São José De Cupertino, O Santo Relutante

04/02/2022

São José nasceu em 1603 em Cupertino, na diocese de Nardo, no Reino de Nápoles. Depois de passar a infância e a adolescência na simplicidade e na inocência, ingressou finalmente nos Frades Menores Franciscanos Conventuais. Após a sua ordenação ao santo sacerdócio, entregou-se inteiramente a uma vida de devoção ao Senhor e à Sua Igreja. Sua profunda vida devocional o levou ao tipo de santidade que é forjada pela humildade, mortificação voluntária e obediência. Ele foi consagrado à Bem-Aventurada Virgem Maria e promoveu a devoção a ela entre todas as classes de pessoas como um caminho maravilhoso para uma vida cristã e amor por Jesus Cristo mais profundos.

Diz-se que sua mãe muitas vezes o considerava um incômodo e o tratava com severidade. José supostamente era lento para aprender e distraído. Dizia-se que ele frequentemente vagava sem rumo, com a boca aberta e por ter um temperamento ruim não era nada popular. Ele tentou aprender o ofício de sapateiro, mas não conseguiu. Pediu para se tornar um franciscano, mas inicialmente não o aceitaram. Finalmente, ele se juntou aos capuchinhos, porém por um período muito curto de tempo. Oito meses depois, eles o mandaram embora. Fontes dizem que foi porque ele não conseguia fazer nada certo.

Ele derrubava pilhas de pratos e se esquecia de fazer o que lhe mandavam. Sua mãe não ficou nada feliz por ter José de dezoito anos de volta para casa novamente, mas ela finalmente conseguiu que ele fosse aceito como serviçal no mosteiro franciscano. Ele recebeu o hábito de frade e se empenhava em cuidar dos cavalos.

Nessa época, José começou a mudar. Ele cresceu em humildade e mansidão, frutos do Espírito Santo operando em uma pessoa. Ele se tornou mais cuidadoso e bem sucedido em seu trabalho. Também começou a rezar mais e fazer mais atos voluntários de penitência. Finalmente, conseguiu entrar na ordem franciscana e, posteriormente, estudar para o sacerdócio. Embora fosse um bom e santo frade, teve muita dificuldade com os estudos. Durante os exames do seminário, o examinador lhe pediu para explicar a única coisa que ele sabia bem, e assim ele foi ordenado diácono e, mais tarde, sacerdote.

Depois disso, o Espírito Santo começou a operar muitos milagres incríveis por meio de São José. Mais de setenta vezes, as pessoas dizem que o viram se levantar do chão enquanto oferecia a Missa ou rezava. Muitas vezes ele entrava em êxtase e era pego conversando com Deus. Ele se apaixonou tão profundamente por Deus que tudo o que viu apenas o atraiu para uma união mais profunda. Ele disse que todos os problemas deste mundo não eram nada além de guerra de brincadeira em que as crianças usam espingardas de rolha. São José tornou-se tão famoso pelos milagres que finalmente foi mantido escondido do público, mas estava feliz pela chance de estar a sós com seu amado Senhor. Por sua parte, Jesus nunca o deixou sozinho e um dia veio para levá-lo para o céu. O Papa Clemente XIII o canonizou em 1767. Ele é o santo padroeiro dos viajantes aéreos, pilotos e deficientes intelectuais.

A vida deste santo foi marcada por êxtases e levitações. A mera menção de Deus ou de um assunto espiritual era suficiente para tirá-lo de seus sentidos; na Missa, diz-se que ele frequentemente flutuava no ar em êxtase. Certa vez, enquanto cantavam canções de Natal, ele subiu ao altar-mor e ajoelhou-se no ar, em uma oração extática. As pessoas acorreram a ele em massa em busca de ajuda e conselhos no confessionário, e ele ajudou muitos a viver uma vida cristã verdadeiramente devota. No entanto, este homem humilde teve que suportar muitas provações severas e terríveis tentações ao longo de sua vida. Ele morreu em 18 de setembro de 1663.

Oração a São José Cupertino

Oh, grande São José Cupertino que, enquanto estáveis na terra, obtivestes de Deus a graça de ser arguido em vosso exame justamente sobre a única questão que sabíeis, obtende-me igual favor no exame para o qual eu estou me preparando. Como gratidão, eu prometo fazer-vos conhecido e invocado.

Por Cristo nosso Senhor

S. José Cupertino, rogai por nós

Amém

Original em inglês: Catholic Online


Filme: O Santo Relutante