Manter A Paz Do Coração

22/10/2022

"Não perca sua paz interior por nada, mesmo que todo o seu mundo pareça perturbado". As palavras de São Francisco de Sales abrangem o cerne da vida espiritual, porque nos exortam a permanecer sempre não apenas em estado de graça, mas também a manter constantemente nossos corações esperando pacientemente a palavra de Deus. Devemos manter a paz interior se quisermos avançar no amor de Deus.

Essa paz não surge da participação na chamada "meditação", que é bastante popular na sociedade atual. Essas e outras práticas buscam a paz do eu ou do mundo. Mas aquela verdadeira paz interior que o mundo não pode dar vem somente de Deus (cf. Jo 14,27). Com esta paz não permitimos que os maus pensamentos nos assaltem. Somos como soldados prontos para ouvir a ordem do Senhor e cumpri-la. Perdemos essa paz interior se cometermos pecado mortal; devemos ir contritos à confissão antes de recuperá-la. No entanto, podemos perder essa paz enquanto permanecemos em estado de graça quando ruminamos sobre nossos pecados, principalmente quando tentamos discernir se consentimos ou não mortalmente com algum pecado. Mas se tentarmos examinar nossa consciência quando suas águas estão turvas, nunca obteremos clareza. Em vez disso, nesses momentos, devemos simplesmente parar de pensar no pecado, desviar nossa atenção de nós mesmos e nos voltar para Deus. Nosso Senhor nos mandou fazer exatamente isso através do Servo de Deus Dolindo Ruotolo, quando lhe revelou a Novena do Abandono. Se com confiança desviarmos nossa atenção do pecado e de nós mesmos para Deus, o diabo não terá como se infiltrar em nosso raciocínio e emoções. Ao manter uma docilidade interior ao Espírito Santo, permitimos que Ele nos guie para fazer Sua vontade.

No caso daqueles que lutam com escrupulosidade, ou daqueles que de outra forma não têm confiança sincera em Deus, adquirir e manter essa paz interior pode ser muito mais difícil. Se examinarmos nossas consciências quando pensamos que temos pelo menos alguma clareza e pensamos que não cometemos nenhum pecado mortal, podemos confiar que não cometemos nenhum. Essas tentações, porém, assim como as tentações do desespero, podem continuar nos afligindo dia após dia. Mas isso não deve nos incomodar nem um pouco. De fato, o Senhor permite que aqueles a quem Ele quer levar a uma comunhão mais profunda com Ele experimentem essas provações, para que se apeguem somente a Ele. "Estes flagelos do Senhor, com que, como seus servos, somos castigados, nos vieram para nossa emenda, e não para nossa perdição." (Jud 8,27).

Para todos nós, então, mas especialmente para os escrupulosos, perdemos nossa paz interior quando nos apegamos a algo diferente de Deus. Em alguns casos, esses apegos são facilmente identificáveis: comida, prazer sexual, dinheiro, elogios. Mas em outros casos, eles podem ser mais sutis. Por exemplo, a pessoa escrupulosa pode estar obcecada em ter clareza sobre o estado de sua alma para que possa se sentir espiritualmente confiante. No entanto, mesmo esse desejo é um apego a algo diferente de Deus e, portanto, pode nos fazer perder a paz interior. A manutenção da verdadeira paz, portanto, anda de mãos dadas com o desapego de todos e de tudo o que é terreno, a ponto de não dependermos de ninguém além do Senhor.

Em momentos de tentação severa, não importa quão frequente ou por quanto tempo elas ocorram, muitas vezes tentamos nos dar paz de espírito e de coração - algo que não podemos fazer. Pois essa paz interior que buscamos "está acima de todo o entendimento" e, portanto, é unicamente dada por Deus (Fl 4, 7). Portanto, não devemos nos esforçar para alcançá-lo por nós mesmos, especialmente em momentos de tentação, quando nossas emoções e até nossa razão podem estar comprometidas. Em vez disso, devemos resistir a essas tentações o melhor que pudermos, entregar nossas lutas ao Senhor e Nossa Senhora, Rainha da Paz, e depois seguir em frente. Se o diabo não pode nos induzir a pecar diretamente, ele tentará nos fazer cair pela ansiedade por ter alguma tentação, depois pela ansiedade por ter tido ansiedade pela tentação, e assim por diante. Não podemos quebrar esse ciclo vicioso sozinhos. Isso requer uma entrega genuína de nossa vontade à de Deus e uma confiança sincera em Sua misericórdia.

Santo Inácio de Loyola fala de raciocínio falacioso, pelo qual muitas vezes nos enganamos. Embora não devamos ser propositalmente ignorantes, podemos e devemos reconhecer humildemente nossa fragilidade, e que toda razão correta vem somente do Senhor. Ele descreve as três razões pelas quais Deus pode permitir que experimentemos a desolação espiritual: Primeiro, porque nos tornamos mornos e preguiçosos nos exercícios de piedade; segundo, porque Deus deseja nos provar para provar nossa fidelidade; terceiro, porque Deus deseja que confiemos totalmente nEle e entendamos que "sem [Ele] [nada podemos fazer" (Jo 15,5). Em todas as três causas possíveis, precisamos perseverar em receber os sacramentos e freqüentar a Santa Missa com frequência. Se fizermos isso, juntamente com a firme resolução de sempre fazer a Vontade de Deus, devemos confiar que estamos agradando a Ele.

Claro, não devemos ficar orgulhosos por causa de nossas lutas, para que não pensemos que já somos santos, pois esta é mais uma maneira que o diabo tentará nos fazer cair. Mas a verdadeira paz novamente vence esses medos. A alma tranquila segue o caminho da paz perseverando na entrega a Deus, por meio de Maria, e não se aflige. Então, ao compreender que o Senhor quis que ela sofresse provações para aproximá-la dEle, a alma percebe que isso não é por seu próprio valor (pois ela merece o inferno), mas por causa do amor inestimável de Deus por ela, e portanto, por causa de Seu desejo transbordante de mostrar misericórdia. Essa percepção, por sua vez, humilha a alma porque ela percebe que é uma criatura de um Pai extravagantemente amoroso.

O diabo é "o acusador" e sempre tentará nos levar ao pecado (Ap 12, 10). Não dê atenção a ele, mas somente a Deus e Maria. Se cometemos pecado, especialmente pecado mortal, devemos nos confessar. Se fizemos algum mal a alguém que faz sentido reparar fisicamente, devemos repará-lo. Se estamos enfrentando uma provação, devemos perseverar até o fim. Mas em todas as coisas, devemos manter nossa paz interior. Isso não significa que possamos preferir o menor pecado venial à morte. Devemos amar a morte ante ao pecado. Mas isso significa que nunca devemos nos desesperar. Em vez disso, recitemos sempre em nossos corações: "Jesus, eu confio em Vós".

Autor: Edward Kerwin

Original em inglês: Catholic Exchange