A Fé Inabalável Em Face Da Confusão

31/01/2021
O Sonho de São José - Anton Raphael Mengs
O Sonho de São José - Anton Raphael Mengs

"José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados" - São Mateus, 1, 20-21

Que homem abençoado foi São José. Ele foi chamado para ser o pai terreno do Filho de Deus e o marido da Mãe de Deus! Ele deve ter ficado maravilhado com essa responsabilidade e, às vezes, deve ter tremido de santo temor diante de tão grande vocação.

O que é interessante notar, no entanto, é que o início deste chamado parecia estar marcado com um aparente escândalo. Maria estava grávida e não era de José. Como pode ser isso? A única explicação terrena era a infidelidade por parte de Maria. Mas isso era muito contrário ao que José pensava que ela era. Ele certamente teria ficado muito chocado e confuso ao enfrentar esse aparente dilema. O que ele deveria fazer?

Nós sabemos o que ele decidiu fazer no início. Ele decidiu se divorciar dela discretamente. Mas então o anjo falou com ele em um sonho. E, depois que ele acordou de seu sono, "José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa."

Um aspecto dessa situação a ser ponderado é o fato de que José teve que acolher sua esposa e seu Filho na fé. Esta nova família dele estava muito além da razão humana. Não havia como entender simplesmente tentando descobrir. Ele teve que lidar com isso pela fé.

Pela fé significa que ele teve que confiar na voz de Deus falando com ele em sua consciência. Sim, ele confiou no que o anjo falou com ele no sonho, mas era um sonho! As pessoas podem ter todos os tipos de sonhos estranhos! Sua tendência humana seria questionar esse sonho e se perguntar se ele era real. Isso era realmente de Deus? Esta Criança é realmente do Espírito Santo? Como pode ser isso?

Todas essas perguntas, e todas as outras perguntas que surgiram na mente de São José, só poderiam ser respondidas pela fé. Mas a boa notícia é que a fé dá respostas. A fé permite que uma pessoa enfrente as confusões da vida com força, convicção e certeza. A fé abre a porta para a paz em meio à incerteza. Elimina o medo e o substitui pela alegria de saber que você está seguindo a vontade de Deus. A fé funciona e a fé é o que todos nós precisamos na vida para sobreviver.

Reflita, hoje, sobre a profundidade da sua fé perante as aparentes dificuldades. Se você sente que Deus o chama a entrar em algum desafio em sua vida neste momento, siga o exemplo de São José. Deixe Deus dizer a você: "Não tenha medo!" Ele falou isso a São José e Ele fala a você. Os caminhos de Deus estão muito acima de nossos caminhos, Seus pensamentos muito acima de nossos pensamentos, Sua sabedoria muito acima de nossa sabedoria. Deus tinha um plano perfeito para a vida de São José, e Ele tem para sua também. Ande pela fé todos os dias e você verá esse plano glorioso se desdobrar.

Senhor, permita-me andar pela fé todos os dias. Permita que minha mente se eleve acima da sabedoria humana e veja Seu plano divino em todas as coisas. São José, rogai por mim para que eu imite a fé que viveste na tua vida. São José, rogai por nós. Jesus eu confio em vós!

Original em inglês: Catholic Daily Reflexion