A Fé De São José

31/01/2021
O Sonho de São José - Georges de La Tour
O Sonho de São José - Georges de La Tour

"Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: "José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. 21.Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados." - São Mateus, 1, 20b-21

São José é um homem sobre o qual sabemos pouco, mas pense na importância de seu papel na história da salvação. A ele foi confiado o Filho de Deus como sua criancinha. A princípio, ele ficou confuso sobre como Maria poderia ter engravidado, mas ao receber as palavras do anjo em um sonho, ele aceitou esta Criança como sua e cuidou Dela com o amor de um pai.

É significativo notar que São José abraçou o Menino Jesus por causa de um sonho. Mas foi apenas um sonho? Todos nós temos muitos sonhos e alguns deles são estranhos e sem sentido. Então, por que São José confiou na autenticidade desse sonho?

A resposta a esta pergunta é bastante simples. Mesmo que o sonho que ele teve fosse apenas isso - um sonho - também foi acompanhado pelo dom da fé. José sabia, com uma certeza além da razão humana, que a voz de Deus falara com ele e ele respondeu com fé generosa.

Podemos não ter sonhos através dos quais Deus fale conosco na forma de um anjo, mas Deus fala conosco o durante todo o dia. Ele fala diretamente às nossas mentes e corações, e também através do cuidado e mediação de incontáveis hostes de anjos de várias maneiras. Os anjos de Deus estão constantemente nos trazendo mensagens e inspirações divinas. A questão é se estamos ouvindo ou não.

Ouvir a voz de Deus, por meio da mediação dos anjos, não é ver ou ouvir os anjos falarem, literalmente. Em vez disso, é uma questão de discernir essa linguagem de amor falada para nós e nos chamar à fé.

Ouça no silêncio do seu coração, neste dia, e permita-se seguir o glorioso testemunho de São José quando ele respondeu à vontade de Nosso Senhor com perfeita fé e confiança.

Senhor, desejo ouvir Vossa doce voz. Anseio por saber tudo o que me comandas e tudo o que me inspirais a abraçar na vida. Dai-me a graça de que preciso, para seguir todas as inspirações na vida para que eu possa cumprir a Vossa perfeita e santa vontade. Jesus eu confio em vós.

Original em inglês: Catholic Daily Reflection