Os Santos E Seus Anjos

07/10/2022

No início deste mês, celebramos o Memorial dos Santos Anjos da Guarda. Esta festa muitas vezes passa com pouca atenção, mas isso é especialmente verdade porque caiu em um domingo (2 de outubro) e foi assim substituída pela celebração da Missa Dominical e da Eucaristia. No entanto, os santos muitas vezes sentiram gratidão por seus anjos da guarda ao longo de suas vidas.

A relação especial que muitos santos tiveram com seu anjo da guarda fala de uma verdade maior: não estamos sozinhos nisso. Nosso Senhor não nos criou apenas para nos deixar a nossa própria sorte. Como proclamou São Padre Pio: "Ninguém está só! Há um anjo da guarda para cada pessoa."

São Padre Pio e Seu Anjo da Guarda

São Pio de Pietrelcina tinha uma relação especial com toda a criação de Deus, e isso incluía seres angélicos. Um padre perguntou se eles eram os únicos que estavam ao redor do altar na Missa. Padre Pio respondeu: "Toda a corte celestial".

São Pio certamente estava grato pelas orações de seu anjo da guarda. Como ele escreveu em uma carta: "É muito consolador saber que esse anjo ora sem cessar por nós, oferece a Deus todas as nossas boas ações e, se são puros, os nossos pensamentos e os nossos desejos".

Padre Pio também podia ouvir as orações de seus filhos espirituais por meio de seus anjos da guarda. Muitas vezes ele dizia a seus filhos espirituais: "Envie-me seu anjo!" Ao longo do dia, o santo ouvia suas intenções por meio de seus anjos da guarda e imediatamente oferecia orações por eles. Em um conto fantástico, Padre Pio até intercedeu por alguns peregrinos cujo ônibus foi pego na tempestade depois que os anjos o acordaram para rezar.

Padre Pio e os Anjos

A Amizade de Santa Gemma Galgani com seu Anjo da Guarda

Como um homem que sofre frequentes dores nas costas, muitas vezes recorri a Santa Gemma Galgani, que é uma santa padroeira daqueles que sofrem lesões ou dores nas costas. Seu próprio sofrimento não se limitava a dores. Assim como São Padre Pio, Santa Gemma experimentaria a própria dor de Nosso Senhor nos estigmas.

Apesar de ter sofrido desde cedo, ela encontrou amizade e conforto em seu anjo da guarda.

Santa Gemma Galgani viu seu anjo da guarda pela primeira vez aos dezessete anos. À medida que sua doença e sofrimento aumentavam, ela encontrou conforto na orientação desse anjo. Como ela diz em seu Diário: "Desde o momento em que me levantei do meu leito de doente, meu Anjo da Guarda começou a ser meu mestre e guia". O anjo de Santa Gema ofereceu orientação e instrução, mas também um grande conforto. Uma vez, seu anjo da guarda até lhe trouxe uma xícara de café.

Provavelmente não teremos as revelações místicas que Santa Gema teve. No entanto, podemos ter o conforto de que também temos um anjo da guarda que é tão vigilante conosco em nosso caminho para a santidade.

São João Maria Vianney

"Boa noite, meu anjo da guarda. Obrigado por ter cuidado de mim durante o dia; entregue a Deus todas as batidas do meu coração enquanto eu durmo. Amém."

- Oração noturna de São João Maria Vianney ao seu anjo

O Cura d'Ars acreditava que cada pessoa era especialmente vigiada pelo seu anjo da guarda quando ia receber a Sagrada Comunhão. São João Vianney também buscaria a proteção de seu anjo da guarda e pregaria que os outros deveriam fazer o mesmo. "Se nossos anjos da guarda não estivessem perto de nós para nos defender", disse São João em uma homilia, "nós sucumbiríamos a todos os ataques que o diabo nos der".

Como parte de suas orações diárias, o santo Cura agradecia todas as noites ao seu anjo da guarda. Ele também lembrou aos fiéis que nossos anjos da guarda são nossos "amigos mais fiéis". Eles permanecem conosco dia e noite e tais pensamentos nos movem para a mesma gratidão expressa por São João Vianney.

Oração de São John Henry Newman ao Seu Anjo da Guarda

Meu amigo mais antigo, meu desde a hora

Quando eu respirei pela primeira vez;

Meu fiel amigo que será meu,

Infalível, até a minha morte.

Tu sempre estiveste ao meu lado.

Meu Criador à tua confiança

Consignou minha alma quando Ele moldou

A criança do pó.

Ó Irmão da minha alma,

Quando minha libertação vier;

Teus braços gentis logo me levantarão,

Tuas asas me levarão para casa

Autor: Michael J. Lichens 

Original em inglês: Catholic Exchange


Leitura Complementar:

O Cardeal Newman: O grande convertido inglês

Os Santos Anjos da Guarda

Os Anjos