A Perseverança E A Porta Estreita

24/02/2023
Sermão da Montanha de Cosimo Rosselli, cc. 1481-1482 [Capela Sistina, Roma]
Sermão da Montanha de Cosimo Rosselli, cc. 1481-1482 [Capela Sistina, Roma]

Com o passar dos anos, aprendi que a mais fervorosa fidelidade ao Senhor, em uma fase da vida, não garante fidelidade permanente. Casais devotos, uma vez ansiosos para começar seus casamentos católicos, podem se desintegrar em um amargo divórcio. Os sacerdotes, antes exuberantes em servir ao Senhor em suas ordenações, podem perder a confiança em suas vocações e deixar o sacerdócio. Muitas histórias descrevem católicos proeminentes que deixaram a Igreja por alguma outra religião, ou por nenhuma religião.

Estes são exemplos dramáticos em grande escala de uma realidade que todos nós provavelmente vimos em uma escala menor, e contra a qual cada um de nós deve estar em guarda para que nós também não sigamos o exemplo de deixarmos permitir que a luz da fé seja diminuída - ou, pior, extinta - em nossas almas à medida que avançamos na peregrinação da vida.

Como podemos explicar a dissolução espiritual de qualquer grau quando uma pessoa que antes participava avidamente dos sacramentos e da vida espiritual? Todas essas graças não deveriam ter preservado a alma segura para o resto desta vida até a vida eterna? No Sermão da Montanha, parece que Jesus tinha em mente as almas que trabalhariam para permanecer fiéis:

"Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram" (Mt 7, 13-14)

Parece, ao contrário das expectativas modernas, que Jesus prediz que poucos, ao invés de muitos, serão salvos. Isso não é porque Ele é um avarento mesquinho, guardando egoisticamente Seu reino para Si mesmo e para um pequeno número de amigos favoritos. É porque nós, seres humanos caídos, preferimos o caminho de menor resistência, o qual, nosso Senhor nos adverte, decididamente não é o caminho para Ele. O caminho descendente parece fácil, pois oferece seduções tangíveis e materiais do mundo e da carne que sufocam nossas inclinações espirituais.

No entanto, leva à destruição, à morte eterna sem Deus, que, misteriosamente, não obriga ninguém a escolher o melhor caminho. Homens e mulheres escolhem livremente para si mesmos. Ou não.

O caminho para a salvação, ao contrário, é estreito, pronunciou-se Santo Agostinho, porque os homens "não depositam sua verdadeira confiança no Senhor quando ele clama: 'Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei'... Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.'" Visto que poucos aceitarão o jugo do Senhor, a porta é estreita; não há necessidade de um caminho largo para acomodá-los.

No entanto, algumas pessoas que a princípio assumem com entusiasmo o jugo do Senhor e zelosamente percorrem inúmeras milhas acabam lutando para manter o equilíbrio em uma estrada tão difícil onde o portão à frente parece estar se estreitando, e não se alargando, a cada passo a frente. Eles começam a balançar e tropeçar. Ficam desencorajados e frustrados. Consideram desistir. Uma parte deles desiste.

Por quê? Certos membros desse grupo, como São Jerônimo colocou severamente, "Muitos, depois de terem encontrado o caminho da verdade, apanhados pelos prazeres do mundo, desertam no meio do caminho". Outros se assemelham a São Pedro caminhando sobre as águas: esbofeteados pelas provações da vida, eles desviam os olhos do Senhor enquanto caminham. Pedro afundou; estes caem da estrada, dão meia-volta e procuram outra estrada para viajar.

A situação deles é um alerta sério para os poucos que lutam para entrar pelo portão estreito no fim da vida. Navegar na dura estrada por 50, 60, 70, 80, 90 anos é assustador e exigente, com repetição diária e semanal das mesmas ações necessárias para o sucesso. Se quisermos completar a jornada, não podemos fazê-lo sozinhos. Vamos precisar da ajuda de Deus, que vem em uma virtude da qual raramente ouvimos falar, mas de que precisamos tão profundamente: a perseverança.

São Tomás de Aquino ensina que, uma vez que as virtudes da fé, da esperança e da caridade têm como meta o fim da vida, a virtude da perseverança, derivada da fortaleza, nos permite persistir nessas virtudes superiores. Mas a perseverança como virtude não pode ter sucesso apenas com o esforço humano. Ela "precisa não só da graça habitual, mas ainda do auxílio gratuito de Deus, que conserva o homem no bem até ao fim da vida".

A explicação da perseverança do Doutor Angélico nos lembra não apenas que a fé é um dom que não merecemos, mas que permanecer no amor de Deus também é um dom imerecido. Desenvolvemos nossa salvação com medo e tremor, em parte porque a qualquer dia somos capazes de nos afastar de Deus.

Isso raramente ocorre como um ato repentino de rebelião; normalmente acontece lentamente - pulamos as orações, cedemos a pequenas tentações, elevamos algo mundano acima das prerrogativas divinas. O impulso negativo gradualmente nos afasta de Deus e nos aproxima de nós mesmos. Por fim, o dom da fé que Deus nos deu torna-se obsoleto, frágil e insípido. Se tivéssemos invocado o Senhor, Ele teria respondido. Mas ficamos impacientes e desperdiçamos Seu dom no processo.

A versão da oração matinal que memorizei anos atrás inclui uma declaração de agradecimento a Deus "por me chamar à fé católica". Conclui com sete petições, sendo a primeira: "Dai-me perseverança em viver minha vocação cristã". Mais explicitamente, especialmente em uma era secular, pode ser dito: "Dê-me perseverança em viver a fé que vós me destes até o fim da minha vida". Somente com esta virtude teremos a graça de entrar pela porta estreita. A Quaresma é o momento perfeito para começar a rezar por ela.

Autor: David G Bonagura, Jr

Original em inglês: The Catholic Thing