De Onde Vem A Oração Da Ave Maria?

20/10/2020

Você já se perguntou de onde vem a oração da Ave Maria? Por que a rezamos e se ela está nas escrituras? São Louis de Montford afirmou certa vez que a salvação do mundo inteiro começou com a Ave Maria, portanto a salvação de cada pessoa está ligada a esta oração. Para sabermos melhor o que rezamos e por que rezamos, vamos examinar o Evangelho de S. Lucas, cap.1, 26-56.

O primeiro verso da Ave Maria é 'Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco'. Portanto, estamos nos atrevendo fazer uso da saudação do Anjo Gabriel em que ele afirma sem rodeios, com essas palavras, - em Lc 1, 28 - que a Virgem Maria é plena de graça. O tempo verbal em grego, nessa saudação, não está passado ou no futuro, nem mesmo no tempo presente. Trata-se de um tempo verbal perfeito, o que significa que se estende por toda a sua vida e nós acreditamos que ele diz isso porque Ela foi concebida sem pecado. Ela é a Imaculada Concepção. Portanto, Ela não foi manchada pelo pecado original e Ela nunca peca em sua vida.

Isso não significa que ela fosse um ser diferenciado ou mais poderoso ou que salvou a si mesma. Significa que Jesus escolheu salvá-la de uma maneira especial. Assim, em vez de deixá-la descer ao túmulo e ser por Ele ressuscitada, como nós somos, Ele, em vez disso, escolhe por tomá-La pela mão e (e)levá-la aos Céus. Precisamos nos lembrar que Jesus é Deus e Ele poderia fazer isso por Sua Mãe.

O próximo verso será 'bendita sois vós entre as mulheres' e vemos Isabel dizer isso quando Maria vai visitá-la, quando ambas estão grávidas (Vers. 42). Também vemos que, logo depois, Maria, em tom profético, no versículo 48, diz '"me proclamarão bem-aventurada todas as gerações" e por isso quando rezamos a Ave-Maria estamos, na verdade cumprindo esta profecia, confirmando a verdade contida na Escritura.

O verso seguinte é 'Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus', que é a segunda metade da saudação de Isabel no versículo 42 e a única palavra que não é encontrada diretamente neste versículo da Escritura é 'Jesus', sendo Ele o clímax desta oração. Aliás, toda a oração dirige-se a Jesus, o Cristo, e d'Ele retorna Suas graças. Ele é o Alfa e o Ômega. Portanto, devemos dizer Seu Nome com reverência e não meio que apressados; esse é todo o propósito da oração da Ave Maria, pois ao honrarmos Maria, o fazemos porque estamos imitando a Cristo. Ele escolheu honrá-La primeiro. Ele, como Deus, se fez humilde para entrar em Seu ventre. E nós fazemos o mesmo que o Seu Filho ao pedirmos a Ela uma pequena de ajuda por meio de uma simples oração de intercessão. Vemos Seu nome destacado na passagem da Escritura que estamos refletindo sobre a aparição do Anjo Gabriel à Virgem Maria, no versículo 31, quando ele diz 'Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus'.

O próximo verso será 'Santa Maria, mãe de Deus' e vemos no versículo 43 que Isabel fala com Maria, novamente, dizendo, 'Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?' quando descrevemos Maria como a mãe de Deus, estamos de forma verdadeira reverenciando e honrando a Jesus, porque estamos dizendo que Jesus é totalmente Deus e totalmente Homem. Os gregos usavam o termo "theotokos", que significa 'a portadora de Deus', termo que também traduzido como 'Mãe de Deus'. Que bela imagem de Maria! Este é o seu maior título e é uma ideia direta contra uma heresia na época que enfatizava a não união entre as naturezas humana e divina de Jesus e que, portanto, no ventre Maria carregaria apenas um homem. Porém nós cremos que Jesus é Deus, sempre e para sempre, que Ele é verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem, que Ela é santa, Ela foi separada e é daí que vem 'Santa Maria'.

O quinto e último verso da Ave Maria é 'rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte'. É o único verso que não vem diretamente das Escrituras. É uma oração de intercessão nos dois momentos mais importantes de nossas vidas: agora e na hora de nossa morte. Ele foi adicionado durante a Peste Negra, quando a morte era muito concreta e está se pedindo que Maria esteja em nosso leito de morte, como ela esteve na morte de Seu Filho sobre Cruz. É pedir por uma oração intercessória.

Quando olhamos para aqueles que já lutaram e o bom combate e receberam a vida eterna no Céu, queremos ser capazes de nos voltar para eles e pedir seu auxílio, que é o que fazemos quando rezamos aos santos e nisso Maria tem um papel especial porque nos referimos a Ela como a Rainha-mãe. Na época de Jesus no Egito, era comum os faraós terem muitas esposas, porém aquela que era na verdade a rainha era a mãe do faraó e as pessoas vinham até ela e pediam ajuda, que não lhe era negado pelo seu filho quando ela trazia a necessidade dessas pessoas a ele. Vemos assim que Maria cumpre este papel, na festa nas Bodas Caná, quando percebendo que o vinho havia terminado e o constrangimento que seria para os pais do noivo, Ele leva essa necessidade à Jesus, que A atende e transforma a água em vinho.

Fonte: Catholic Link English