A Crise Da Educação Ocidental

03/06/2022

No vídeo a seguir apresenta os argumentos do escritor britânico, Christopher Dawson, acerca da crise educação ocidental que está centrada em uma cultura que carece de uma compreensão comum da natureza ou do homem e de qualquer objetivo transcendente para a pessoa ou sociedade.

"As religiões mundiais", observa Dawson, "são as grandes estradas espirituais que conduziram a humanidade através da história, desde a remota antiguidade até os tempos modernos". O Estado precisa de um vínculo espiritual: mera lei ou força não bastam.

O cristianismo costumava fornecer o princípio integrador, mas desde a secularização da cultura ocidental três religiões substitutas contemporâneas - a democracia, o fascismo e o comunismo - tentaram substituí-lo.

Christopher Henry Dawson foi um estudioso independente britânico, que escreveu diversos livros sobre história cultural e cristandade. Dawson foi chamado de "o maior historiador católico de língua inglesa do século XX". Sua formação era anglo-católica, mas ele se tornou um católico romano convertido em 1914.