A História De Maria Madalena E O Primeiro Ovo De Páscoa

10/04/2023

Santa Maria Madalena ocupa um lugar especial entre os discípulos de Jesus.

Foi o grande amor de Madalena por Cristo que a manteve ao pé da Cruz, chorando e angustiada, até que seu Salvador morreu. Foi sua dolorosa dor de perda que a levou ao Seu túmulo na primeira luz do dia para ungir Seu corpo sagrado.

Como recompensa por seu grande amor e fidelidade, ela é uma pessoa privilegiada a quem Jesus apareceu na manhã de Domingo de Páscoa; ela foi testemunha da Ressurreição.

Foi Maria Madalena - uma mulher - quem foi e contou aos Apóstolos que Jesus havia ressuscitado dos mortos; por isso ela é chamada de "Apóstola dos Apóstolos".

Depois da Ressurreição e Ascensão de Jesus, Maria Madalena continuou a sua missão de evangelizadora, contemplativa e mística no seio da Igreja.

Segundo a tradição, após a Ascensão de Jesus ao céu, Madalena – uma mulher rica e de certa importância – apresentou-se corajosamente ao imperador Tibério César em Roma para proclamar a ressurreição de Jesus Cristo, com um ovo na mão para ilustrar sua mensagem.

Estendendo o ovo para ele, ela exclamou pela primeira vez o que agora é a proclamação universal da Páscoa entre os cristãos: "Cristo ressuscitou!".

O imperador, zombando dela, disse que Jesus estava tão ressurrecto quanto o ovo em sua mão era vermelho. Imediatamente, o ovo ficou vermelho como um sinal de Deus para ilustrar a verdade de sua mensagem. O imperador então atendeu às queixas dela sobre Pilatos condenar um homem inocente à morte e removeu Pilatos de Jerusalém sob desagrado imperial.

Por que Maria Madalena traria um ovo para falar sobre Jesus com o imperador romano?

Em outra tradição, é dito que Maria Madalena trouxe uma cesta de ovos brancos cozidos com ela na manhã de Páscoa para o túmulo de Jesus - talvez como uma refeição para ela e para as demais mulheres, enquanto esperavam que alguém removesse a pedra. Quando ela chegou ao local da Ressurreição, encontrando a pedra já removida, ela também descobriu que os ovos em sua cesta haviam sido tomados por cores brilhantes.

Talvez seja por isso que ela tenha trazido um ovo para o imperador - esperava ela que Jesus fizesse um milagre semelhante com ovo que trazia consigo, como havia feito naquela primeira manhã de Páscoa?

Embora não saibamos se essas histórias são verdadeiras com absoluta certeza, sabemos que a tradição de distribuir ovos vermelhos na Páscoa é uma tradição que se originou entre os cristãos nos tempos apostólicos. E muitas vezes encontramos Maria Madalena retratada em ícones segurando um ovo vermelho. Além disso, a história se encaixa nas várias tradições culturais que já cercam o símbolo do ovo.

Para muitas culturas, mesmo antes da época do cristianismo, o ovo era um símbolo de criação, primavera e renascimento. Após a ressurreição de Cristo, o ovo assumiu um novo significado para os cristãos e tornou-se um símbolo da nova vida que brota, deixando para trás o túmulo vazio. Talvez isso tenha se tornado ainda mais pronunciado devido ao relato de Maria Madalena.

Os ovos foram o que ajudou as pessoas a entender uma nova verdade teológica – a ressurreição dos mortos e uma nova religião – o cristianismo – construída em torno da primeira Ressurreição.

Como símbolo da ressurreição de Cristo, o ovo de Páscoa tornou-se então um símbolo do renascimento de toda a humanidade na ressurreição do Último Dia devido aos méritos de Jesus Cristo. "Ovos de Páscoa" eram compartilhados uns com os outros como um símbolo alegre da esperança cristã.

Pintar ovos de Páscoa cozidos é uma tradição antiga e amada pelas igrejas católicas orientais, bem como pelas ortodoxas. Os ovos são muitas vezes tingidos de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo que foi derramado na cruz.

Os ovos de Páscoa são então levados para a igreja em cestas para serem abençoados pelo padre (muitas vezes com outros alimentos para serem consumidos na festa da Páscoa) no final da Vigília Pascal antes de serem distribuídos aos fiéis. Historicamente, os cristãos se abstinham de comer ovos durante uma quaresma estrita, então a Páscoa foi a primeira chance de comer ovos novamente após um longo período de abstinência. O ovo representava o túmulo selado de Cristo, e quebrar a casca representava a ressurreição de Jesus dentre os mortos.

Em algumas culturas também é comum pintar ovos de Páscoa de madeira e distribuí-los como presentes para amigos e familiares.

Assim, a ligação dos ovos com a Páscoa e a Ressurreição é histórica no seio da Igreja e, como sempre acontece com os antigos costumes cristãos, uma excelente forma de catequizar os fiéis e celebrar uma cultura cristã partilhada com familiares e amigos.

Original em inglês: Good Catholic