A Festa Do Sagrado Coração De Jesus

05/06/2023

Uma das imagens mais reconhecíveis é a imagem do Sagrado Coração de Jesus. É a imagem de Jesus com o coração exposto, cercado de espinhos, com chamas e uma cruz saindo do alto. Esta imagem de Jesus é marcante e bem forte. Em homenagem à Festa do Sagrado Coração de Jesus, vejamos o significado desta imagem. O que isso simboliza? Por que celebramos a Festa do Sagrado Coração de Jesus? Além disso, quem foi Santa Margarida Maria Alacoque e qual era sua conexão com o Sagrado Coração de Jesus?

O que simboliza o Sagrado Coração?

Os católicos (e as pessoas em geral) são visuais. Jesus sabe disso sobre nós e é por isso que além de usar parábolas para nos passar Suas mensagens, Ele usa imagens para transmiti-las. Ver uma imagem do Coração de Jesus com espinhos, cruz e chamas certamente nos chama a atenção e nos fala. Ele está nos dizendo: "Olhe para o Meu Coração e veja o que estou sentindo". Os espinhos ao redor de Seu coração são uma representação de nossos pecados e de como os nossos pecados perfuram Seu coração. As chamas e a cruz servem como lembrança do sofrimento que Ele suportou por nossa salvação e de Seu amor ardente por nós. O sangue escorrendo representa o sangue que Jesus derramou para nossa salvação. Essa é uma mensagem muito forte!

Quando essa devoção se tornou popular?

Acredita-se que a devoção ao Sagrado Coração de Jesus tenha começado no século 11, mas a devoção não se espalhou até que Margarete Maria Alacoque, uma freira francesa, começou a receber várias aparições de Jesus a partir de 1673. Em 27 de dezembro de 1673, Jesus apareceu a Margarida Maria quando ela se ajoelhou diante do Santíssimo Sacramento. Jesus contou a ela sobre Seu grande amor pela humanidade e expressou Seu desejo de que ela desse a conhecer Seu grande amor a todos. Margarida Maria escreveu que Jesus lhe revelou "as maravilhas de Seu amor e os segredos inexplicáveis de Seu Sagrado Coração".

Jesus continuou a aparecer a Margarida Maria e fez revelações a ela até 1675. Foi somente em 1856 que o Papa Pio IX decretou que a festa deveria ser celebrada regularmente em todo o mundo.

Segunda Revelação

Durante a segunda aparição de Jesus em 1674, Ele revelou Seu Divino Coração a Margarida Maria e, como Margarida Maria descreveu, "me foi apresentado como num trono de chamas, mais radiante que um sol e transparente como um cristal, com sua chaga adorável. Era ainda encimado por uma cruz, que significava que, desde os primeiros instantes de Sua Encarnação… a Cruz foi aí plantada e Ele foi cheio, desde o começo de todas as amarguras que Lhe deviam causar as humilhações, pobreza, dores e desprezos sofridos por Sua Humanidade sagrada durante o curso de Sua vida e paixão."

Terceira Revelação

Durante a terceira aparição, Margarida Maria teve uma visão de Jesus com suas cinco feridas "brilhando como sóis", quando Ele então mostrou a ela Seu coração em chamas de amor pela humanidade. Ele revelou Sua consternação e tristeza pelo fato de Seu amor inflexível ser frequentemente ignorado e até mesmo tratado com indiferença. Ele pediu a Margarida Maria que compensasse a ingratidão de tantos recebendo a Santa Comunhão com frequência, especialmente na primeira sexta-feira de cada mês.

Jesus expressou a Margarida Maria: "Eis o Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada até esgotar-Se e consumir-Se, para manifestar-lhes Seu amor. E como reconhecimento, não recebo da maior parte deles senão ingratidões, desprezos, irreverências, sacrilégios, friezas que têm para comigo neste Sacramento de amor… Prometo-te, pela excessiva misericórdia do meu Coração, que o Seu amor onipotente obterá a todos aqueles que comungarem nove primeiras sextas-feiras do mês consecutivas, a graça da penitência final, que não morrerão na minha inimizade, sem receber os sacramentos e que o Meu divino Coração será o seu refúgio assegurado na última hora."

Quarta Revelação

Durante a quarta aparição, que ficou conhecida como a "grande aparição", Jesus instruiu Margarida Maria que a Festa do Sagrado Coração fosse celebrada anualmente na sexta-feira seguinte ao Corpus Christi, em reparação pela frieza que muitos têm para com o amor infinito de Jesus e compaixão.

As promessas que Jesus fez a Margarida Maria Alacoque

Para aqueles que celebram a Festa do Sagrado Coração de Jesus e recebem a Comunhão nas nove primeiras sextas-feiras consecutivas, Jesus fez as seguintes 12 promessas:

  1. "A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração";

  2. "Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado

  3. "Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias";

  4. "Eu os consolarei em todas as suas aflições";

  5. "Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte";

  6. "Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos";

  7. "Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias";

  8. "As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção";

  9. "As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição";

  10. "Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos";

  11. "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração";

  12. "A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna".

Para melhor acompanhar este mês em que celebramos o Sagrado Coração de Jesus, sugerimos a obra de St. Afonso de Ligório, Meditações para o Mês do Sagrado Coração de Jesus.

Original em inglês: Daily Bread