Beato Pier Giorgio Frassati: O Homem das Oito Beatitudes

Em 6 de abril de 1901, o Beato Pier Giorgio Frassati nasceu em Turim em uma família proeminente, que possuía o notável jornal liberal chamado La Stampa. Seu pai, um agnóstico, fundou o jornal e atuou na política nacional. Serviu no Senado italiano e depois foi embaixador do país na Alemanha.

Embora fosse uma estudante mediano, ele era conhecido entre seus pares por sua devoção e piedade. Frassati dedicava-se a obras de ação social, caridade, oração e comunidade. Ele estava envolvido com grupos de jovens e estudantes católicos, o Apostolado de Oração, Ação Católica e era membro da Ordem Terceira de São Domingos. Ele costumava dizer: "Caridade não é suficiente; precisamos de reforma social. "Ele ajudou a estabelecer um jornal intitulado Momento, cujos princípios se basearam na Encíclica do Papa Leão XIII, Rerum novarum. Ele ingressou na Sociedade S. Vicente de Paula em 1918 e passou a maior parte do tempo ajudando os pobres.

Frassati morreu em 1925 de poliomielite. Sua família esperava que as elites e figuras políticas de Turim viessem a oferecer suas condolências e participar do funeral; eles naturalmente esperavam encontrar muitos de seus amigos lá também. No entanto, eles ficaram surpresos ao encontrar as ruas da cidade apinhadas de milhares de pessoas chorando, enquanto o cortejo passava, por conta da reverência que tinham por ele as muitas pessoas que havia ajudado diretamente durante sua breve vida. Frassati foi chamado de Homem das Oito Beatitudes pelo Papa João Paulo II, que o beatificou em 20 de maio de 1990.

Finalmente, aqui está uma bela citação sobre a Eucaristia:

"Eu vos recomendo, com toda a força da minha alma, para que se aproximem da Mesa Eucarística sempre que puderem. Alimentem-se desse Pão dos Anjos, de onde tirarão a força para lutar as batalhas internas, para combater as paixões e adversidades, porque Jesus Cristo prometeu àqueles que se alimentam com a Sagrada Eucaristia a Vida Eterna e as graças necessárias para obtê-la. E quando tiverem se consumido totalmente por esse Fogo Eucarístico, então serão capazes de agradecer com maior consciência ao Senhor Deus, que vos tem chamado para ser parte de seu povo. Assim sentirão a paz que aqueles que são felizes segundo o mundo nunca experimentaram. Porque a verdadeira felicidade, meus amigos jovens, não consiste nos prazeres do mundo e na antecipação das coisas, mas na paz de consciência, que não se tem quando se é puro no coração e na mente"

                                                                                  ~Beato Pier Giorgio Frassati

Para saber mais:

Artigos:

- Site Brasileiro em homenagem ao Beato Pier Giorgio Frassati

- Beato Pier Giorgio Frassati: "Viver e não fingir que se vive"

Filme (completo e legendado):

- Bem-aventurado Pier Giorgio Frassati

Vídeos:

- Logos Apologética

- História do Beato Pier Giorgio Frassati

- Entrevista com a sobrinha-neta do Beato Pier Giorgio Frassati