O Que É o Advento?

A preparação para o Natal é um tema importante para o Advento, mas ele é mais do que isso. O Advento nos dá uma visão de nossas vidas como cristãos e nos mostra as possibilidades da vida.

A visão da vida que o Advento nos dá é dupla; olha para a primeira vinda de Cristo, em Belém, e olha para o futuro, quando Cristo voltará. No intervalo entre esses dois eventos, encontramos um significado para nossa vida como cristão.

Primeiro nós celebramos o Cristo que se torna homem. Vemos sua vida e vivenciamos sua presença como ser humano em nossa história. Cristo veio para nos mostrar o que a vida pode e deveria ser. Ele nos deu princípios verdadeiros e válidos pelos quais podemos viver vidas verdadeiras e válidas. Mas Jesus sabia que o coração humano não poderia viver em isolamento. Ele formou a Igreja em torno do conceito de um povo unido pelo amor. Nessa comunidade, descobrimos possibilidades e significados ilimitados. Sozinhos não podemos fazer nada. Juntos, encontramos um significado real.

Quando Cristo deixou a terra, ele não nos abandonou. Ele permanece conosco em seu Espírito, na Igreja, nos Sacramentos, nas Escrituras e entre nós, quando reunidos em Seu nome. Ele vive em comunidade conosco e mantém sua visão de vida diante de nós.

Quando Cristo vier novamente, a Sua presença não ficará mais escondida atrás dos sinais e símbolos da liturgia ou das palavras das Escrituras. Sua presença entre nós será revelada em toda a sua plenitude, uma presença que nunca terminará, uma presença que aperfeiçoará e completará nossa comunidade.

Este é o "maior significado" do Advento. Nestas poucas semanas passamos pelo vasto panorama do tempo - desde o nascimento de Cristo até a Segunda Vinda. A época do Advento nos traz a magnífica visão da vida e a esperança para o futuro que nos é dado por Cristo.

O Advento é um tempo para nos tornarmos mais envolvidos, mais apegados ao significado e às possibilidades da vida como comunidade cristã. Assim, estamos nos preparando não apenas para o Natal, mas também para a Segunda Vinda de Cristo. Isso significa que quando Ele voltar, estaremos acordados e atentos. Ele não nos encontrará dormindo.

Mas a celebração do Advento como se deu ao longo da História da Igreja? Como chegou até nós? Como, por exemplo, a Igreja Maronita - é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com o Papa - celebra o Advento? O vídeo a seguir, produzido por uma mídia Maronita, nos descortina toda a história da celebração do Advento.

Sobre a Igreja Maronita, caso você queira saber sobre sua história, sugerimos assistir o vídeo Aleteia em Português .