O Advento na Igreja Maronita

Você sabe se o Advento começou? Se você é Católico Maronita, então já começou. O típico tempo de 4 semanas do Advento para muitos Católicos da Igreja Latina não é a norma para todos os Católicos.

Tempo do Glorioso do Nascimento do Senhor (Tempo do soboorey ou "Anúncios felizes")

O Ciclo pré-Natalino tem seis Domingos, todos focados no desenrolar da revelação do Nascimento do Messias. Isso é feito no contexto da família imediata de Jesus, centralizada em Maria e José (Mateus 1, 2; Lucas 1, 2). Isto está certamente de acordo com a ênfase antioquena na humanidade de Jesus e sua apreciação do aspecto histórico da Escritura. O maior Anúncio, claro, é o dos anjos no Natal..

Há um ou dois domingos depois do Natal (dependendo do dia da semana em que o Natal ocorre), um dos quais é sempre celebrado: o Encontro no Templo. Em 1 de janeiro, a comemoração litúrgica é a Festa da Circuncisão (Recebimento do Nome) do Menino Jesus, com uma segunda comemoração da observância oriental comum de São Basílio.

Os Domingos do Tempo do Advento na Igreja Maronita são::

  • Anúncio a Zacarias
  • Anúncio a Virgem Maria
  • Visitação a Elizabeth
  • Nascimento de João Batista
  • Revelação a José
  • Domingo da Genealogia
  • O Encontro no Templo

Ao celebrar o Encontro no Templo (Domingo depois do Natal), a Igreja Maronita usa a 3ª Narrativa da Infância em São Lucas (capítulo 2) para acompanhar de perto o desenvolvimento do Evangelho sobre próprio crescimento de Jesus. Ele é visto no Templo, reconhecendo seu verdadeiro "Pai" (sua origem divina) e preparando-se para o seu batismo e vida pública. Além disso, José desaparece de todas as narrativas do Evangelho: a paternidade terrena de José está completa e Jesus agora proclamará o Pai celestial. Os Doze Dias de Natal nos levam para a Festa da Epifania (Teofania).

Tempo da Epifania (em siríaco esta festa é chamada Denho)

Tomando o Batismo de Jesus (6 de janeiro) como modelo, a Igreja Maronita celebra nossa nova vida de Batismo e Crisma neste Tempo. Em siríaco chama-se denho. Para algumas Igrejas Siríacas, este tempo é o tempo tradicional de recepção de catecúmenos na Igreja. Mas para todos os cristãos sírios, denho é um tempo para refletir sobre o nosso batismo. Durante os primeiros três dias da Sexta Semana da Epifania (de segunda a quarta-feira) a Igreja Maronita observa os "Dias de Nínive". Esses três dias são penitenciais e servem para antecipar o Tempo da Grande Quaresma. De uma forma ou de outra, esses dias são observados por todas as Igrejas Siríacas, do Oriente e do Ocidente.

Original em inglês: The Advent in the Maronite Church