Escatologia, Não Utopia

29/11/2022
Tantalus por um seguidor anônimo de Jusepe de Ribera, século XVII [Museo del Prado, Madri]
Tantalus por um seguidor anônimo de Jusepe de Ribera, século XVII [Museo del Prado, Madri]

Trinta anos atrás, o Cardeal Ratzinger advertiu uma audiência em Praga, cuja democracia de dois anos estava repleta de promessas e perigos, sobre a diferença entre escatologia - compreensão e crença no "fim", isto é, na vida eterna - e utopia. A crença neste último, que ele definiu simplesmente como "a esperança de um mundo melhor no futuro", havia tomado o lugar da vida eterna entre os crentes definhantes em todo o Ocidente.

Para o homem moderno, continuou Ratzinger, "a vida eterna é supostamente irreal; diz-se que nos aliena do tempo real. Mas a utopia é um objetivo real para o qual podemos trabalhar com todos os nossos poderes e habilidades." A arrogância do homem "substitui a escatologia pela utopia feita por si mesma" que "pretende cumprir as esperanças do homem" sem referência a Deus. Constantemente atraído por novas habilidades tecnocráticas, o homem moderno pensa que a utopia se aproxima a cada dia que passa.

Nos últimos anos - à medida que os americanos se desfiliaram das religiões estabelecidas a uma taxa crescente - o fervor pela utopia atingiu uma fervura, como se para preencher o vazio. Três reinos utópicos serão realizados, nos prometem, se interrompermos as três ameaças mais ameaçadoras da sociedade: mudança climática, COVID e racismo. Eliminá-los proporcionará a salvação civilizacional.

Essa salvação permanece perpetuamente fora de alcance, mas cada tentativa fracassada gera maior urgência e maior medo. O lamento e o ranger de dentes aumentam a cada dia para converter os céticos. Mais perfurações em busca de combustíveis fósseis causarão o derretimento das calotas polares e o aumento dos mares nas costas. Mais uma variante do COVID fará com que os funcionários do governo bloqueiem cidades e escolas novamente. Mais um trágico conflito inter-racial causará mais tumultos e caos nas ruas.

Ratzinger compara o utópico à figura mítica Tântalo, que foi condenado a viver com a água até o pescoço no Hades. Sempre que ele pegava frutas ou água, elas voltavam para fora de seu alcance. Não é de admirar, então, que os utópicos que vemos se manifestando estejam tão furiosos. Eles não podem obter o que eles querem tão desesperadamente. Isso os "tantaliza"(1). Assim, observa Ratzinger, mesmo quando eles "trabalham com total comprometimento para fortalecer os fatores que mantêm o mal à distância no presente", eles censuram reivindicações concorrentes e cancelam potenciais rivais que os ameaçam de seus objetivos indescritíveis.

A insanidade generalizada que a busca pela utopia ambiental, da saúde e racial gerou deve fazer com que aqueles que estão deixando as igrejas cristãs parem. Os seres humanos são obrigados a adorar algo, e os dogmas utópicos da época trazem angústia perpétua, não salvação. O cristianismo merece um outro olhar - ou, como é o caso de tantos hoje em dia, um olhar pela primeira vez, livre de distorções deliberadas do credo cristão.

"A verdadeira diferença entre utopia e escatologia", escreve Ratzinger, é que "o presente e a eternidade não estão lado a lado e separados; ao contrário, eles estão entrelaçados". A vida eterna não é um fenômeno que começa repentinamente após a morte. É "uma nova qualidade de existência, na qual tudo flui junto no 'agora' do amor" que é possível pela presença de Deus no universo."Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele". (1João 4,16)

Através da Encarnação do Filho de Deus, a vida eterna está agora inserida no tempo. Em Cristo, ensina Ratzinger, "Deus tem tempo para nós. . . .Deus não é mais meramente um Deus lá em cima, mas Deus nos envolve por cima, por baixo e por dentro: ele é tudo em todos e, portanto, tudo em todos nos pertence".

O toque de Cristo é mais tangível na Igreja quando Ele nos alcança na Eucaristia. Ao recebê-lo na Sagrada Comunhão, a eternidade se funde com o presente para transformá-lo, para erguê-lo dos horrores deste mundo com um gostinho da glória por vir. O presente torna-se não a plataforma para um futuro inalcançável, mas a ocasião para encontrar o Deus amoroso que nos chama para si.

Somente a partir dessa perspectiva podemos lidar adequadamente com os males que nos confrontam, sejam eles ecológicos, sanitários, sociais ou morais. Pois os que creem reconhecem que o mal, como o joio que cresce junto com o trigo, sempre fará uma sombra sobre o bem nesta vida. Mesmo quando a sombra do mal parece envolver completamente o bem, como nos horrores da guerra e dos tiroteios nas escolas, raios do bem ainda irrompem para nos dar esperança de que Deus, embora aparentemente ausente, reina - aqui e agora.

Ao ter descartado a fé, o utópico não pode processar o mal dessa maneira. Ele tenta inutilmente cortá-lo, apenas para ficar frustrado e paranóico à medida que ele volta a crescer, como a hidra grega, duplamente forte. Ele apela para avanços tecnológicos e ações governamentais como seu Hércules, mas esse trabalho é demais para o poder mortalmente gerado. O utópico, portanto, falha poderosamente quando tenta fazer do céu um lugar na terra.

Fazemos melhor, conclui Ratzinger, quando trabalhamos na direção oposta: "A terra se torna o céu, se torna o Reino de Deus, sempre que a vontade de Deus é feita lá como no céu. Rezamos por isso porque sabemos que não está em nosso poder atrair o céu para cá. Pois o Reino de Deus é o seu reino, não o nosso reino, não está sob o nosso domínio".

Nós que cremos devemos desafiar aqueles que estão se afastando do Cristianismo por esses motivos. Jamais encontrarão a utopia. Mas eles têm a vida eterna ao seu alcance, se ao menos olhassem novamente com os olhos da fé.

Autor: David G Bonagura, Jr. 

Original em inglês: The Catholic Thing 


Nota:

(1) 1. Aplicar o tormento de Tântalo a; 2. Provocar ( a alguma pessoa) uma vontade ou desejo que não é possível atingir ou concretizar.