Admiração e Temor

31/01/2021
Simeão e Ana Reconhecem o Senhor Jesus – Rembrandt
Simeão e Ana Reconhecem o Senhor Jesus – Rembrandt

"Seu pai e sua mãe estavam admirados das coisas que dele se diziam. 34.Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: "Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, 35.a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpas­sa­rá a tua alma." - São Lucas, 2, 33-35

Quando algo verdadeiramente sobrenatural acontece, a mente humana que compreende esse evento sobrenatural fica maravilhada e temerosa. Para a Virgem Maria, e São José, suas mentes estavam continuamente repletas de um santo espanto com o que estavam testemunhando.

Primeiro foi a Anunciação à Nossa Senhora. Depois o anjo apareceu a José em um sonho. Em seguida aconteceu o nascimento milagroso. Os pastores vieram adorar seu filho e revelaram que uma multidão de anjos apareceu para eles. Pouco depois, os Magos do Oriente apareceram para homenagear seu filho. E ainda temos a história de Simeão no Templo. Ele falou da revelação sobrenatural que recebeu sobre esta Criança. Vez após vez, o milagre do que estava acontecendo foi colocado diante da Virgem Maria, e São José, e cada vez eles responderam com admiração e temor.

Embora não sejamos abençoados em nos depararmos com este evento sobrenatural da Encarnação da mesma forma que Maria e José, somos, no entanto, capazes de compartilhar seu "maravilhamento" e "admiração e temor", ponderando em oração este evento sobrenatural. O mistério do Natal, que é uma manifestação de Deus fazendo-se homem, é um acontecimento que transcende todo tempos e espaço. É uma realidade espiritual de origem sobrenatural e, portanto, um evento ao qual nossas mentes pela fé têm acesso total. Como a Virgem Maria, e São José, devemos ouvir o anjo da Anunciação, o anjo do sonho de José, devemos reverenciar como os pastores e os Magos e devemos nos alegrar com Simeão ao contemplar o Messias recém-nascido, o Salvador de o Mundo.

Reflita, hoje, sobre o quão plenamente você permitiu que sua mente se envolvesse no incrível mistério. Você alguma vez reservou um tempo para ler a história em espírito de oração? Você é capaz de sentir a alegria e a satisfação experimentadas por Simeão e Ana? Você já passou algum tempo refletindo no que passava nas mentes e nos corações da Virgem Maria e São José enquanto eles viviam aquele primeiro Natal? Deixe este profundo mistério sobrenatural da nossa fé tocar você neste de tal forma que também você fique "maravilhado" com o que celebramos em todos os Natais.

Senhor, vos agradeço pelo dom da vossa Encarnação. Com Simeão, regozijo-me e ofereço-Lhe louvor e ação de graças. Por favor, renove dentro de mim um verdadeiro sentimento de admiração e temor enquanto olho com admiração para o que Vós fazeis por mim e pelo mundo inteiro. Que eu nunca me canse de ponderar sobre esse dom sobrenatural da Vossa vida. Jesus eu confio em vós.

Original em inglês: Catholic Daily Reflection