7 Formas de Viver a Quaresma que Não Envolvem Comida

31/03/2019

Se mudar sua dieta ou desistir de alguma comida não é possível para você nesta Quaresma, continue lendo para descobrir sete maneiras criativas e desafiadoras que lhe permitirão ainda viver a Quaresma!

1. Seja Criativo para Deus

farrahsanjari/Flickr
farrahsanjari/Flickr

Faça uma pintura, escreva uma postagem no blog, cante uma música, crie uma de adoração, faça uma campanha de caridade ... a lista é extensa. Deus lhe deu talentos; comece a usá-los para levar Deus às pessoas. Talvez você esteja apenas começando a usar seus talentos ou a retomando certos talentos que Deus lhe deu e que depois de um tempo você os deixou de lado. Faça o compromisso de descobrir - ou redescobrir - seus talentos ditos durante a Quaresma.

2. Perdoe Alguém com este Método Único

Rory MacLeod/Flickr
Rory MacLeod/Flickr

Efésios 4, 32 - "Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo". Há alguém que o machucou profundamente? O próprio lembrar-se deles traz sentimentos de mágoa e traição que você enterrou em algum lugar dentro de você. Para cada dia da Quaresma, escreva um elogio e reze uma Ave Maria pela pessoa. Quando somos feridos por alguém, nos apegamos aos pontos ruins dela. Esse desafio obriga você por 40 dias a escrever algo de bom sobre a pessoa que profundamente o machucou. Ele também traz revelações pessoais sobre você e seu papel na quebra do relacionamento, permitindo também que você realmente perceba o seu lado de responsabilidade por algum dano que você tenha infligido à pessoa. Não vamos tampar o sol com a peneira: esse desafio da Quaresma é difícil! Mas, no mínimo, com esse desafio, podemos começar o processo de cura.

3. Cumprimente e reze por seus Amigos no Facebook

ThoroughlyReviewed/Flickr
ThoroughlyReviewed/Flickr

Cumprimente um amigo seu do Facebook em uma mensagem privativa cada dia da Quaresma e reze por ele. Amigos de Facebook não são apenas uma postagem em sua página, faça um esforço em conhece-los ao cumprimenta-los.

4. Dízimo

"Para os Pobres" - Steven Depolo/Flickr
"Para os Pobres" - Steven Depolo/Flickr

Como estudante universitário, ou alguém em uma posição financeira similar, o dízimo regular está talvez fora de alcance. No entanto, o dízimo durante a temporada de Quaresma é viável, tirando uma pequena quantia de dinheiro. Hoje em dia, há uma série de entidades como a Fundação Pontifícia "Ajuda à Igreja que Sofre" que você pode contribuir como também à sua igreja paroquial.

5. Acabe com um Mau Hábito

Joe deSousa/Flickr
Joe deSousa/Flickr

Eu sou famoso por acordar tarde. Por recusar-me a acordar antes das 9h (10h nos finais de semana), nunca tive uma rotina de oração matinal. Nunca. Esta Quaresma me comprometo a me levantar às 8 da manhã (lembre-se, comece com pequenos passos), ajoelhar-me ao lado da minha cama e fazer as leituras diárias da Bíblia. Deixe que a Quaresma seja esse primeiro passo para quebrar um mau hábito.

6. Aproxime-se

Wrote/Flickr
Wrote/Flickr

Mateus 25, 40 - "Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes." Há pessoas na igreja e grupos de jovens que são solitários. Há pessoas deitado em um leito de hospital sozinhas. Há pessoas vivendo sozinhas nas ruas. Todos queremos amar e ser amados em troca. Se você conhece alguém que é solitário, aproxime-se dele.

7. Leia um Salmo por Dia

Henri Smith/Flickr
Henri Smith/Flickr

Um salmo por dia mantém o diabo longe. A Bíblia pode parecer longa e desanimadora para ler, mas que tal como começar com um Salmo por dia? O Livro dos Salmos é o meu favorito porque é curto e uma linda peça literária. Os Salmos também são muito pessoais: há um salmo para cada uma de suas emoções, realizações e fardos.

Com estas sete sugestões, esperamos que você possa ficar motivado e encorajado a viver bem a Quaresma!

- Baseado no original em inglês: https://catholic-link.org/7-ways-lent-food/