O Aumento De Batismos de Adultos Na Igreja Católica No Reino Unido

Milhares de pessoas em todo o Reino Unido serão recebidas na Igreja Católica nesta Páscoa, com as dioceses de toda a Grã-Bretanha observando um aumento acentuado no número de batismos de adultos, com os jovens assumindo a liderança.
Apenas a Diocese de Westminster receberá 500 adultos na Igreja nesta Páscoa, metade dos quais são catecúmenos, o que significa que não são batizados e receberão o sacramento do batismo juntamente com os outros sacramentos da iniciação. O número representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.
Southwark, a outra diocese católica de Londres, também registrou um grande número de adultos entrando na Igreja: 450 serão recebidos na Vigília Pascal, o que representa o maior número da década.
Entre o número excepcionalmente alto de conversos, uma mãe de sete filhos decidiu se unir à Igreja depois que seu filho mais novo começou a demonstrar interesse pela fé quando ainda era uma criança pequena e foi batizado.
Entre o grupo há também um grande contingente de homens jovens, de acordo com o Arcebispo Mark O'Toole, cuja diocese de Cardiff-Menevia registrou um aumento de 100% nas conversões em relação ao ano anterior.
"Percebemos que um grande número de pessoas que se juntam a nós são homens jovens", disse ele ao Daily Telegraph, observando que eles usam as palavras 'coerentes' e "consistentes" ao descreverem seus motivos para se unirem à Igreja Católica.
O Pe. Daniel, do Oratório de York, notou um padrão semelhante. Os Oratorianos, a ordem fundada por São Felipe Neri e da qual o notável convertido britânico do século XIX, São John Henry Newman, foi membro, estão na vanguarda do ressurgimento católico da Grã-Bretanha. As sete casas oratorianas na Inglaterra e no País de Gales, quatro das quais foram abertas nos últimos anos, usam uma abordagem personalizada e que dura o ano todo para a iniciação na fé, o que levou a centenas de conversões.
Pe. Daniel explicou: "Há uma sensação de caos moral e falta de sentido na sociedade atual. Se as pessoas puderem encontrar algo que faça sentido, forneça significado e também ofereça uma comunidade, como a Igreja Católica faz, elas se sentirão atraídas por isso, e acho que isso é particularmente verdadeiro para os jovens".
Comentando sobre o aumento no número de batismos de adultos, o Arcebispo John Wilson, da Arquidiocese de Southwark, disse: "Sempre que encontro alguém se unindo à Igreja, fico repleto de muita alegria. Embora cada história seja única, no centro de cada história há o mesmo anseio, o mesmo sentimento de inquietação. Esses sentimentos só podem ser respondidos e preenchidos por Cristo".
Do outro lado do Canal da Mancha, a Igreja Católica da França receberá mais de 10.384 catecúmenos adultos na Páscoa deste ano, marcando um aumento de 45% em relação a 2024. O número é o maior desde o início dos registros. A faixa etária de 18 a 25 anos agora representa 42% dos catecúmenos adultos.
De acordo com a tendência, na semana passada, um relatório divulgado pela Sociedade Bíblica(1) descobriu que a frequência à igreja no Reino Unido desde 2018 havia aumentado em 55%.
O extenso relatório, que comparou os dados extraídos de 19.101 pesquisas com adultos em 2018 com 13.146 adultos em 2024, o suficiente para dar um nível de confiança de 99%, foi intitulado The Quiet Revival (O Reavivamento Silencioso) e pintou um quadro de um surpreendente ressurgimento do cristianismo em todo o Reino Unido, com os jovens católicos em particular assumindo a liderança. Entre os 16% das pessoas de 18 a 24 anos que frequentam regularmente a igreja, 41% são católicos.
Autor: Thomas Edwards
Original em inglês: Catholic Harold
Nota:
(1) - A Sociedade bíblica é uma organização sem fins lucrativos (geralmente ecumênica), dedicada a traduzir, publicar, distribuir a Bíblia, a custos acessíveis e defender a sua credibilidade e confiabilidade na vida cultural contemporânea.