A Verdade x A Mentira

18/01/2021

Ao final postamos parte do discurso de Julian Assange feito durante uma manifestação organizada pela Stop the War Coalition, ocorrida em Londres, no dia 8 de outubro de 2011, para marcar o 10º aniversário da guerra do Afeganistão. (O vídeo em sua íntegra, sem legendas, acessar aqui)


Cabe um esclarecimento: Ainda no início de seu discurso de quase 6 minutos, ele faz menção a um comentário de Margaret Thatcher - 'Não existe esta tal coisa de sociedade' que foi dito durante uma entrevista em 1987.

"Não existe esta tal coisa de sociedade. Existe uma tapeçaria viva feita de homens, mulheres... pessoas. E a beleza dessa tapeçaria e a qualidade de nossas vidas dependerão de quanto cada um de nós está preparado para assumir a responsabilidade por nós mesmos e quanto cada um de nós está preparado para mudar e ajudar, por meio dos nossos próprios esforços, aqueles que são infelizes."

Já pelo meio de seu discurso - e que é o objetivo desta nossa postagem - Julian Assange fala o que pensa ser a forma como as guerras surgem e como podem ser vencidas ou desfeitas, bem como aponta quem são os criminosos de guerra. 

Embora esteja se referindo a conflitos bélicos, suas palavras permanecem atuais em vista da guerra de narrativas que tem como alvo as pessoas comuns, os "civis" do atual conflito que se instaurou no mundo.