Pentecostes
"A este Jesus, Deus o ressuscitou: do que todos nós somos testemunhas.
Exaltado pela direita de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido,
derramou-o como vós vedes e ouvis"
(At 2, 32-33)
O que é Pentecostes?
Na Solenidade de Pentecostes, os cristãos comemoram a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, reunidos em torno da Mãe do Senhor (Atos dos Apóstolos, capítulo 2).
A solenidade é celebrada no 50º e último dia do tempo pascal.
Antes da Ascensão ao céu, Jesus ordenou aos Apóstolos que "não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da promessa de seu Pai" (Atos dos Apóstolos 1, 4-5), depois pediu que ficassem juntos para se prepararem receber os dons do Espírito Santo.A "Promessa do Pai" é o Espírito Santo.
A manifestação mais significativa do Espírito Santo na Sagrada Escritura está registrada no início dos Atos dos Apóstolos. Após a Ascensão de Jesus ao Céu, os Apóstolos e algumas das discípulas esperavam pelo Espírito que Jesus havia prometido.
De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. (Atos dos Apóstolos 2, 2-4)
Este evento é chamado de Pentecostes e é originalmente uma festa na qual Israel celebrava o estabelecimento da aliança com Deus no Monte Sinai. Através do evento de Pentecostes em Jerusalém, tornou-se para os cristãos a festa do Espírito Santo. A Igreja Católica celebra a festa de Pentecostes aproximadamente 50 dias após a Páscoa. (do grego pentēkostḗ, que significa "quinquagésimo")
O Shemá judaico, o Espírito Santo e o Pentecostes
(Ativar as legendas em português.)
Qual é a história de Pentecostes?
Os 11 Apóstolos restantes retornaram a Jerusalém após a Ascensão de Jesus ao Céu. Atos 1, 14 diz: "Todos estes unanimemente se dedicavam à oração, juntamente com as mulheres, Maria, mãe de Jesus, e seus irmãos". Durante esse tempo, os apóstolos escolheram um substituto para Judas Iscariotes. Eles lançaram sortes entre dois homens, e a sorte caiu sobre Matias.
Após nove dias de oração, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos. Eles ouviram um som como um "vento forte" e "línguas como de fogo" repousavam sobre suas cabeças.
Saindo, Pedro dirigiu-se à multidão reunida. Embora, apenas algumas semanas antes, ele tivesse negado a Cristo três vezes, Pedro proclamou o Evangelho com coragem. Naquele dia, três mil pessoas acreditaram em Cristo e foram recebidas em Sua Igreja.
No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. - Papa Bento XVI, Homilia no Domingo de Pentecostes de 2006
Pentecostes e a Divindade do Espírito Santo
(Ativar as legendas em português.)
O que aconteceu no Pentecostes?
Em Pentecostes, o Espírito Santo transformou apóstolos amedrontados em testemunhas corajosas de Cristo e batizar os que cressem. Aqueles que foram batizados criaram comunidades para compartilhar sua nova fé em Cristo uns com os outros. Pentecostes é o aniversário da Igreja e a partir disso começou a era da Igreja.
Os que receberam a sua palavra foram batizados. E naquele dia elevou-se a mais ou menos três mil o número de adeptos. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações - Atos dos Apóstolos 2, 41-42
Dons Carismáticos
(Ativar as legendas em português.)
Por que o Pentecostes é conhecido como o aniversário da Igreja?
Quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos, eles imediatamente começaram a proclamar o Evangelho. Aliás, três mil pessoas foram batizadas naquele dia. Os discípulos, pelo dom do Espírito Santo, estavam respondendo ao chamado de Jesus para "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mateus 28,19). O Espírito Santo é vital na missão e testemunho da Igreja, por isso consideramos Pentecostes o aniversário da Igreja.
O milagre das línguas no Pentecostes mostra que a Igreja se faz presente para todos os povos desde o início. A Igreja é universal ("Católica" é o termo latino do grego "katholikos" que significa universal).
Ela fala com todas as pessoas, supera barreiras étnicas e linguísticas e pode ser compreendida por todos.
Até hoje o Espírito Santo é a "Alma" da Igreja, o princípio essencial de sua vida. A Igreja é missionária. Ela recebe seu mandato de sair e fazer discípulos.
A missão do Espírito Santo e a obra da Igreja se fundem. O Espírito Santo trabalha através da Igreja para tornar conhecida a missão de Jesus Cristo. O Espírito Santo ilumina ao revelar que Cristo foi crucificado e ressuscitou, indicando o caminho para nos tornarmos semelhantes a Ele, ou seja, sermos instrumentos do amor de Cristo no mundo.
O Espírito Santo é a fonte de nossas vidas juntos, nos une em unidade apesar de nossa diversidade e nos enriquece com todos os dons necessários para sermos o Corpo de Cristo.
Falar em Línguas e Edificar a Igreja
(Ativar as legendas em português.)
Quem é o Espírito Santo?
O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Deus Pai é a Primeira Pessoa, e Deus Filho (Jesus) é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
De acordo com o Catecismo (parágrafo 691):
«Espírito Santo», tal á o nome próprio d'Aquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A Igreja recebeu este nome do Senhor e professa-o no Baptismo dos seus novos filhos.
O termo «Espírito» traduz o termo hebraico «Ruah» que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d'Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito divino. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas divinas. Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos «espírito» e «santo»
Este conhecimento da fé só é possível no Espírito Santo. Para estar em contacto com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a fé. - Catecismo da Igreja Católica, 683
Original em inglês: Our Lady of Hope Parish