Sobre A Virtude Da Fé

09/07/2022
“Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade.” (1 Cor 16,13-14)
“Vigiai! Sede firmes na fé! Sede homens! Sede fortes! Tudo o que fazeis, fazei-o na caridade.” (1 Cor 16,13-14)

O que é a virtude da fé? É uma virtude teologal que nos une a Deus em quem cremos, em quem Ele é e no que Ele diz através da Palavra de Deus, através do Magistério e da pessoa de Pedro, que é o Papa. Uma definição mais curta, na verdade mais fácil de memorizar é: "Fé é acreditar em Deus sem vê-lo". A fé, juntamente com a esperança e a caridade, são infundidas em nossas almas no momento do Batismo. No entanto, como uma pequena semente plantada no solo, ela deve ser cultivada, caso contrário, pode murchar e morrer.

Um versículo bíblico muito ilustrativo, digno de profunda meditação - ou melhor ainda, contemplação - é São Pedro andando sobre as águas, afundando e depois sendo levantado pela mão de Jesus. (Mt 14, 22-33) Um dos principais motivos pelos quais Pedro realmente afundou nas ondas foi que ele deixou de olhar para os olhos de Jesus para olhar as ondas. Isso pode ser aplicado a todos nós! Quando fixamos nosso olhar nos olhos amorosos de Jesus, nossa fé, assim como nossa esperança, permanecem firmemente enraizadas, ancoradas! No entanto, uma vez que os valores mundanos nos atraem na direção errada e realmente nos seduzem, então nós - como Simão Pedro - começamos a vacilar em nossa fé e, por fim, afundamos nas ondas de nossa própria pecaminosidade. Portanto, que assumamos um firme compromisso e lutemos para ser fortes na fé, esforçando-nos para ter Jesus sempre presente a nós em todos os tempos e lugares. Como o poeta grego expressou, citado por São Paulo: "Pois nele vivemos, nos movemos e existimos" (Atos 17, 28).

Quais são os principais obstáculos à fé no mundo moderno?

Relacionado ao tema da fé, devemos então perguntar e responder a esta pergunta, quais são os principais obstáculos à fé no mundo moderno em que vivemos? Existem muitos, mas gostaríamos de destacar alguns:

1. Falta de Formação na Fé. Muitas vezes, muitos têm uma fé muito fraca porque seus pais nunca fizeram um esforço conjunto para ensinar e viver a fé para seus filhos. Os pais devem ser os primeiros mestres da fé; eles prometeram isso no dia do batismo de seu filho. Eles devem ensinar seus filhos tanto pela palavra como pelo exemplo.

2. Falta de Formação Permanente. Como na vida de qualquer profissional, exige-se um processo permanente de formação. Médicos, Advogados, Professores, Escritores, Padres - todos devem constantemente se atualizar e aprimorar sua prática e profissão; caso contrário, podem perder o emprego. Da mesma forma, como seguidores de Cristo, nosso processo de formação deve ser perpétuo, até o dia em que o Senhor nos chamar. Nunca poderemos conhecer e amar a Deus o suficiente!

3. Distrações e Mundanismo. Hoje existem muitas distrações mundanas que podem nos tirar do caminho reto e estreito que leva à salvação. Jesus diz que o caminho que leva à perdição é largo e espaçoso e muitos escolhem esse caminho; ao passo que o caminho que leva à salvação é estreito e são poucos os que o encontram e o seguem.

4. Prioridades. Além disso, sem um cultivo sério de nossa fé, outras coisas se tornam nossa prioridade sobre Deus. No entanto, nosso Deus é um Deus ciumento que não ficará em segundo lugar para nenhuma pessoa, lugar ou coisa.

5. Pecado. Finalmente, um dos maiores obstáculos para crescer em nossa fé seria o PECADO. Se cedermos ao pecado e permitirmos que o pecado seja nosso mestre, então nossa fé pode diminuir, murchar, secar e perecer! E aí nos tornamos escravos de nossos desejos e paixões pecaminosos.

Agora, vamos na direção oposta e respondamos como podemos fortalecer nossa fé e ser o meio pelo qual outros voltarão à fé, crescerão em sua fé e se tornarão apóstolos como nós que trazem outros de volta à fé.

1. Oração. Cada vez que rezamos, estamos crescendo em nossa fé. Na verdade, a oração é um ato de fé porque estamos rezando a um Deus que não vemos. O Servo de Deus, Padre John Hardon, SJ fez esta observação com respeito à fé. Ele notou que a maioria dos que tiveram a fé e a perderam, o fizeram por pouca oração ou abandono total da oração. Portanto, tomemos uma forte decisão e um esforço conjunto para nos esforçarmos para crescer em oração todos os dias.

2. Leitura Bíblica Sólida. Os santos foram convertidos pela leitura - como no caso de Santo Inácio de Loyola, que leu a vida dos santos após seu ferimento na batalha de Pamplona. Inácio exclamou: "Se Francisco pode, eu também posso; se Domingos pode, então eu também posso." Por que não decidir fortalecer sua fé diariamente, aplicando-se à boa leitura espiritual? Você também pode começar a ler a vida dos santos; eles de fato foram os heróis de Deus, e homens e mulheres de fé extraordinária!

3. Aceite as Provações como Simão Pedro. Quando Deus lhe envia alguma provação ou tribulação, por que não aceitá-la e gritar como Simão Pedro que estava afundando nas ondas: Senhor, salve-me! Jesus o salvou e, ao mesmo tempo, gentilmente o repreendeu com as palavras: "Ó homem de pouca fé!" Deus realmente envia provações para fortalecer sua fé, como Jó no Antigo Testamento e Pedro no Novo Testamento.

4. Eucaristia: O Pão da Vida. Deve-se dizer que a recepção frequente, digna e fervorosa da Eucaristia, o Pão da Vida, é de longe um dos meios mais poderosos para crescer em nossa fé. "Assim como a cerva suspira pelas fontes das águas, assim a minha alma suspira por ti, ó Deus." (Salmo 41, 2) Que as palavras do Salmista nos motivem a crescer na fé, fazendo-nos crescer na fé e na avidez pela Eucaristia!

5. Compartilhe Sua Fé com os Outros. É interessante notar que, quando compartilhamos coisas materiais, acabamos em maior pobreza. Não é assim com os dons e tesouros espirituais. Acontece o contrário! Quanto mais damos e compartilhamos nossa fé com os outros, mais enriquecemos nossa própria fé. Portanto, esteja aberto às oportunidades que Deus coloca em seu caminho - pessoas com quem você pode compartilhar sua fé. Muitos não têm fé e podem nunca ter fé por esta simples razão: ninguém esteve pronto e disposto a compartilhar sua fé com eles. Como expressa o profeta Isaías: "Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, que proclama boas novas e anuncia a salvação" (Is 52,7).

As últimas palavras de Jesus antes de ascender ao céu foram: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28, 19-20). Com efeito, ser seguidor de Cristo é ser missionário, procurando sempre tempos, lugares e circunstâncias para partilhar a Boa Nova da salvação. Que Nossa Senhora, que disse SIM a Deus na Anunciação e depois foi às pressas visitar sua prima Isabel para levar a Boa Nova a ela, seja nossa inspiração para conhecer nossa fé, amar nossa fé, crescer em nossa fé e ser zeloso em compartilhar nossa fé com o mundo inteiro!

Autor: Pe. Ed Broom, OMV

Original em inglês: Catholic Exchange