Jesus e as Raizes Judaicas da Eucaristia

23/06/2021

Porque os primeiros cristãos judeus acreditaram na presença real de Jesus na Eucaristia? Essa é a questão que o Prof. Brant Pitre coloca em sua palestra - vídeo abaixo - e que podemos apreciar mais profundamente em seu livro, que recomendamos fortemente, "Jesus e as Raízes Judaicas da Eucaristia" que já se encontra traduzido para o português e disponível na Amazon.

Esta é uma questão que não podemos apreciar completamente até que tenhamos aprendido a ver "como era no princípio", assim como foi para os primeiros cristãos judeus, que viram um velho mundo familiar terminar e um novo nascer como uma Jerusalém Celeste.

Jesus tinha de fazer sentido em seu próprio contexto, e seu contexto é o da Galiléia e Judéia. Jesus não pode ser completamente compreendido a não ser que seja entendido por meio dos olhos dos judeus do primeiro século e ouvido por meio dos ouvidos dos Judeus do primeiro século. [ ... ] Para entender o impacto de Jesus em sua própria organização - por que alguns escolheram segui-lo, outros o rejeitaram e outros ainda quiseram matá-lo - demanda uma compreensão desse contexto.

- Amy-Jill Levine, The Misunderstood Jew, San Francisco: Harper-Collins, 2006, pp. 20-21

Deve-se dizer que a mensagem de Jesus é completamente mal interpretada se é separada do contexto da fé e esperança do povo escolhido: assim como João Batista, seu precursor direto, Jesus, acima de tudo, se dirige a Israel (cf. Mt 15,, 24) a fim de "reuni-lo" em torno de si no tempo escatológico que chegou com sua vinda.

- Papa Bento XVI, Os Apóstolos e os Primeiros Discípulos de Cristo: nas Origens da Igreja, Paulus, 2011