Cinco Maneiras De Buscar A Graça Em Sua Vida

13/01/2022

Em uma ocasião, a grande mística, Santa Catarina de Sena, recebeu uma visão do estado de uma alma imbuída de graça santificante. Ao contemplar a beleza desta única alma na graça de Deus, ela caiu de joelhos. Encantada e totalmente cativada por sua beleza, ela pensou que era o próprio Deus!

De todos os dons que podemos receber na terra, como peregrinos que viajam em direção ao nosso lar eterno, a graça de Deus é de longe o maior tesouro. É a pérola de preço infinito!

Enquanto os mundanos e sensuais buscam dinheiro, fama, poder e prazer como sua fonte última de felicidade (o que realmente é uma mentira e ilusão), os verdadeiros amigos de Deus buscam ardente e constantemente crescer na graça. Outra maneira bastante simples de entender a vida da graça é simplesmente esta: amizade com Deus. Deus deseja ardentemente ser nosso Amigo; no entanto, Ele respeita nossa liberdade de aceitá-Lo.

A vida de graça começa no momento em que recebemos o Sacramento do Batismo. As graças que fluem do Batismo são extraordinárias, quase incompreensíveis - quão bom Deus realmente é. Uma vez que a água é derramada sobre a cabeça e as palavras: "Eu te batizo, em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo", ocorrem milagres invisíveis, mas reais: uma relação íntima com a Santíssima Trindade, a infusão das virtudes teologais, virtudes morais e dons do Espírito Santo. Ainda de suma importância é a realidade da Graça que permeia e impregna a alma no momento do Batismo!

Com as águas do Batismo, entramos em uma amizade profunda e íntima com o Deus Trino e Uno e nos tornamos participantes de Sua natureza divina - nos tornamos filhos de Deus e temos como herança - se perseverarmos na graça - o céu para sempre! Por isso os santos nos ensinam: a graça é a semente da vida eterna.

Dado que a graça em nossas almas é o maior dom e presença, devemos fazer tudo ao nosso alcance para preservar a graça, crescer na graça, para morrer em estado de graça. Santo Afonso Liguori, Doutor da Igreja e autor do clássico "As Glórias de Maria" - baixar aqui -, afirma que a graça de todas as graças é morrer em estado de graça. Esta deve ser a nossa oração todos os dias por nossas almas, a dos nosso entes queridos, bem como por todo o mundo. De fato, Jesus veio como Salvador universal-para salvar o mundo inteiro através de Seu mistério pascal-Sua paixão, morte e Ressurreição dos mortos!

Depois, há as duas piores coisas do universo: 1) Cometer um pecado mortal (isso realmente é terrível); 2) Pior ainda é morrer em estado de pecado mortal; isso, é claro, resulta em uma separação eterna de Deus por toda a eternidade! Que Deus nos salve da realidade do pecado mortal. No entanto, se tivermos a infelicidade de cair em pecado mortal, nunca devemos nos desesperar. Pelo contrário, devemos ter uma confiança ilimitada na infinita misericórdia de Deus e recorrer ao maravilhoso Sacramento da misericórdia de Deus que chamamos de Confissão! O salmista nos lembra com estas palavras encorajadoras: "O Senhor é bom e misericordioso, lento para a cólera e cheio de clemência". São Paulo reitera o mesmo tema: "Onde abundou o pecado, superabun­dou a graça."

Maneiras de Crescer na Graça de Deus

Devemos fazer tudo ao nosso alcance para preservar a graça de Deus em nossas almas, mas também para crescer diariamente na graça de Deus. A graça de Deus e Sua amizade íntima em nossa alma valem mais do que todo o universo criado. O reino natural em que vivemos nunca pode ser comparado ao reino sobrenatural no qual encontramos o conceito e a realidade da graça. Como um peixe nada na água, como um pássaro voa no céu, devemos nadar e voar na atmosfera da graça! Este deve ser o desejo mais ardente de nossos corações, mentes e almas!

1. A Oração.

Toda vez que rezamos com humildade de coração, pureza de intenção e desejo de agradar a Deus, imediatamente crescemos em graça. Por essa razão, devemos valorizar a oração, nossa vida de oração e a vida de oração dos outros como a mais alta e maior de todas as realidades. Os pais que ensinam seus filhos a rezar são os melhores pais; os pais que são preguiçosos e negligentes na educação de seus filhos na arena da oração terão que prestar contas no dia do julgamento! Por causa das inúmeras distrações da vida cotidiana, como é fácil para os pais - que devem ser os primeiros educadores de seus filhos - serem negligentes e descuidados ao ensinar seus filhos a rezar! Que Deus tenha misericórdia de nós!

2. A Caridade.

A Palavra de Deus nos ensina esta verdade consoladora: "A caridade cobre uma multidão de pecados". Se pudermos encontrar caminhos e oportunidades que Deus nos oferece diariamente para praticar caridade e serviço ou mesmo dar esmolas para os outros, então temos outro meio de aumentar a graça em nossas almas. No filme Little Boy - Além do Impossível, o menino recebeu o que o padre chamou de "lista mágica" para ajudá-lo com que seu pai voltasse para casa são e salvo da Guerra Mundial. A lista mágica nada mais é do que as obras de misericórdia corporais listadas em (Mt 25,31-46) "Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me; morto e providenciastes o enterro..." Implore ao Espírito Santo em oração para qual destas Ele o está chamando para realizar na prática de sua vida para aumentar a graça em sua alma!

3. A Penitência.

Jesus afirmou que alguns demônios só podem ser expulsos através da oração e do jejum. O Senhor também nos lembra: "Se alguém quer vir após de mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me". Toda vez que dizemos "não" aos nossos desejos egoístas e "sim" a um sacrifício que o Espírito Santo inspirou em nossos corações, mais uma vez a graça de Deus se eleva em nossos corações! Uma bênção adicional de Deus nos é dada quando empreendemos uma vida de sacrifício em conquistar nossos maus hábitos e paz interior da mente, do coração e da alma! Sejamos generosos com um Deus que tanto nos ama!

4. Os Sacramentos: A Eucaristia.

É claro que a maior ação em todo o universo é receber o maior de todos os Sacramentos - a Eucaristia! A Sagrada Eucaristia, a Sagrada Comunhão, é verdadeira e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Receber Nosso Senhor com a melhor das disposições, na graça, com fé, amor, humildade e desejo de uma conversão mais profunda ao Seu amor é uma fonte infinita de graça porque este Sacramento é o próprio Deus! Por esta razão, não há ação maior que podemos fazer como peregrinos e caminhantes na terra do que receber Jesus com fé viva, frequência e amor ardente! Se você gosta de uma imagem simples, ao receber Jesus com amor ardente, o medidor de gás em seu tanque espiritual (sua alma) dispara muito além do cheio. Implore a graça de ter fome diária do Pão da vida, de modo a subir constantemente na graça - para penetrar nos altos céus mesmo estando na terra! No Pai Nosso rezamos: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje..." Talvez Jesus esteja desafiando você a almejar a Missa diária e a Sagrada Comunhão diária para superar as montanhas mais altas no reino da graça.

5. Nossa Senhora: Ave Maria.

Em uma ocasião, a mística e santa alemã, Santa Gertrudes, viu Jesus no céu. Ele estava resplandecente em glória, mas estava fazendo um gesto intrigante: colocando uma moeda de ouro em cima de um monte enorme de outras moedas de ouro. A santa acabara de rezar a Nossa Senhora a Ave Maria. Jesus respondeu dessa maneira. "Gertrude, toda vez que você reza para minha mãe a Ave Maria com fé e devoção, estou depositando uma moeda de ouro no céu que será sua por toda a eternidade." Se queremos ser multibilionários no céu, amemos Maria e a oração que Maria tanto ama - a Ave Maria. Na Ave Maria saudamos a Rainha do Céu e da Terra com estas belas palavras: "Ave Maria, Cheia de Graça".

Portanto, adquiramos o hábito de rezar o terço diário, com a bela oração da Ave Maria. Se feito, Nossa Senhora, por sua poderosa intercessão, estará acumulando para você tesouros infinitos e um lar eterno no céu! Que possamos amar a graça, valorizar a graça, nos esforçar para crescer na graça e finalmente morrer na graça pela intercessão de Maria, a "Cheia de graça".

Por: Pe Ed Broom, OMV

Original em inglês: Catholic Exchange