O Pecado Em Todas As Suas Formas

27/09/2022

Na formação global da nossa consciência, não só devemos conhecer as diversas definições de pecado, mas também as várias categorias em que o pecado pode se enquadrar. Como seguidores de Cristo devemos manter um estado perpétuo de otimismo, melhor ainda, a virtude teologal da esperança. Por esperança queremos dizer uma confiança ilimitada na bondade de Deus e em Sua vitória final. São Paulo expressa melhor com estas palavras: "Mas onde abundou o pecado, superabun­dou a graça" (Romanos 5, 20). O grande pecador tornado um grande santo, Santo Agostinho, afirmou que Deus permite o mal para que desse mal possa trazer um bem maior. O melhor cenário é a catástrofe do pecado de Adão e Eva, o Pecado Original, que desencadeou um tsunami moral que se estende com repercussões até o fim do mundo. No entanto, devido a isso, Deus enviou Seu Filho, Jesus na Encarnação, para salvar o mundo e nos dar vida e vida em abundância.

Portanto, vamos listar as diferentes categorias de pecado para obter uma maior compreensão do pecado e, assim, utilizar os meios à nossa disposição para vencer esse mal moral, o inimigo mortal número um!

Primeiro Pecado: o pecado dos anjos. Na verdade, o primeiro pecado foi cometido antes mesmo da criação do mundo natural. A isso chamamos o pecado dos anjos. Colocado à prova, Lúcifer, a bela Estrela da Manhã, levantou sua voz em um toque de rebelião: non serviam! Não servirei. Transformação! A esplêndida beleza dos anjos foi transformada na hedionda feiúra dos demônios (Leia Apocalipse 12).

Segundo, o pecado de nossos primeiros pais. O primeiro pecado no mundo criado foi perpetrado por nossos primeiros pais - Adão e Eva. Este pecado nós conhecemos como pecado original. Foi o primeiro de todos os pecados cometidos pela raça humana e desencadeou um efeito catastrófico de bola de neve do pecado que terá suas repercussões até o fim dos tempos. Mesmo agora, somos do jeito que somos, com nossas fortes tendências ao pecado e ao mal, devido ao pecado de nossos primeiros pais, Adão e Eva (Leia Gênesis 3).

O pecado é simplesmente um desejo de ser autônomo - viver nossas vidas sem Deus, sem leis morais, não nos sujeitando a ninguém, exceto nossos próprios desejos básicos e perversos.

Pecado Pessoal. Diferenciado do Pecado Original é o o pecado pessoal - autoexplicativo, é o pecado que realmente cometemos. Agimos de acordo com um desejo desordenado e excluímos Deus da ação.

Pecado Venial. Com respeito à gravidade do pecado, alguns são mais graves que outros. Como algumas doenças são leves e outras são extremamente graves, levando à morte, o mesmo pode ser dito com referência à realidade do pecado. O pecado venial é menos grave e não priva a pessoa de uma relação de amizade com Deus. Seria um corte na alma e não um câncer na alma.

Pecado Mortal. Por pecado mortal, queremos dizer letal. Se não se arrepender antes da morte, o pecado mortal acabará por pavimentar o caminho para a separação eterna de Deus por toda a eternidade. A isso chamamos de Inferno!

O PECADO MORTAL E SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS - Para cometer um pecado mortal devem estar presentes três elementos específicos; se faltar um dos três, o ato será atenuado em sua gravidade. Quais são então os três componentes ou elementos que constituem o cometimento de um pecado mortal?

1. MATÉRIA GRAVE. Isso significa que a ação é algo muito sério em sua própria natureza - assassinato, adultério, falta proposital à Santa Missa no domingo.

2. CONHECIMENTO PLENO. O intelecto percebe essa ação como muito séria - não há ignorância, mas conhecimento total e pleno.

3. CONSENTIMENTO PLENO DA VONTADE. As ações não são feitas inadvertidamente ou por algum acidente bizarro. Muito pelo contrário, a vontade da pessoa (a faculdade decisória) dá pleno e total consentimento à ação.

Se essas três condições forem satisfeitas, a pessoa comete um pecado mortal. Consequentemente, ele perde a graça santificante e perde a amizade com Deus. Um perfeito Ato de Contrição e depois uma boa Confissão Sacramental restaurarão sua alma à graça.

No clássico Confiteor ou Ato de Contrição que é comumente rezado na Santa Missa (tirado basicamente de Santo Agostinho), são mencionadas quatro maneiras pelas quais podemos ofender a Deus através do pecado. São eles: pensamentos, palavras, atos e omissões. Vamos explicar essas clássicas quatro categorias de maneiras por meio das quais geralmente pecamos contra Deus.

Pensamentos. Se nós propositadamente permitirmos e dermos consentimento a um pensamento pecaminoso, então isso seria considerado um pecado de pensamento. Certa vez, um padre fez a seguinte pergunta a um homem: "Você teve pensamentos ruins?" O homem respondeu ironicamente: "Não, padre: eles me entretiveram!" Este foi um Sim ao pecado! Ele deu consentimento e voluntariamente se entreteve com maus pensamentos!

Palavras. Pode-se pecar pela palavra e de muitas maneiras. Falsificar a verdade mentindo, assim como insultar o outro e deixar uma ferida profunda em sua alma - essas são duas maneiras entre muitas de que podemos pecar por meio da palavra. (Leia Tiago 3-o melhor capítulo da Bíblia sobre os pecados da língua!)

Atos. Esta forma de pecado é realizada quando ferimos uma pessoa por alguma ação física. As formas são muitas, para dizer o mínimo. Aqui estão alguns: bater em outro, socá-lo ou, pior ainda, matá-lo. O pecado por ação também pode se estender a pecados contra a virtude da castidade, como fornicação e adultério.

Omissões. Mais comum do que você imagina, o pecado da omissão é simplesmente deixar de fazer o que é nosso dever e obrigação. Ser negligente, relapso ou totalmente preguiçoso são caminhos para o pecado da omissão. Como pais, provavelmente cometemos muitos pecados de omissão, mas devido à falta de formação, podemos não estar cientes desses pecados no passado. Um típico pecado de omissão seria os pais não comparecerem à Missa no domingo e deixarem de levar seus filhos ao Santo Sacrifício da Missa.

Pecados da Carne. Esta terminologia geralmente se refere aos pecados cometidos contra o sexto e o nono mandamentos. Os exemplos são muitos: fornicação, masturbação, adultério.

Pecado da Malícia. Este é um pecado mais grave porque é realizado com pleno conhecimento, bem como com a intenção de causar dano real a outro. Na verdade, o pecado dos anjos pode ser considerado um Pecado de malícia.

Pecado de Fraqueza. Chama-se pecado de fraqueza ao que provém de forte paixão, que força a vontade a dar seu consentimento. Neste sentido, é o que está escrito no Salmo 6, 3: "Tende piedade de mim, Senhor, porque desfaleço" e ainda "O espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26, 41). A alma espiritual é enferma quando sua vontade cede à violência dos movimentos da sensibilidade. Perde, assim, a retidão do julgamento prático e da eleição voluntária ou da escolha, por causa do medo, da raiva ou do desejo. Assim, durante a Paixão, São Pedro, por medo, deixa-se levar até negar Cristo três vezes. É aquele pelo qual a vontade cede ao impulso de uma paixão antecedente e, por isso, sua gravidade é diminuída; mas isso não quer dizer que jamais se trate de pecado mortal. É verdadeiramente mortal quando a matéria é grave, unida à advertência e ao pleno consentimento que cede à paixão; é o caso do homicídio cometido sob o impulso da cólera.

Vício. A palavra vício significa simplesmente um mau hábito moral que foi cultivado e formado devido à repetição de uma má ação. O oposto de vício é a VIRTUDE - a repetição de boas ações. Assim, o vício torna-se uma segunda natureza.

Pecados Capitais. Estes são os pecados que fluem da pessoa humana como resultado do Pecado Original. Relacionado com as palavras de Santo Tomás de Aquino: CONCUPISCENCE/FOMI PECACTI, os pecados capitais são más tendências dentro de nossa natureza humana decaída. Se essas tendências não forem domadas e controladas, tornamo-nos escravos desses pecados. Nós não os controlamos mais, mas eles nos controlam. Tradicionalmente são sete: Gula, Luxúria, Avareza, Preguiça, Ira, Inveja e Orgulho/Soberba. A seguir estão definições concisas e fáceis de memorizar dos Pecados Capitais.

  • Gula: Um desejo desordenado de comer e beber.
  • Luxúria: Um desejo desordenado de prazer sexual.
  • Avareza: Um desejo desordenado por coisas materiais.
  • Preguiça: "Um desejo desordenado de facilidade e conforto."
  • Inveja: "Um sentimento de tristeza porque alguém tem algo que eu não tenho."
  • Ira: "Uma impaciência e amargura em relação a alguém que eu percebo que me fez mal."
  • Orgulho/Soberba: "Um amor desordenado por si mesmo e meu próprio auto-engrandecimento."

O Papa São João Paulo II em seu documento Reconciliação e Penitência aponta cinco dos efeitos básicos que o pecado causa. Sim, de fato, o pecado deixa consequências negativas. Quais são esses cinco efeitos negativos do pecado?

  1. Teológico: O pecado em primeiro lugar prejudica nosso relacionamento com Deus. Contemple Jesus na cruz e você entenderá o efeito teológico do pecado.
  2. Social: Quão verdadeiro é o ditado do poeta: "Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo" Nossos pecados afetam e ferem os outros. Basta lembrar do adultério!
  3. Pessoal: O pecado pode explodir na nossa cara e machucamos apenas nós mesmos. O Papa São João Paulo II chama isso de suicídio moral.
  4. Eclesial: Não há dúvida de que ao pecar ferimos e prejudicamos a Igreja, que é nossa Mãe e Mestra.
  5. Ambiental: O pecado também acaba causando estragos no habitat natural em que vivemos. Por isso, o Papa Francisco insiste em zelar e proteger a natureza como dom de Deus para nós.

Estruturalização do Pecado: Mais uma vez, o Papa São João Paulo II faz referência a esta forma de pecado. Este é o tipo de pecado que se imbuiu e se incrustou na própria instituição da sociedade. Leis de aborto, leis de eutanásia, leis contraceptivas - todas são leis que foram inseridas na própria estrutura da sociedade.

Pecado do Escândalo: Este é um pecado que é visto aos olhos do público e faz com que outros - muitas vezes os mais inocentes - sejam contaminados por ele. Jesus denuncia fortemente este pecado como sendo digno do prêmio Pedra de Moinho. Ao escandalizar, ao dar mau exemplo aos inocentes, tal pessoa merece ter uma pedra de moinho amarrada ao pescoço e ser lançada nas profundezas do mar.

Pecado de Sacrilégio: Este é um pecado que é cometido contra uma pessoa sagrada, objeto, lugar ou Sacramento. Um dos exemplos mais comuns seria o de receber a Sagrada Comunhão em estado de pecado mortal.

Se Contra o Espírito Santo Este é o pecado da pessoa que rejeita total e completamente o Espírito Santo e Seus convites com obstinação total e sem reservas. Exemplo: O Faraó ao rejeitar as muitas visitas e convites de Deus através de seu santo servo Moisés.

Pecado da Impenitência. Este é o pecado da pessoa que rejeita a Deus e todos os Seus movimentos da graça até o fim de sua vida.

Meus amigos, concluímos nossa catequese sobre a explicação dos vários tipos, formas ou categorias de pecado. Esperemos que o conhecimento desta catequese possa alimentar em nós um maior conhecimento e amor a Deus e o desejo de fugir do pecado e encontrar nosso refúgio no Imaculado Coração de Maria e no Sagrado Coração de Jesus - nossos verdadeiros portos e refúgios no tempo e na eternidade

Autor: Pe. Ed Broom, OMV

Original em inglês: Catholic Exchange