Quando Você Visitar Um Padre, Por Favor, Lembre-se...

14/01/2023

Que padre não é casado, nem terá família própria. Sem esposa, sem filhos. Sua família são seus paroquianos. Ele é um pai espiritual na fé para a comunidade que serve. O seu futuro é celebrar a Eucaristia na Missa todos os dias, ouvir as confissões, ungir os enfermos, servir aqueles que o procuram em busca de ajuda.

Um padre pode servir uma paróquia apenas por um período mínimo de cinco a sete anos. Depois disso, ele pode ser transferido para outra paróquia ou designado para uma função diferente na Igreja. Ele conta com sua equipe de voluntários, funcionários e fiéis leigos. Não espere que ele esteja lá o tempo todo para você.

Quando você dá dinheiro para a Igreja, pode se surpreender ao saber que o dinheiro não é para ele porque nenhum padre ganha um salário fixo. Eles recebem um estipêndio para cobrir suas despesas básicas de alimentação, roupas e viagens. Eles economizam cada centavo para sair de férias e grande parte do dinheiro é presenteado por amigos, parentes e simpatizantes, pois eles não recebem férias pagas como o resto de nós que trabalhamos. Enquanto trabalhamos por um período fixo de horas com dois dias de folga por semana, espera-se que os padres estejam de plantão 24 horas por dia, 7 dias por semana. Portanto, não fique com raiva se eles não responderem quando você precisar deles. Eles também são humanos com a mesma fragilidade nossa.

Se você ouvir alguém falando mal de um determinado padre, por favor, corrija essa pessoa e não se envolva em fofocas sem conhecimento dos fatos. Lembre-se de que eles estão sozinhos e às vezes precisam de companhia. Preste atenção às suas necessidades emocionais, físicas e mentais. Acompanhe-os se necessário ou ofereça uma ajuda ou até mesmo uma carona.

Não é fácil sair sozinho às 2 ou 3 da manhã, especialmente em bairros perigosos para aconselhar ou mesmo ungir alguém em seu leito de morte. Se alguém vier até eles em tal hora para pedir ajuda, eles devem se levantar de seu sono profundo e ainda devem celebrar a Missa pela manhã. Quem está lá para eles quando estão doentes ou têm emergências no meio da noite? No entanto, eles são obrigados a cumprir seus deveres, porque se não forem eles, quem poderá?

Lembre-se de seus aniversários, aniversários de ordenação e eventos importantes em suas vidas. Comemore com eles, chore com eles. Ofereça um ombro para se apoiarem. Se eles caírem, não os julgue ou critique. Levante-os e ajude-os em sua jornada na vida. Não se ofenda se eles não corresponderem às suas expectativas. Nenhum padre é perfeito.

Portanto, cuide de seus sacerdotes, lembre-se daqueles que batizaram, confirmaram, casaram e ungiram você. Aqueles que oferecem Missas por suas intenções e rezam por você. Que Deus abençoe nossos sacerdotes em nome de Jesus, nosso eterno Sumo Sacerdote. Amém.

Original em inglês: Rosary Promises