Como manter o Foco durante o Tempo Pascal.

23/04/2022

Aleluia! E agora?!

Você sabia que a Páscoa dura uma Oitava (8 dias) e um período (o Tempo Pascal tem 50 dias de duração!)?

Nós somos o povo da Páscoa, como diz o ditado, e, como tal, temos o dever de saber como fazer uma pausa ou relaxar; temos o dever de saber o que realmente é o centro e o fundamento de nossa fé ... na verdade, o próprio significado da vida, de acordo com Católicos e cristãos em geral.

Se você já está entediado ou distraído, ou simplesmente sem ideias, não esquente! Hoje, apresentamos algumas sugestões para estender o espírito da Páscoa além do domingo de Páscoa e para ampliar o espírito dominical além da Missa dominical.

1. Parece com qualquer outra segunda-feira... ou domingo... ou...

E se a Ressurreição acontecesse em 2022? Vai ser viral, OBVIAMENTE! Como você responderia? Hoje, na segunda-feira de Páscoa, ainda estamos vivendo o "dia" da Gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor. Nós sabemos disso? Nós expressamos isso?

A restauração da Inocência que a Páscoa representa para nós deve ser um lembrete e um pretexto feliz para diminuir a nossa entojo com o mundo. Não precisamos ser muito legais, muito sofisticados, muito cansados ou muito cínicos para nos alegrarmos como crianças. Além disso, devemos estar tão ansiosos em compartilhar as boas novas, tão dispostos como estaríamos para compartilhar uma piada viral ou o Tweet que está bombando! Estamos falando aqui do SENHOR TODO PODEROSO, do MILAGRE DOS MILAGRES, pessoal!

Festeje esta a maravilha. Ela nunca deve envelhecer! Lembre-se - e a Ele - da sua gratidão! Dê graças a Deus - especialmente durante este tempo - pelas maravilhas que Ele forjou. Ele não precisava estar entre nós. Ele não precisava sofrer a Sua paixão. Mas ele o fez por mim. Ele o fez por cada um de nós.

2. Sua casa tem mais decoração do coelhinho da Páscoa do que ícones sagrados, arte sacra ou sacramentais

Decore ensine e encha de recordações da nossa esperança! Isso desperta nossa mente, não só de como nos convertemos em marcas propagandas corporativas, mas - ainda pior - nos leva a perceber que achamos isso normal e sem problemas. Queira que Jesus Cristo seja seu ícone! Queira uma casa que transpire sacramentalidade (e não a recheio de ovo de chocolate). Se for para ter alguma música de fundo, que seja uma música sacra, não uma canção corporativa, profana e invasiva.

Tendo em vista a necessidade de peneirar algo de bom gosto dentre os inúmeros objetos religiosos de decoração, disponíveis nas lojas, que tal você mesmo fazer em sua própria casa o Círio Pascal, aquela vela gigante que é marcada e acesa em nossas Igrejas? É muito legal isso, especialmente para as famílias com crianças, como uma maneira de fazer uma ligação dos domingos e dos símbolos do interior de nossas Igrejas com o mundo, com nossos lares e com o quotidiano!

3. Você conhece a letra de jingles comerciais de cor, mas não conhece nenhum hino Pascal

Similar ao n. 2, mas talvez até mais invasiva à nossa imaginação, é o poder da música. O que lhe vem a lembrança em sua mente no carro, na pia da cozinha, etc.?

Cante o Regina Caeli. Reze ela! Aprenda! Esta antiga oração mariana alegra a Ressurreição de Cristo, e é tradicionalmente recitada pela Igreja desde as Vésperas do Sábado Santo até Pentecostes no final do Ofício Divino. Isso significa que você pode e deve cantar com a Igreja Universal todos os dias do Tempo Pascal!

Você vai adorar cantar essa bela oração, já que cantar eleva a alma, ajuda na memorização e lhe unirá à corrente contínua de santos que, ao longo de eras, cantaram esse alegre hino. Como disse Santo Agostinho, "aquele que canta, reza duas vezes". Dirigimos nossas palavras à Santíssima Virgem Maria, pedindo-lhe que reze por nós enquanto nos alegramos!

Para aqueles que rezam o Angelus às 6h, meio-dia e 18h, o Regina Caeli o substitui durante o Tempo Pascoal:

Para aqueles que rezam o Angelus às 6h, meio-dia e 18h, o Regina Caeli o substitui durante o Tempo Pascoal:

V. Rainha do Céu, alegrai-vos, Aleluia!
R. Porque Aquele que merecestes trazer em Vosso ventre, Aleluia!

V. Ressuscitou como disse, Aleluia!
R. Rogai por nós a Deus, Aleluia!

V. Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria, Aleluia!
R. Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, Aleluia

Oremos:

Ó Deus, que Vos dignastes alegrar o mundo com a Ressurreição do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, concedei-nos, Vos suplicamos, a graça de alcançarmos pela proteção da Virgem Maria, Sua Mãe, a glória da vida eterna. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém

Ou, se você preferir, recite-a em Latim:

V. Regina Cæli, lætare, alleluia
R. Quia quem meruisti portare, alleluia

V. Resurrexit sicut dixit, alleluia
R. Ora pro nobis Deum, alleluia.

V. Gaude et lætare, Virgo Maria, alleluia.
R. Quia surrexit Dominus vere, alleluia.

Oremus:
Deus, qui per resurrectionem Filii tui, Domini nostri Iesu Christi, mundum lætificare dignatus es: præsta quæsumus, ut per eius Genitricem Virginem Mariam, perpetuæ capiamus gaudia vitæ. Per eumdem Christum Dominum nostrum. Amen.

Fonte: https://catholic-link.org/4-signs-missed-mark-easter/