O Que A Igreja Primitiva Acreditava: Pedro Como Papa

O Novo Testamento apresenta cinco metáforas diferentes para o alicerce da Igreja (Mateus 16,18, 1 Coríntios 3,11, Efésios 2,20, 1 Pedro 2,5–6, Apocalipse 21,14). Uma das metáforas que costuma ser debatida é a de Jesus chamando o apóstolo Pedro de "pedra": "tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela"(Mateus 16,18).
Alguns tentam argumentar que Jesus não quis dizer que sua Igreja seria construída sobre Pedro, mas sobre outra coisa.
Há quem diga que, nesse trecho, há uma pequena diferença entre o termo grego usado para Pedro (Petros) e o termo para pedra (petra), mas ignoram a explicação mais simples: petra, por ser um substantivo feminino, foi modificado com uma terminação masculina, já que não se chamaria um homem (Pedro) com um nome feminino. A mudança de gênero é apenas uma questão de estilo.
Esses críticos também deixam de lado o fato de que Jesus falava aramaico e, como João 1,42 nos mostra, no dia a dia ele chamava Pedro de Kepha ou Cefas (dependendo da transliteração). Esse é o termo que depois foi traduzido para o grego como Petros. Assim, o que Jesus realmente disse a Pedro em aramaico foi: "Tu és Kepha, e sobre esta mesma kepha construirei a minha Igreja."
Os Padres da Igreja — os cristãos que viveram mais próximos dos apóstolos em tempo, cultura e formação teológica — entenderam claramente que Jesus prometeu construir a Igreja sobre Pedro, como mostram os trechos a seguir.
Taciano, o Sírio,
"Simão Cefas respondeu e disse: 'Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.' E Jesus respondeu-lhe e disse: 'Bem-aventurado és, Simão Bar-Jona, porque não foi a carne e o sangue que te revelaram, mas meu Pai que está nos céus. E também Eu te digo: tu és Cefas, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela'" (Diatessaron 23, [170 d.C.]).
Tertuliano
"Porventura algo foi ocultado ao conhecimento de Pedro, aquele que é chamado 'a pedra sobre a qual seria edificada a Igreja' [Mt 16,18], a quem foi concedido o poder de 'ligar e desligar no céu e na terra' [Mt 16,19]?" (Prescrição Contra os Hereges 22 [200 d.C.])
"O Senhor disse a Pedro: 'Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus [e] tudo o que ligares ou desligares na terra será ligado ou desligado no céu' [Mt 16,18–19]... Que homem és tu, que ousas subverter e alterar a manifesta vontade do Senhor, quando Ele mesmo conferiu tal autoridade pessoalmente a Pedro? A ti, diz Ele, edificarei a minha Igreja; e a ti darei as chaves" (De Pudicitia 21,9–10, [220 d.C.]).
A Epístola de Clemente a Tiago
"Seja do teu conhecimento, ó senhor meu, que Simão [Pedro], por causa da verdadeira fé e do firmíssimo fundamento de sua doutrina, foi separado para ser o alicerce da Igreja, e para tal fim foi por Jesus mesmo, com sua boca veraz, chamado Pedro" (Epístola de Clemente a Tiago 2 [221 d.C.]).
As Homilias Clementinas
"[Disse Simão Pedro a Simão Mago em Roma:] 'Pois agora estás em oposição direta a mim, que sou a pedra firme, o fundamento da Igreja' [Mt 16,18]" (Homilias Clementinas 17,19 [221 d.C.]).
Orígenes
"Contemplai [Pedro], o grande fundamento da Igreja, aquela pedra solidíssima sobre a qual Cristo edificou a Igreja [Mt 16,18]. E que diz nosso Senhor a ele? 'Homem de pouca fé,' diz Ele, 'por que duvidaste?' [Mt 14,31]" (Homilias sobre o Êxodo 5,4 [248 d.C.])
Cipriano de Cartago
"O Senhor disse a Pedro: 'Eu te digo,' diz Ele, 'que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E a ti darei as chaves do Reino dos Céus...' [Mt 16,18–19]. Sobre ele [Pedro] edifica Ele a Igreja, e a ele confere o mandato de apascentar as ovelhas [Jo 21,17]; e, embora outorgue igual poder a todos os Apóstolos, todavia funda uma única cátedra, e por sua autoridade estabelece uma origem e uma razão intrínseca para tal unidade. De fato, os demais eram também aquilo que Pedro foi [isto é, Apóstolos], mas a primazia é conferida a Pedro, para que se torne manifesto que há uma só Igreja e uma só cátedra... Se alguém não persevera nesta unidade de Pedro, poderá crer que permanece na fé? Se abandonar a cátedra de Pedro, sobre a qual a Igreja foi edificada, poderá ainda confiar que está na Igreja?" (Sobre a Unidade da Igreja Católica 4; 1ª edição, [251 d.C.]).
"Há um só Deus, um só Cristo, uma só Igreja, e uma só cátedra fundada por palavra do Senhor sobre Pedro. Não é possível erigir outro altar, nem constituir outro sacerdócio fora daquele único altar e daquele único sacerdócio. Quem se ajunta fora disto, dispersa" (Cartas 43[40]:5, [253 d.C.]).
"Ali [João 6,68–69], é Pedro quem fala, aquele sobre quem a Igreja seria edificada, ensinando em nome da Igreja e demonstrando que, ainda que uma multidão obstinada e soberba se afaste por não querer obedecer, todavia a Igreja não se afasta de Cristo" (ibid., 66[69], 8).
Firmiliano de Cesareia
"Mas o erro daquele que … não permanece no fundamento da única Igreja, a qual foi fundada sobre a pedra por Cristo [Mt 16,18], pode ser compreendido à luz destas palavras que Cristo dirigiu somente a Pedro: 'Tudo quanto ligares na terra será ligado também no céu; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus' [Mt 16,19]." (Retirado das Epístuolas de Cipriano 74[75]:16 [253 d.C].).
"[O Papa] Estêvão [...] gloria-se do lugar de seu episcopado e afirma possuir a sucessão de Pedro, sobre quem foram lançados os fundamentos da Igreja [Mt 16,18]... [O Papa] Estêvão [...] declara que detém por sucessão o trono de Pedro."
(Ibid. 74[75],17)
Efraim, o Sírio
"[Disse Jesus:] 'Simão, meu seguidor, eu te constituí fundamento da santa Igreja. Desde já te chamei Pedro, porque sustentarás todos os seus edifícios. Tu és o inspetor dos que edificarão sobre a terra uma Igreja para mim. Se quiserem edificar o que é falso, tu, o fundamento, os condenarás. Tu és a cabeça da fonte da qual flui minha doutrina; tu és o primaz de meus discípulos.'"
(Homilias 4,1 [351 d.C.])
Optato de Milevo
"Na cidade de Roma, foi confiada primeiramente a Pedro a cátedra episcopal: a cátedra na qual se assentou aquele que foi constituído cabeça — razão pela qual também é denominado Cefas ['Pedra'] — de todos os Apóstolos, a única cátedra na qual se conserva, por todos"(Contra o Cisma dos Donatistas, 2,2 [367 d.C.]).
Ambrósio de Milão
"[Cristo] respondeu: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja...' Não poderia, então, Ele fortalecer a fé daquele a quem, agindo com sua própria autoridade, entregou o Reino, a quem chamou de pedra, declarando-o, assim, fundamento da Igreja [Mt 16,18]?" (De Fide 4,5 [379 d.C.])
"A Pedro Ele diz: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' [Mt 16,18]. Onde está Pedro, aí está a Igreja. E onde está a Igreja, aí não há morte, mas vida eterna." (Comentário aos Doze Salmos de Davi 40,30 [389 d.C.])
Papa Dâmaso I
"Assim também foi decretado… que se anuncie claramente que a santa Igreja Romana não recebeu o primado pelas decisões conciliares de outras igrejas, mas o obteve pela voz evangélica de nosso Senhor e Salvador, que disse: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; e a ti darei as chaves do reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus' [Mt 16,18–19]. Portanto, a primeira sé é a do apóstolo Pedro, a da Igreja Romana, que não tem mancha, nem mácula, nem coisa semelhante." (Decreto do Papa Dâmaso I, 382 d.C.).
Jerônimo
"'Mas', dirás tu [Joviniano], 'foi sobre Pedro que a Igreja foi fundada' [Mt 16,18]. Pois bem... um dentre os doze é escolhido para ser o chefe, a fim de que se remova toda ocasião de divisão." (Contra Joviniano 1,26 [393 d.C.])
"Não sigo nenhum líder, mas Cristo, então estou em comunhão com vossa bem-aventurança, isto é, com a cátedra de Pedro. Nesta rocha, eu sei que a Igreja é construída. Todo aquele que comer o Cordeiro fora dessa casa é profano. Se alguém não estiver com Noé na arca, ele perecerá sob a ação do dilúvio" (Carta de São Jerônimo ao Papa Dâmaso 15:2 [396 d.C.]).
Agostinho
"Se se deve considerar a própria ordem da sucessão episcopal, quanto mais seguramente e verazmente podemos contar a partir de Pedro em diante [os bispos de Roma], àquele a quem, como representante de toda a Igreja, o Senhor disse: 'Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não a prevalecerão.' Pedro foi sucedido por Lino, Lino por Clemente... Nesta ordem de sucessão, não se encontra bispo donatista algum" (Cartas 53,1,2 [412 d.C.])
Concílio de Éfeso
"Disse Filipe, presbítero e legado da Sé Apostólica [Roma]: 'Não há dúvida, e de fato tem sido conhecido em todos os tempos, que o santo e beatíssimo Pedro, príncipe e cabeça dos Apóstolos, coluna da fé e fundamento da Igreja Católica, recebeu do Senhor nosso Jesus Cristo, Salvador e Redentor do gênero humano, as chaves do Reino, e que a ele foi dada a potestade de ligar e desligar os pecados: ele, que vive e julga até hoje e para sempre em seus sucessores'"
(Atos do Concílio, 3ª Sessão [431 d.C.])
Papa Leão I
"Nosso Senhor Jesus Cristo... confiou o principal encargo ao bem-aventurado Pedro, chefe de todos os Apóstolos... Ele quis que aquele que fora acolhido na comunhão de sua unidade indivisível fosse chamado do mesmo modo que Ele mesmo, ao dizer: 'Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja' [Mt 16,18]; para que o edifício do templo eterno repousasse sobre a pedra de Pedro, solidificando de tal modo a sua Igreja que nem a temeridade humana pudesse assaltá-la, nem as portas do inferno prevalecer contra ela" (Cartas 10:1 [445 d.C.]).
Concílio de Calcedônia
"Por isso, o santíssimo e beatíssimo Leão, arcebispo da grande e antiga Roma, por nosso intermédio e por este presente santíssimo sínodo, juntamente com o tríplice e gloriosíssimo Pedro, Apóstolo, que é a pedra e o fundamento da Igreja Católica, e o fundamento da fé ortodoxa, depôs [Dióscoro] do episcopado."
(Atos do Concílio, 3ª Sessão 3 [451 d.C.])
NIHIL OBSTAT: I have concluded that the materials
presented in this work are free of doctrinal or moral errors.
Bernadeane Carr, STL, Censor Librorum, August 10, 2004
IMPRIMATUR: In accord with 1983 CIC 827
permission to publish this work is hereby granted.
+Robert H. Brom, Bishop of San Diego, August 10, 2004
Original em inglês: Catholic Answers