Por Que Os Católicos Fazem O Sinal Da Cruz?

17/07/2023

O Sinal da Cruz é a oração católica mais comum. Usamos no início e no final das orações, na Missa, quando passamos por uma igreja, cemitério ou clínica de aborto e quando ouvimos a sirene de um veículo de emergência. Mas sabemos que é uma oração em si? Ou o que significa?

Quem pode fazer o sinal da cruz?

Qualquer um pode fazer o Sinal da Cruz! Você não precisa ser católico. Mas seria melhor se você acreditasse na Trindade e no poder salvador de Cristo, pois esta é uma profissão desses ensinamentos.

Como fazemos o sinal da cruz?

Tocamos nossa testa e dizemos: "Em nome do Pai", depois descemos para o meio do peito, dizendo "e do Filho", e nosso ombro esquerdo e depois direito afirmando "e do Espírito Santo, Amém. "

Nosso descer da testa ao peito lembra a encarnação de Cristo, sua descida do céu. Mover-se da esquerda para a direita simboliza mover-se da maldição para o lado da bênção, ou do Hades para o Paraíso.

Se mantivermos três dedos juntos enquanto fazemos o sinal da cruz, eles simbolizam a Trindade, e os outros dois dedos juntos representam as duas naturezas de Cristo, pois ele é plenamente Homem e plenamente Deus. Se usarmos uma mão aberta com todos os cinco dedos estendidos, estamos traçando uma benção sobre nós, expressamos uma abertura para Cristo e simbolizam suas cinco chagas.

De onde veio o Sinal da Cruz?

A prática já estava bem estabelecida no século II, conforme atestado por Tertuliano (aD c. 160 - c. 225). Ele escreve sobre uma mulher que "faz um sinal" sobre seu corpo, e Orígenes fala diretamente sobre traçar a Cruz na testa. Ainda vemos esse menor sinal da Cruz no Batismo, na Quarta-feira de Cinzas e antes da leitura do Evangelho na Missa.

São Basílio confirma no século IV que aprendemos o sinal já no tempo dos Apóstolos e que era administrado nos Batismos. No geral, parece provável que a prevalência de fazer o Sinal da Cruz maior sobre o corpo, se deva a uma instrução do Papa Leão IV em meados do século IX.

Por que fazemos o Sinal da Cruz?

Somos seres físicos e espirituais. Portanto, não é apenas com nossas palavras que oramos, mas também com nossos corpos. Seja em pé, ajoelhado, de mãos dadas, impondo as mãos sobre alguém, ou estendendo nossas mãos, ou apenas fazendo uma genuflexão. Tudo isso é importante quando colocamos todo o nosso ser em ação.

Quais são os propósitos e o significado?

Muitas coisas entram na oração do Sinal da Cruz, pois se trata de uma:

  • Confissão de fé na Trindade e na obra salvadora de Cristo na Cruz
  • Invocação do poder do nome de Deus
  • Abertura para a Graça
  • Renovação de batismo
  • Marca do discipulado
  • Aceitação do sofrimento
  • Súplica de apoio em nosso sofrimento
  • Defesa contra o diabo
  • Ferramenta de evangelização
  • Reinvidicação de nossa pertença a Cristo

Quando usado antes de uma oração, ajuda a chamar Cristo ao espaço, ao momento, aos nossos corações. Quando você faz o Sinal da Cruz no final de uma oração, você diz que quer seguir adiante nEle e para Ele.

One tip for incorporating this beautiful prayer into your life is to use the laity blessing. This is how we, as parents, bless our children. We use this specifically before bed every night, and now we also receive nightly blessings from our children. We trace a small sign of the cross on their forehead and say, "May God bless you and protect you."

Uma dica para incorporar esta bela oração em sua vida é usar a bênção dos leigos. É assim que, como pais, podem abençoar seus filhos, especificamente antes de dormir todas as noites, traçando um pequeno Sinal da Cruz em suas testas dizendo: "Que Deus o abençoe e o proteja".

Vamos em frente revestidos em Cristo, Seu poder e graça, e fazer todas as coisas em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo!

Autores: Drew and Katie Taylor

Baseado no original em inglês: Catholic-Link