A Beleza Da Igreja Una, Santa, Católica E Apostólica

21/04/2023

O vídeo apresentado hoje foi elaborado com maestria por Mauricio Artieda, ex-diretor da Catholic-Link. Seu objetivo principal é reforçar a identidade fundamental da Igreja Católica como sendo estabelecida pelo próprio Cristo.

Este vídeo atraiu uma quantidade significativa de atenção e atualmente é classificado como um dos conteúdos mais vistos no YouTube, principalmente em sua versão em espanhol. Portanto, tem o potencial de servir como um recurso inestimável para o apostolado, permitindo-nos defender e propagar com eficácia a identidade autêntica da Igreja Católica, apesar do ataque incessante de críticas e acusações que frequentemente enfrenta.

Ao assistir a este vídeo, considere o profundo significado embutido nas palavras de nosso Credo. Isso nos lembra que somos verdadeiramente a Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica

Um Olhar Mais Profundo

Para muitas pessoas, católicas e não-católicas, a Igreja tornou-se, como diz Ratzinger em sua Introdução ao Cristianismo, "um real impedimento para a fé". "Eles são capazes apenas de ver", continua ele, "as aspirações humanas pelo poder, o espetáculo mesquinho daqueles membros seus que, afirmando serem os administradores do cristianismo oficial, parecem constituir o empecilho máximo ao verdadeiro espírito cristão".

Não seria mais fácil simplesmente remover esse obstáculo? Talvez, direcionar nossa atenção e esforços para algo mais politicamente correto, algo mais confortável? Não deveríamos pelo menos suavizar um pouco nossas vozes quando chegarmos a essa parte do Credo?

É algo que nos requer, acredito, não apenas trair nossa Igreja, mas também Cristo. Os dois não podem ser separados. Na verdade, não entendo por que tantos acreditam que Cristo possa viver e trabalhar no coração de uma pessoa; mas negam que Ele possa fazê-lo de forma histórica e estruturada por meio de uma Igreja concreta. Como posso negar a obra de Cristo em uma Igreja que acolhe pecadores e ao mesmo tempo acredita que Ele opera em minha própria vida, talvez o maior pecador de todos?

A ideia de separar-se em isolamento para viver o puro "caminho evangélico" é concebivelmente bem-intencionada. No entanto, é uma ilusão e extremamente perniciosa. Como tal ideia poderia encontrar a aprovação do homem que dedicou sua vida e sua morte a amar os pecadores e chamá-los à conversão? Cristo salva e ama com a sua presença, não com a sua ausência.

A salvação que ele oferece é pessoal e social. Cada um é chamado a acolhê-lo em seu coração e deixar que sua vida seja transformada por ele. No entanto, esse dom da graça não deve ser guardado egoisticamente. É dado para ser compartilhado. É ao mesmo tempo uma responsabilidade e um mistério envolvente: como pode o homem realmente colaborar na salvação dos outros?

Este é precisamente o apelo e o convite que Cristo faz aos seus discípulos. Ele lhes dá o poder de perdoar os pecados e de serem ministros de sua reconciliação. Este convite é histórico e foi feito a um grupo de homens não qualificados, todos eles pecadores. E continua a ser transmitida e atualizada através das gerações até os nossos dias.

Por que obedecer e confiar em um grupo tão fraco de pessoas? Não é óbvio que todas as instituições se tornam corruptas?

Obedeço porque não tenho dúvidas de que Deus realmente opera na vida dos pecadores e por meio da vida dos pecadores, realizando eventos notáveis. Isso é o que vejo em minha própria vida e nas pessoas ao meu redor. Se Deus pode me usar, se ele pode realmente transformar meu coração e trabalhar nas pessoas ao meu redor, apesar dos meus pecados e fraquezas, como vou me recusar a igualmente acreditar naqueles que Ele escolheu para me acompanhar em meu caminho, especialmente aqueles designados como líderes?

Reconhecer a Igreja Católica

Devemos aprender a reconhecer a Igreja como algo muito mais do que apenas mais uma instituição, outra voz propalando outro credo, outro mercador tentando nos vender outro produto que "mudará nossas vidas". Ela é, de fato, nossa Mãe, desesperada para nos nutrir e nos fornecer o autêntico alimento da vida e da felicidade. Ela, como nossa Mãe Maria, deseja nada mais do que nos apontar para Cristo e, por sua graça, efetivamente nos conduzir a ele. Com esta única finalidade, Cristo a fundou: anunciar e difundir entre todos os povos o Reino de Deus.

Por fim, esta consciência deve levar-nos à ação concreta. Todos somos chamados a acolher a salvação de Cristo na nossa vida e a colaborar na salvação dos outros, cada um segundo a sua identidade e missão. Devemos sair pelo mundo para anunciar a Boa Nova de Cristo, como católicos, como membros da Igreja. Devemos explicar e dar testemunho da presença autêntica e real de Cristo na Igreja por nossa santidade e auto-sacrifício. A contribuição econômica no domingo não chega! Tudo o que você faz deve ser marcado por um amor radical a Cristo e à sua Igreja!

Elementos Apostólicos

– O vídeo traz à tona a verdade fundamental por trás de nossa crença e pertencimento à Igreja: Cristo a fundou. Na Igreja Católica, descobrimos Cristo em sua plenitude. A fidelidade a Cristo implica necessariamente a fidelidade à sua Igreja.

– Abstendo-se de qualquer espírito de condenação, devemos reconhecer e agradecer pelo fato de que deveras existem sinais tangíveis que confirmam as palavras de Cristo: "as portas do inferno não prevalecerão". A sua resistência ao longo das marés da história revela um suporte verdadeiramente sobrenatural, sem o qual rapidamente ruiria sob o peso da loucura dos seus membros e da ferocidade dos ataques que lhe são lançados..

– Nossa mensagem ao mundo deve ser efetivamente positiva: conscientes das deficiências de seus membros, não devemos deixar de proclamar a Igreja como portadora da Boa Nova, meio de salvação e comunicadora dos frutos da salvação.

– Essa abordagem positiva vale para nosso relacionamento com outras denominações. Claros sobre as divergências e argumentos por trás de nossas posições, devemos nos concentrar no positivo da Verdade e nas riquezas de nossa Fé, não em criticar os outros.

– Em vez de mais críticos, a Igreja precisa de santos. Os santos são aqueles que sofrem mais do que qualquer um dos depravados da sua época. Eles, de fato, tendem a ser os primeiros e os mais ousados em seus apelos à reforma e à penitência, bem como os mais rápidos em reconhecer sua própria necessidade dessas coisas. Tudo isto, porém, brota de um coração palpitante de amor a Cristo e à sua Igreja. O coração deles sofre de bom grado o desejo de santidade e pureza a tal ponto que não veem outro caminho senão consagrar todo o seu ser ao serviço e ao sacrifício.

Autor: Garrett Johnson

Original em inglês: Catholic-Link