos Ver Neste Natal

24/12/2019

Este pequeno vídeo da Speak Life compartilha uma breve mas bela visão sobre a vida de uma mãe e sua filha Leeva, que tem a Síndrome de Down. Leeva participa de uma festa da Natividade e todos os seus colegas de elenco também têm Síndrome de Down. É explicado que a peça terá alguns atores dizendo falas, enquanto outros farão mímica. Entre as cenas da peça, a mãe de Leeva fala sobre o quanto sua filha lhe ensinou sobre a vida.

 "Na minha visão antiga, antes dela me ensinar, eu pensava que ela ficaria prá traz. Ela não está ficando prá traz." Disse a mãe de Leeva. Quando Leeva nasceu, ela compartilha que ela ficou "desolada pela dor por conta disso. Eu pensei, 'meu lindo bebê tem Síndrome de Down e isso é um desastre e tanto'."

Mas a mãe de Leeva olhou para Maria: "por tudo o que ela passa ...

"...Por tudo que ela passa. Não é o plano dela, é o plano de Deus que ela simplesmente o aceita. Ela é humilde, ela é calma, ela é reconfortada pelo fato de que tudo vai ficar bem."

Muitas coisas em nossa vida podem parecer um desastre no começo. De fato, a gravidez inesperada de Maria poderia ter parecido como se estivesse atravessando totalmente a trajetória do plano de sua vida. Mas nossas vidas estão no plano de Deus, o que significa que, quando acontecem uma coisa atrás da outra de forma surpreendente e inesperada, elas ainda estão seguras na mão do Pai. O que é exigido de nós nestes períodos é a confiança, que não é um tipo desejo sentimental e vazio, mas um abandono real e sólido de nossos medos e preocupações nas mãos de Deus, permitindo que Ele revolucione nosso modo de pensar - sempre para o melhor.

Ele a nós veio

"Deus não me deu uma resposta direta de por quê isso aconteceu.Levou um pouco de tempo para eu perceber que a resposta de Deus não foi tanto o que estava errado com Leeva, como se houvesse algo errado com o jeito que eu estava pensando...

O que aprendemos foi que Deus estava conosco - Deus sofreu conosco. E Ele nos deu a mais bela filha e não havia razão para eu sofrer por isso... ou compará-la, ou sentir pena dela."

O vídeo termina com a cena do presépio, em que cada emoção de alegria, surpresa e felicidade é perfeitamente retratada pelos atores. Sua vida e mensagem nos mostram que há muito mais para todos do que a negatividade que muitas vezes pode cercar um diagnóstico de Síndrome de Down. O narrador nos lembra muito claramente que Cristo "compartilhou de nossa fragilidade, fraqueza e confusão...e ainda nos abraçou mesmo assim.Se você está se sentindo rejeitado, excluído, um estranho, lembre-se daquele que veio a nós na manjedoura."

Perguntas para reflexão.

  • Existe uma área na minha vida onde eu poderia estar mais aberto a Deus que me mostra uma perspectiva diferente sobre ela?
  • O que na minha vida, grande ou pequeno, eu vi como um desastre que acabou sendo uma bênção? Como Deus me mostrou isso?
  • Que área da minha vida posso pedir a Deus para me ajudar a confiar mais nele?

Original em inglês: CatholicLink