Por Que A Família É Muito Mais Que Amor?

18/09/2023

Essa é uma mensagem atualmente muito popular em camisetas nas Filipinas: "Família é amor". Após uma reflexão mais profunda sobre o significado cristão do casamento, essa descrição do matrimônio é deficiente e gravemente distorcida. O amor é, de fato, essencial para a vida familiar, mas a família não pode ser amor se o amor significar um apego meramente emocional ou uma atitude permissiva a todos os tipos de imoralidade característicos de nossos tempos.

Em verdade, a família não é amor; a família é uma resposta ao chamado à santidade por meio do amor. A vida familiar, como todas as outras vocações na Igreja, é uma resposta livre e generosa ao chamado à santidade por meio da caridade altruísta. Por parte dos membros de uma família, isso significa uma vontade firme de procurar tornar-se cada vez mais semelhante a Cristo por meio de um amor mútuo que tenha como padrão o amor abnegado que encontramos em Jesus Cristo.

O que torna a Sagrada Família santa? Em primeiro lugar, eles são santos em suas pessoas. Jesus é o todo-santo, a fonte de toda santidade. Maria é Sua santa Mãe, a única Imaculada Conceição que é cheia de graça. São José é o esposo verdadeiramente virtuoso e santo de Maria.

Mas eles também são santos em seus relacionamentos e por meio deles. Eles se relacionam uns com os outros de forma a se apoiarem e se desafiarem mutuamente na bondade. Maria e São José ensinam Jesus e o educam na fé. Eles o levam ao templo na idade certa. De Sua parte, Jesus fica para trás para desafiar Seus santos pais a colocar os direitos de Seu Pai celestial acima dos próprios direitos deles sobre Ele: "Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?".

Jesus foi obediente a Maria e a São José: "Desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso". Ao se relacionar com Seus pais e dar-lhes o respeito e a autoridade que eles têm sobre Ele, Jesus, em Sua humanidade, também "avançou em sabedoria, idade e graça diante de Deus e dos homens". O amor autêntico na família não é sentimental, mas expresso em obediência altruísta.

Enquanto Ele crescia aprendendo com seus pais humanos, Maria também aprendia com as palavras e ações de seu Filho: "Maria conservava todas essas palavras, meditando-as no seu coração". Por sua própria parte, Maria também avançou em sua completa rendição e aceitação do direito de Deus sobre seu filho, Jesus Cristo. Por fim, ela consentirá livremente com os caminhos misteriosos de Deus ao pé da cruz, quando Jesus se ofereceu ao Pai em obediência amorosa: "Junto à cruz de Jesus estava sua Mãe" (Jo 19, 25).

O exemplo da Sagrada Família nos mostra que os membros de uma família cristã devem influenciar, apoiar e desafiar uns aos outros a amadurecer em santidade. Toda família também deve refletir esse apoio e desafio mútuos na santidade nos três níveis a seguir.

Primeiro, deve haver amor e confiança mútuos entre os membros da família. Os membros confiam que cada um tem em mente o seu melhor interesse. Jesus confiava em Maria e em José, a ponto de entregar-se a eles como filho e obedecê-los. Maria confiou Nele o suficiente para aceitar Sua explicação incompreensível para ficar para trás: "Mas eles não entenderam o que Ele lhes disse." (Ver Lc 2, 41-52)

Depois, há a necessidade de ser um bom exemplo para os outros membros da família. Maria e São José provavelmente foram a Jerusalém muitas vezes antes de levarem Jesus para lá pela primeira vez tempo. Eles incorporaram e praticaram primeiro o que mais tarde ensinariam a Ele. Jesus também colocou Seu Pai celestial em primeiro lugar antes de instruir Seus pais a fazerem o mesmo: "devo ocupar-me das coisas de meu Pai".

Por fim, há a necessidade de apoiar e incentivar uns aos outros na santidade por meio de nossas palavras. O diálogo entre Maria e Jesus no templo mostra essa honestidade e abertura na comunicação de expectativas e na escuta mútua. Só Deus sabe como as palavras de Jesus devem ter fortalecido Maria em sua misteriosa vocação.

Assim como Jesus escolheu se tornar humano e o centro da Sagrada Família, Ele também deseja ser o membro central de nossas próprias famílias para guiar os membros da família pelo caminho da santidade em seus relacionamentos uns com os outros e por meio deles. Assim, a família cristã se torna uma arena de crescimento em santidade por meio do recebimento e da doação desinteressada de amor.

Encontramos em Colossenses 3, 12-17 alguns pontos positivos para nos ajudar a examinar a santidade de nossas famílias. Elas são lugares onde aprendemos a amar e a confiar uns nos outros? Estamos prontos para trabalhar para reconstruir a confiança uns nos outros quando essa confiança foi traída ou ferida? Como estamos nos esforçando para "revesti-vos de entra­nhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência" em nossos relacionamentos? Estamos todos nos esforçando para "suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente ... Como o Senhor vos perdoou"? Estamos nos esforçando para nos revestir de amor, "o vínculo da perfeição"? A família não pode ser apenas amor se o amor significa aquele afeto vago e sentimental que não pode levar à morte de si mesmo para o verdadeiro bem do amado.

Nossas famílias são lugares onde aprendemos a incorporar os valores do Evangelho em primeiro lugar e a edificar uns aos outros em uma vida cristã virtuosa? Os membros de nossas famílias estão dispostos a deixar que "triunfe em vossos corações a paz de Cristo"? Até que ponto estamos prontos para deixar "palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza"? Sob o pretexto e o engano de que "família é amor", permitimos, sem saber, que nossas famílias se tornem o campo de treinamento para os valores e sentimentos mundanos de nossas culturas.

Por fim, nossas famílias devem ser locais de sólida instrução na vida cristã. Nossas famílias são lugares onde "com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente"? Incentivamos uns aos outros na santidade por meio de nossas palavras de afirmação? Estamos vivendo com uma mentalidade permissiva que deixa de ensinar e corrigir uns aos outros? Adotamos a mentalidade covarde de "quem sou eu para julgar?" em relação à vida moral e às escolhas de nossos entes queridos? Somos corajosos o suficiente para fazer uma correção fraterna sincera e honesta em nossa família?

Meus queridos irmãos e irmãs em Cristo, nossas famílias enfrentam dificuldades e se desintegram quando os membros deixam de se esforçar para crescer em santidade e quando se recusam a apoiar uns aos outros em santidade. Por ser a Igreja doméstica, a falta de santidade na família leva à falta de santidade na Igreja também. Ouvimos muito sobre clérigos insensíveis e sem consideração em todos os níveis da hierarquia da Igreja. Ouvimos falar de clérigos que são escandalosos para o rebanho de várias maneiras. Ouvimos falar de clérigos que não conseguem instruir e corrigir as almas errantes que estão sob seus cuidados.

Dificilmente relacionamos essa negligência e desobediência entre os clérigos às suas famílias de origem. É provável que muitos dos clérigos não tenham experimentado amor e respeito mútuos em suas famílias, não tenham visto exemplos vivos do Evangelho e não tenham sido corrigidos de maneira amorosa em suas próprias famílias. Eles não conseguiam perceber que o verdadeiro amor também fala a verdade difícil e dolorosa e dá bons exemplos. Assim como as famílias vão, a Igreja também vai!

O chamado à santidade é iniciado no batismo e é respondido primeiramente na família. A santidade é sempre possível porque Deus nos dá todas as graças e oportunidades de que precisamos para cultivar essa santidade por meio de nossos relacionamentos com os membros da família. A família não pode ser amor se esse amor não incluir o desejo e a luta pela santidade para nós mesmos e para nossos entes queridos.

O Cristo que se tornou um como nós no Natal também quer se tornar um com nossas famílias. Ele vem com graças incríveis nesta Eucaristia para nos fortalecer na santidade e nos ajudar a nos apoiar mutuamente e incentivar uns aos outros na santidade também. Precisamos muito dessa graça se também quisermos ser santos em nossas pessoas e também santos em nossos relacionamentos com os outros, a começar por nossas famílias.

Glória a Jesus! Honra a Maria!

Autor: Pe. Nnamdi Moneme, OMV

Original em inglês: Catholic Exchange