Luto Pelo Último Clero Cristão Em Artsaque

Sinos de igreja silenciam após 1.700 anos
O mundo continua a lamentar a saída de todos os cristãos da Igreja Apostólica Armênia - sem comunhão com a Igreja Católica - de seu lar ancestral, Artsaque.
Em 11 de outubro, a última foto do último clero de Dadivank foi postada no X. Dadivank é um antigo mosteiro apostólico armênio que faz fronteira com a região disputada de Artsaque.
O clero que fugiu de Artsaque chegou à Armênia em 1º de outubro. Sua ausência da terra natal naquele dia marca a primeira vez em 1.722 anos que nenhuma oração cristã armênia foi ouvida em Artsaque. Antes de deixar o mosteiro sagrado, o clero rezou para retornar um dia.
Artsaque, um enclave de cristianismo no meio do Azerbaijão, de maioria muçulmana, até poucos dias atrás, foi bloqueado pelas forças azeris muçulmanas por mais de nove meses, a partir do início de 2023. No que foi chamado de genocídio religioso, o bloqueio deixou a população faminta e privou os habitantes locais de alimentos, combustível e ajuda médica necessária.
Tendo se recusado veementemente a suspender o bloqueio por nove meses, o governo azeri finalmente o suspendeu em 1º de outubro, depois que os líderes de Artsaque assinaram um decreto de rendição.
Os sobreviventes, cansados, aproveitaram a abertura para fugir para a Armênia. Amontoados em carros e caminhões, eles deixaram a terra natal de seus ancestrais, casas, bens, igrejas, mosteiros e animais, aterrorizados com a perspectiva de mais perseguição por parte do governo azeri. Há relatos de que mais de 100.000 pessoas fugiram.
Mas a situação dos armênios ainda não acabou. No final de setembro, o deputado americano Frank Pallone, D-N.J., transmitiu uma forte mensagem sobre as intenções do governo azeri. Ele disse que os objetivos do Azerbaijão vão além de simplesmente varrer Artsaque do mapa, mas também se estendem à Armênia.
O governo azeri nega que o Dadivank seja um mosteiro com significado cristão, chamando-o de "templo albanês caucasiano".
Original em inglês: Church Militant