O Significado da Quinta-feira Santa

Com exceção da ressurreição na Páscoa, a Quinta-feira Santa é possivelmente um dos mais importantes, complexos e profundos dias de celebração na Igreja Católica. Na Quinta-feira Santa se celebra a instituição da Eucaristia como o verdadeiro corpo e sangue de Jesus Cristo e a instituição do sacramento do sacerdócio.

Durante a Última Ceia, Jesus se oferece como o sacrifício da Páscoa, o cordeiro sacrificial e ensina que todo sacerdote ordenado deve seguir o mesmo sacrifício exatamente da mesma maneira. Cristo também se despede de seus seguidores e profetiza que um deles o trairá e o entregará aos soldados romanos.

Em todo o mundo, bispos e padres se reúnem em suas catedrais locais na manhã da Quinta-feira Santa para celebrar a instituição do sacerdócio. Durante a Missa, o bispo abençoa o óleo de crisma que será usado para o Batismo, a Confirmação e a Unção dos doentes ou moribundos.

Nesta Missa, o bispo lava os pés de doze sacerdotes para simbolizar a lavagem de Cristo de seus doze apóstolos, nossos primeiros bispos e sacerdotes.

Mais tarde naquela noite, depois do pôr do sol - porque a Páscoa começou ao pôr do sol - a Liturgia da Quinta-feira Santa tem lugar, marcando o fim da Quaresma e o início do "Tríduo Pascal" - três dias que antecedem a Páscoa - na Igreja Católica.

Esta Missa salienta a importância que Jesus atribui à humildade do serviço e à necessidade de purificação pela água, um símbolo do batismo. Também enfatiza a importância crítica da Eucaristia e o sacrifício do Corpo de Cristo, que agora encontramos presentes na Hóstia Consagrada.

No final da Missa, os fiéis são convidados a continuar a adoração do Santíssimo Sacramento durante a noite, assim como os discípulos foram convidados a ficar com o Senhor durante sua agonia no jardim antes de Sua traição por Judas.

Depois da Quinta-feira Santa, nenhuma Missa será celebrada novamente na Igreja até que a Vigília Pascal celebrar e proclamar a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Assistam o vídeo.

Texto Original em inglês: CNA - Catholic News Agency

Vídeo Oginal em inglês: Catholic.Org