Por Que Stª Teresa D’Ávila Prezava Tanto A Intercessão De S. José?
A Igreja celebra a festa de Santa Teresa d'Ávila, Doutora da Igreja no dia 15 de outubro. Ela tinha um amor profundo por São José e se voltou para ele como seu pai espiritual ao longo de sua vida. Neste Ano de São José, também nós devemos dirigir-nos a ele como nosso pai espiritual, que nos conduz a uma união mais profunda e íntima com Nosso Senhor. Embora existam inúmeras razões para recorrer a São José em busca de orientação e necessidades de intercessão, aqui estão três exemplos de ocasiões em que sua intercessão é particularmente eficaz.
Lutar pela Castidade e a Pureza de Coração
Vivemos em uma época em que é cada vez mais difícil permanecer puro de coração e casto. Com a mídia buscando constantemente nos afastar de uma vida de santidade, por meio da qual buscamos colocar o corpo a serviço da alma, podemos ser dominados pelas tentações contra a castidade em nossa vida diária. São José, que era casto e puro, é o pai espiritual que pode liderar e proteger aqueles que lutam contra a luxúria e a impureza. Santa Teresa de Ávila voltou-se para ele como o protetor de sua pureza e voto de celibato. Ela afirmou:
Tomei por advogado e senhor ao glorioso São José e encomendei-me muito a ele. Vi claramente que, tanto desta necessidade como de outras maiores de honra e perda de alma, este Pai e Senhor meu me tirou com maior bem do que eu lhe sabia pedir. Não me recordo até agora de lhe ter suplicado coisa que tenha deixado de fazer. É coisa de espantar as grandes mercês que Deus me tem feito por meio deste bem-aventurado Santo e dos perigos de que me tem livrado, tanto no corpo como na alma.
Santa Teresa o recomenda com imenso fervor porque sabe o intercessor eficaz que São José é para aqueles que lutam contra as tentações da impureza ou da castidade. É difícil não lutar contra as tentações em uma cultura que nos inunda com imagens lascivas e pensamentos impuros. Recorra a São José quando a tentação chegar e confie em sua intercessão, não importa a dificuldade.
Nas Provações e Tribulações
Se há uma coisa que nos foi prometida nesta vida, é o sofrimento e as dificuldades. Cristo nos diz que devemos segui-Lo no Caminho da Cruz, o que significa que devemos aprender a nos render inteiramente a Ele em cada obstáculo e agonia. São José encontrou muitas dificuldades como pai adotivo de Jesus. Ele teve que levar Nossa Santíssima Mãe e Jesus ao Egito, longe de tudo que eles conheciam. São José sofreu tremendamente sabendo que não estaria presente com Maria e Jesus na crucificação. Havia também as dificuldades diárias de sustentar sua família enquanto vivia na pobreza. Ele conheceu um sofrimento imenso. Portanto, Santa Teresa d'Ávila recorreu a ele em todas as suas dificuldades:
Em especial, as pessoas de oração sempre lhe haviam de ser afeiçoadas. É que não sei como se pode pensar na Rainha dos Anjos - no tempo em que tanto passou com o Menino Jesus - sem que se dê graças a São José pelo muito que então Os ajudou.
É impossível separar São José das provações sofridas por Maria e Jesus. Ele esteve com eles nessas agonias até sua morte. Por meio da oração, aprendemos a nos entregar totalmente ao Santíssimo Coração de Jesus para perseverar em tudo o que Ele permita que aconteça em nossas vidas para a nossa santificação. Nestes períodos de sofrimento, devemos também nos voltar para o pai terreno de Jesus, que pode nos ajudar por sua intercessão para seguir a vontade de Deus como ele fez durante sua vida aqui na terra.
Para Crescer em Virtude
O caminho para a santidade é trilhado por aqueles que buscam - pela graça de Deus - promover as virtudes em suas vidas diárias. Isso começa com a oração, os sacramentos e o sacrifício pela própria vocação. Viver as virtudes em nossa vida diária pode ser difícil e muitas vezes lutamos com os maus hábitos ou pecados habituais que atrapalham nosso avanço na santidade. Santa Teresa d'Ávila experimentou a intercessão de São José em sua própria vida e na vida daqueles ao seu redor no avanço da virtude:
Não conheci pessoa que lhe fosse verdadeiramente devota e lhe prestasse particular serviço sem fazer progressos na virtude. Ele ajuda muitíssimo quem a ele se recomenda.
Se levamos a sério nosso desejo de crescer nas virtudes, devemos recorrer a São José diariamente para obter ajuda em nossas famílias, paróquias, locais de trabalho e em nossas interações com os outros. Se existe uma virtude particular que sabemos mais necessitar, devemos confiá-la ao seu cuidado intercessor, sabendo que, como nosso amoroso pai espiritual, ele levará todos os nossos pedidos a Jesus. A intercessão de São José é particularmente poderosa com Jesus, pois Ele tem um grande amor por seu pai adotivo. Santa Teresa d'Ávila explica:
O Senhor nos quer dar a entender que, assim como lhe foi sujeito na terra - pois tendo o título de pai, era o tutor do Senhor e O podia mandar - assim no Céu faz o quanto Lhe pede.
Como isso é possível? Primeiro, porque São José deseja a vontade de Deus, o que significa que seus pedidos já estarão em conformidade com os desejos de Jesus. Em segundo lugar, Jesus foi obediente a São José em sua vida terrena, o que nos mostra a tremenda humildade e confiança que Nosso Senhor tem em seu pai adotivo. Nós também devemos humildemente implorar por sua ajuda para nos levar a um amor mais profundo por Jesus e desejar viver fielmente a vontade de Deus.
Este Ano de São José é uma oportunidade muito necessária para nos voltarmos ao homem a quem Deus se confiou. Não importa as dificuldades que possamos enfrentar na vida, Santa Teresa d'Ávila, uma grande santa e Doutora da Igreja, nos diz que podemos recorrer a São José com total confiança. Vamos nos voltar para esses dois santos incríveis para nos ajudar a crescer em uma santidade maior.
Autora: Constance T. Hull
Original em inglês: Catholic Exchange