A América Está Entrando Em Colapso?

26/01/2021

Pe. Mark Goring, cc, entrevista Prof. Scott Hahn(1) sobre o que parece ser o colapso da América. A conversa tem como ponto de referência último livro do Prof. Scott, It Is Right and Just: Why the Future of Civilization Depends on True Religion(2) - sem tradução ainda. 

Ao contrário do que comentadores políticos e ativistas dizem, a religião não é apenas relevante para a justiça e a lei, mas é necessária para que a civilização prospere. Há que se recuperar a natureza pública da religião verdadeira.

A seguir, alguns trechos do livro do Prof. Scott que aponta as raízes da profunda crise que passa a América.

Ao distinguir a cidade de Deus da cidade do homem, o grande santo - Sto. Agostinho - queria encorajar os cristãos a manter sua esperança nas promessas do céu, não nas de nossas ordens terrenas. A degradação de Roma não representou um fracasso da fé cristã, porque nenhuma catástrofe humana pode anular o amor e a graça de Cristo. Em vez disso, o mal e a insegurança que encontramos - inclusive na ordem política - são sempre resultado de nosso próprio pecado, de nossa própria rejeição desse amor e graça. O problema com Roma não era que ela havia se tornado cristã; era que, quando confrontada com a nova realidade da Encarnação, não havia se tornado cristã o suficiente. Mais precisamente: os próprios romanos não se tornaram cristãos o suficiente. O caminho a seguir, então, era cristianizar o que restava da civilização, não capturando suas instituições pela força militar ou intriga política, mas evangelizando seu povo, transformando-o em verdadeiros discípulos de Cristo.

****

Quando Aleksandr Solzhenitsyn foi convidado a refletir sobre a raiz da devastação política e moral da Rússia Soviética, ele se lembrou de uma pequena declaração com grandes implicações, compartilhadas pelos mais velhos quando ele era menino: "Os homens se esqueceram de Deus; é por isso que tudo isso aconteceu."

****

Todos nós conhecemos a citação de Benjamin Franklin: "Aqueles que vierem abrir mão da liberdade essencial para adquirir um pouco de segurança temporária não merecem liberdade nem segurança." A liberdade, para o liberal deísta, era a virtude social essencial; comprometê-la não apenas anularia a reivindicação da sociedade por outros benefícios, mas também tornaria impossível garanti-los. Vamos reformular Franklin à luz da verdade católica: Aqueles que desistiriam da religião para adquirir prosperidade e segurança (a liberdade, no final das contas) não mereceriam nenhuma delas e perderiam todas.

****

Este é o paradoxo das sociedades liberais. Ninguém pode negar os ganhos em prosperidade e estabilidade política que marcaram as últimas décadas. E, no entanto, esses ganhos foram compartilhados desproporcionalmente entre as classes e as nações; ainda mais importante, eles foram acompanhados pela noção de que nada devemos a ninguém - muito menos a Deus. A liberdade, pelo menos como passou a ser entendida, não é uma base sólida para a justiça. Somos forçados a confrontar uma verdade que é tanto extremamente desafiadora como também uma reivindicação da verdade da realeza de Cristo sobre o universo: nenhuma quantidade de prosperidade e segurança pode compensar o abandono de nossos deveres de justiça para com Deus. Mesmo que as coisas pareçam estar indo muito bem, a conta acaba vencendo. Abandonar o eixo vertical da justiça é tornar o horizontal impossível; sem Cristo, tudo desmorona.

Referências ao longo da entrevista:

Notas:

(1) - Prof. Scott Hahn é um autor contemporâneo e teólogo católico. Quando pastor presbiteriano, utilizava todas suas forças para converter pessoas da Igreja Católica para o protestantismo, até que ele mesmo veio a converter-se ao catolicismo, "acolhendo, como filho amado, a graça divina". Assim tornou-se um dos maiores pregadores católicos dos EUA. As suas obras incluem 'Todos os Caminhos Levam a Roma', escrito em juntamente com a sua mulher, Kimberly Hahn e "O Banquete do Cordeiro: A missa segundo um convertido". Atualmente, ensina na Universidade Franciscana de Steubenville, um estabelecimento de ensino católico nos Estados Unidos.

(2) - "É Justo e Necessário: Porque O Futuro da Civilização Depende da Verdadeira Religião".