Como Progredir em Santidade?

«ALEGRAI-VOS E EXULTAI» (Mt 5, 12), diz Jesus a quantos são perseguidos ou humilhados por causa d'Ele. O Senhor pede tudo e, em troca, oferece a vida verdadeira, a felicidade para a qual fomos criados. Quer-nos santos e espera que não nos resignemos com uma vida medíocre, superficial e indecisa. Com efeito, a chamada à santidade está patente, de várias maneiras, desde as primeiras páginas da Bíblia; a Abraão, o Senhor propô-la nestes termos: «anda na minha presença e sê perfeito» (Gn 17, 1).

O meu objetivo é humilde: fazer ressoar mais uma vez a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto atual, com os seus riscos, desafios e oportunidades, porque o Senhor escolheu cada um de nós «para ser santo e irrepreensível na sua presença, no amor» (cf. Ef 1, 4).

                                 ~Papa Francisco, Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate.

Na resposta a esta chamada à santidade é comum encontramos 7 obstáculos:

  1. Pecado Mortal
  2. Pecados Veniais deliberados
  3. Falta de generosidade em unir nossa vontade à dEle
  4. Falta de mortificação corporal
  5. Falta de mortificação interior
  6. Falta de leitura espiritual
  7. Falta de Oração Mental

"No mais, irmãos, aprendestes de nós a maneira como deveis proceder para agradar a Deus - e já o fazeis. Rogamo-vos, pois, e vos exortamos no Senhor Jesus a que progridais sempre mais." ~ 1Ts 4,1

Os santos que nos antecederam neste caminho, nos deixaram uma maneira de vencê-los: a prática habitual da oração mental. O vídeo que aqui disponibilizamos, comenta esses obstáculos e explica a estrutura da oração mental que sumariamos a seguir:

Preparação: Ato de Fé na presença de Deus Ato de humildade Pedir orientação de Deus

Meditação: leia um livro ou contemple uma imagem santa, abra-se amorosamente a Deus, faça seus pedidos e uma pequena resolução

Conclusão: Agradeça a Deus pelas luzes recebidas, proponha realizar a resolução feita durante a meditação e peça a Deus a graça para realizá-la.

Dica: se levarmos a sério a Oração Mental, ela nos alcançará as graças necessárias para vencermos todos os 6 primeiros obstáculos.

Assistam agora o vídeo!