Como Confortar Jesus no Getsêmani

01/03/2022

A Festa do Sagrado Coração centra-se na agonia de Jesus no jardim - e o que podemos fazer sobre isso.

Por que os católicos hoje celebram a Solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus? Afinal, não temos dias de festa dedicados a nenhum outro órgão do corpo de Jesus. Não há "Solenidade do Braço de Jesus", por exemplo, para honrar seus batismos e curas. Então, por que um dia de festa para o coração dele?

Biblicamente, o coração é "nosso centro oculto". A Escritura se refere ao coração mais de mil vezes, muitas vezes, como observa o Catecismo (CIC), no contexto da oração (2562-63). O maior mandamento da Lei é "Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças" (Dt 6, 5; Mc 12, 30). Ao se falar do Sagrado Coração, então, estamos nos referindo à pessoa de Jesus, à sua humanidade, e ao seu amor pelo Pai e por nós, o que a Congregação para o Culto Divino (CCD) chama de seu "infinito amor divino-humano para com o Pai e para com os homens seus irmãos". De maneira especial, a imagem do Sagrado Coração capta o momento em que esse amor foi derramado por nós na cruz, quando um soldado perfurou o lado de Cristo e saiu sangue e água (Jo 19,34).

Como observa a CCD, encontramos a devoção ao Sagrado Coração ao longo da Idade Média, mas passa de uma devoção pessoal a uma festa litúrgica em grande parte como resposta à heresia do jansenismo. Nas palavras do Papa Pio XI, "a festa do Sagrado Coração de Jesus foi instituída numa época em que os homens eram oprimidos pela triste e sombria severidade do jansenismo, que fazia esfriar seus corações e os excluía do amor de Deus e da esperança da salvação".

Então, o que foi a heresia jansenista e como o Sagrado Coração foi uma resposta a ela?

Embora a heresia do jansenismo às vezes seja injustamente simplificada demais, havia três características particulares da heresia que (inadvertidamente) produziam efeitos desastrosos. A primeira foi uma dupla predestinação: que Deus destinou uns para o céu e outros para o inferno, independentemente dos méritos. Como Leszek Kołakowski traça em seu livro God Owes Us Nothing (Deus Nada Nos Deve), a teologia jansenista argumentava que Deus dá a algumas pessoas as graças necessárias para a salvação e as retém de outras (pp. 31-35). O resultado dessa ideia seria que algumas pessoas vão para o inferno, e literalmente não há nada que possam fazer a respeito. Elas não são salvas - não porque recusem as propostas de Deus, mas simplesmente porque Deus não quer salvá-las.

A segunda característica dizia respeito à contrição imperfeita, às vezes conhecida como atrição. Em termos simples: se eu me afastar do meu pecado por medo do inferno (e não por amor a Deus), isso é bom o suficiente para ser perdoado? O Catecismo (1453) esclarece: por si só, "A contrição dita «imperfeita» (ou «atrição») é, também ela, um dom de Deus, um impulso do Espírito Santo. Nasce da consideração da fealdade do pecado ou do temor da condenação eterna e das outras penas de que o pecador está ameaçado (contrição por temor). Um tal abalo da consciência pode dar início a uma evolução interior, que será levada a bom termo sob a acção da graça, pela absolvição sacramental. No entanto, por si mesma, a contrição imperfeita não obtém o perdão dos pecados graves, mas dispõe para obtê-lo no sacramento da Penitência." Mas os jansenistas ensinavam o contrário: que mesmo para uma confissão sacramental válida, um penitente precisava de contrição perfeita. Pior ainda, os padres jansenistas "retiveram rotineiramente a absolvição, na crença de que poucos penitentes demonstravam precisão suficiente e contrição adequada".

Terceiro, porque tão poucas pessoas podiam contar com a contrição perfeita, os jansenistas advertiram contra receber a Comunhão com frequência, em uma tentativa equivocada de evitar o escândalo da recepção indigna.

Qual foi o efeito combinado desses três ensinamentos? Que os católicos comuns duvidavam do amor de Deus por eles; duvidavam se eram (ou poderiam ser) perdoados, mesmo depois de se confessarem; e se afastavam do Corpo e Sangue de Cristo na Comunhão por medo, privando-se assim das graças sacramentais. A visão resultante de Deus foi assim distorcida. Como Pio XI registraria mais tarde, "Deus não deveria ser amado como um pai, mas sim temido como um juiz implacável".

Este é um insight importante, porque chega ao cerne da questão. Não é apenas que o jansenismo tenha errado nos detalhes da predestinação ou contrição ou recepção sacramental, o jansenismo tem uma compreensão de Deus errada e de uma maneira fundamental que muitos de nós até hoje ainda o entendemos erroneamente.

Talvez seja justo, portanto, que o próprio Deus tenha sido quem endireitou as coisas. Enquanto vários papas dos séculos XVII e XVIII tentaram em vão anular o jansenismo, Jesus interveio de uma maneira inesperada: através de uma série de aparições a uma freira francesa chamada Margarida Maria Alacoque (1647-1690). Na última e mais famosa dessas aparições, Jesus mostrou a ela seu coração e disse:

Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor. Como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, pelas suas irreverências, sacrilégios, e pela tibieza e desprezo que têm para comigo na Eucaristia.

Teologicamente, este é o jansenismo corretivo necessário. Jesus não negou nada do que o jansenismo estava certo: que o pecado ofende a Deus, que muitos de nós parecem indiferentes a Deus, que podemos cair na ingratidão para com Deus com uma facilidade surpreendente. Mas, em vez de expressar isso em termos de ira divina, Jesus o apresenta como uma tragédia de amor não correspondido. Ou seja, os pecadores agem dessa maneira não porque Deus lhes negue as graças de fazer o contrário, mas porque eles falham em apreciar a profundidade e a amplitude do amor de Deus por eles. Jesus viu o mesmo problema que os jansenistas viram, mas respondeu de braços abertos e coração aberto.

Uma grande dificuldade em acreditar no amor e na misericórdia de Deus é simplesmente aceitar que Deus é tão radicalmente outro. É difícil envolver nossas mentes em torno da ideia de que o Deus incriado e imutável do universo tem um amor pessoal por nós. E assim Jesus nos lembra que ele tem um coração humano e, com ele, toda a gama de emoções humanas. No entanto, ele é totalmente divino, bem como totalmente humano. Assim, nossa devoção não é apenas ao coração, mas ao Sagrado Coração. Jesus tem ao mesmo tempo a experiência plena das emoções humanas e a visão perfeita da presciência divina.

Pio XI ilustra as implicações dessa união divino-humana em uma bela reflexão sobre Jesus no Jardim do Getsêmani. Por um lado, ele aponta que foi principalmente "por causa de nossos pecados futuros, mas previstos" que a alma de Cristo se tornou "triste até a morte" (Mt 26, 38). ). Em outras palavras, o que pesava sobre Cristo não era principalmente a sombra da cruz, mas o peso de nossos pecados.

Mas há um feliz corolário para esta ideia: que quando lemos que "apareceu-lhe então um anjo do céu para confortá-lo", isso também deve ser tomado como Cristo prevendo nossos atos de reparação ao Sagrado Coração, em que "seu coração, oprimido com cansaço e angústia, pode encontrar consolo". E assim, conclui o Papa, "ainda agora, de maneira admirável e verdadeira, podemos e devemos consolar aquele Sacratíssimo Coração que é continuamente ferido pelos pecados de homens ingratos".

Esta é uma visão maravilhosa e alucinante. A promessa do Sagrado Coração é que nossas ações de hoje sejam encerradas (pela perfeita presciência de Deus) com a experiência de Cristo no Getsêmani, que ou estamos acrescentando mais um fardo a Ele por meio de nossos pecados, ou lhe damos mais uma consolação por meio de nossos atos de amor e reparação. E assim (em mais uma encíclica sobre o Sagrado Coração!) Pio XI encorajou que "a festa do Sagrado Coração seja para toda a Igreja uma santa rivalidade de reparação e súplica", na qual temos em grande número "ao pé do altar para adorar o redentor do mundo, sob os véus do sacramento", derramando nossos corações para ele. Que melhor maneira podemos celebrar o triunfo do amor de Jesus sobre a fria justiça do jansenismo e nossas falsas concepções de Deus?

Original em inglês: Catholic Answers